LAN, MAN, WAN - Divisão das redes de computadores

Categoria: Resumos | Disciplina: Informática | Visitas: 11.478

É comum dividir as redes de computadores em três tipos LAN, MAN, WAN de acordo com a sua área de cobertura: Redes de área local (LAN), redes de área metropolitana (MAN) e redes de uma grande área geográfica (WAN).

Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam fazer trocas de informações entre si.

Rede de área local (LAN)

É a sigla de Local Area Network (LAN), é o nome que se dá a uma rede de caráter local, e cobrem uma área geográfica pequena, costumeiramente um escritório ou uma empresa, e interligam um número mediano de entidades. São de costume redes de domínio privado.

Rede de caráter metropolitano (MAN)

MAN (Metropolitan Area Network, ou rede metropolitana). Utilizada numa área geográfica maior que a da LAN, porém, menor que a da WAN. Usada tipicamente em um campus ou uma cidade, podem ser redes de domínio público ou privado.

Rede de longa distância (WAN)

WAN (Wide Area Network, ou rede de longa distância). Uma WAN integra equipamentos em diversos locais geograficamente, abrangendo países e continentes como a Internet. As WAN normalmente são de caráter público, geridas por um operador de telecomunicações.

  • Compartilhar >>
  • ícone facebook
  • ícone google plus
  • ícone twitter

Resumos Informática

Resumo Comentários:

Nínguem comentou ainda esse resumo. Seja o primeiro!

Comente o Resumo!

Para comentar este resumo é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!