Regras de Concordância Verbal e Concordância Nominal

Categoria: Resumos | Disciplina: Português | Visitas: 12.753

Compreender sobre as regras de concordância verbal e concordância nominal pode fazer-se extremamente necessária no seu dia-a-dia, seja para a escola, um vestibular, um concurso público ou qualquer outra forma que se faça imprescindível à forma correta de escrita.

Confira abaixo de forma simples, rápida e prática tudo o que você precisa saber sobre a concordância verbal e nominal e também como elas são aplicadas.

O que é concordância?

Concordância, de modo resumido, é o modo pelo qual um adjetivo varia no gênero e no número de acordo com o substantivo ao qual está se referindo – que é a concordância nominal – e o modo pelo qual um verbo varia em pessoa e número de acordo com o sujeito da frase; constituindo a concordância verbal.

Concordância Nominal

A Concordância Nominal é simplesmente definida como os ajustes que fazemos aos devidos termos da oração para que passem a concordar em número e gênero com o substantivo da mesma. Os pontos a serem alterados da oração são: numeral, pronome, adjetivo, artigo e o verbo.

Este último merece atenção redobrada, pois ele também será flexionado, necessitando um estudo a parte para saber sua melhor colocação na oração.

Temos como base uma regra geral que afirma que o adjetivo, o artigo, o numeral e o pronome devem concordar com o número e o gênero do substantivo.

Concordância Verbal

A Concordância Verbal está relacionada ao que diz respeito do verbo em relação ao sujeito. Sendo assim, o verbo deve concordar em número (sendo ele singular ou plural) e em pessoa (sendo ela 1ª, 2ª ou 3ª), ambos com o sujeito.

Em suma, a regra geral que é aplicada é a de que o verbo de uma oração deve concordar em número e pessoa com o sujeito, para que tudo esteja correto, conforme as normas vigentes da gramática.

O primeiro passo é definir quem é o sujeito da frase e se ele é simples ou composto. Sujeito Simples: sujeito que possui somente um núcleo, o que faz com que a concordância seja mais direta, no singular. Sujeito composto: sujeito com mais de um núcleo, sendo o verbo obrigatoriamente posto no plural.

Exercícios de concordância verbal e nominal.

  • Compartilhar >>
  • ícone facebook
  • ícone google plus
  • ícone twitter

Resumos Português

Resumo Comentários:

Nínguem comentou ainda esse resumo. Seja o primeiro!

Comente o Resumo!

Para comentar este resumo é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!