O que é FIREWALL e para que serve?

Categoria: Resumos | Disciplina: Informática | Visitas: 10.986

Traduzindo a expressão firewall temos “parede de fogo”, semelhante a isso trazendo para linguagem da informática podemos entender que firewall é um dispositivo que serve para monitorar uma rede de computadores que tem por função aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede.

Podendo ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, dentre outros. Os firewalls costumam estar associados a redes TCP/IP.

Os firewalls existem na forma de software e de hardware, a combinação de ambos é chamada tecnicamente de “appliance”. A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.

A melhor forma de manter a rede e o computador a salvo é configurar o firewall para que ele bloqueie o maior número possível de portas e deixar ter acesso o que estiver realmente sendo usado.

Para isso a pessoa que o administra deve conhecer bem os conceitos de Internet, a própria rede física e a ferramenta utilizada, além de monitorar constantemente os registros feitos pelo firewall.

O administrador fica responsável por determinar quais portas poderão ficar abertas. Com isso, o firewall irá capturar todas as informações que entram ou saem da rede e irá liberar ou bloquear os pacotes de informações somente depois de comparar os dados com as diretivas de segurança.

ATENÇÃO!

Mantenha o firewall sempre ativo no seu computador! Todavia, lembre-se que o firewall não serve para substituir o programa de antivírus.

  • Compartilhar >>
  • ícone facebook
  • ícone google plus
  • ícone twitter

Resumos Informática

Resumo Comentários:

Nínguem comentou ainda esse resumo. Seja o primeiro!

Comente o Resumo!

Para comentar este resumo é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!