Quando usar por que, porque, por quê e o porquê?

Categoria: Resumos | Disciplina: Português | Visitas: 13.574

Para muitas pessoas decifrar quando se deve usar cada um dos porquês pode ser realmente complicado. Sabemos que existem os seguintes: por que, porque, por quê e o porquê.

Através deste artigo você irá descobrir que não é tão complicado entender o seu funcionamento. Leia abaixo e tire suas dúvidas com as explicações e exemplos.

O uso do "Por que"

O por que separado e sem acento é utilizado para fazer perguntas ou ainda quando puder ser substituído por "motivo" ou "razão". Para saber quando se deve usá-lo, também pode-se substituí-lo por “por qual motivo”, se encaixar na interrogação, a frase está correta.

Exemplos 1: Por que você saiu?, Por que Maria não veio à aula hoje?, Antônio queria saber por que Maria não foi à aula, Ele queria saber por que sua mãe não havia chegado.

Exemplos 2: Por qual motivo você saiu?, Por qual motivo Maria não veio à aula hoje?, Antônio queria saber por qual motivo Maria não foi à aula, Ele queria saber por qual motivo sua mãe não havia chegado. 

O uso do "Porque"

O porque junto e sem acento é utilizado somente para responder perguntas, como uma justificativa. Este, por sua vez, ainda pode ser substituídos por “pois”, sem alterar seu sentido.

Exemplos: Corri para casa porque estava chovendo, Ela foi ao mercado porque o detergente acabou.

O uso do "Por quê"

O por quê separado e com acento é utilizado somente no final de frases, sejam elas interrogativas ou não.

Exemplos: Maria, você não foi à aula ontem, por quê?, Você sumiu, gostaria de saber por quê, Antônio faltou ao trabalho, por quê?.

O uso do "Porquê"

O porquê junto e com acento é utilizado somente quando tem posição de substantivo.

Exemplos: Eu gostaria de entender o porquê de sair tão rápido, Se ela foi ao hospital, teve algum porquê. 

Como você viu, entender os Porquês não é tão complicado. Use sempre as dicas feitas acima e caso ache necessário, pratique alguns exercícios para não esquecer nenhuma das utilizações dos porquês.

Caso ainda tenha dúvidas, faça uma breve busca na internet ou em livros, onde você encontrará sites e autores confiáveis com mais exemplos.

Exercícios sobre o uso dos porques
  • Compartilhar >>
  • ícone facebook
  • ícone google plus
  • ícone twitter

Resumos Português

Resumo Comentários:

    amanda soares nunes
  • Por amanda458 em 08/12/2015 às 09:52:18
  • Muito bom ,me ajudou bastante!

Comente o Resumo!

Para comentar este resumo é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!