O que é regência verbal e nominal?

Categoria: Resumos | Disciplina: Português | Visitas: 11.681

Compreender sobre o emprego da regência verbal e nominal pode ser crucial para uma boa escrita. É necessário saber o uso adequado das preposições para estabelecer uma regência tanto nominal quanto verbal.

Para estes casos, não há um estudo específico e sim a convivência com determinadas frases em que as preposições corretas são colocadas. A objetivação de compreender estas regências é escrever de modo claro e objetivo. 

O que é regência?

É o nome que se dá à relação e subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Sua função é estabelecer relações entre as palavras, fazendo com que a criação de frases não as tornem ambíguas, sendo corretas e totalmente claras.

A regência verbal e nominal tem a função de determinar se seus complementos são acompanhados por uma preposição.

Regência verbal

A regência verbal é responsável pelo estudo da caracterização de adjuntos adverbiais e a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam, sendo eles objetos diretos e objetos indiretos. Neste estudo, sabe-se que as preposições são aspectos fundamentais desta escrita, tendo em vista que as mesmas podem mudar completamente o sentido da frase.

Tenha como exemplo:

  • A) o homem agrada o cachorro
  • B) o homem agrada ao cachorro.

Na letra A) temos o significado de que o homem acaricia o cachorro e na letra B), que satisfaz o animal.

Regência nominal

Na regência nominal, se faz necessário um complemento nominal, ou seja, ele precisa ser completo por um complemento. Para o seu uso, não existem regras pois cada palavra exige um complemento e rege uma preposição.

Em sua maioria, aprendemos simplesmente por escutá-las. As redundâncias estão presentes e alguns dos nomes que utilizamos precisam de complemento.

Veja o exemplo:

  • Ele necessita de água e comida. “água e comida” são o complemento nominal, pois quem tem necessidade, tem necessidade de alguma coisa.

Exercícios de regência verbal e nominal com gabarito.

  • Compartilhar >>
  • ícone facebook
  • ícone google plus
  • ícone twitter

Resumos Português

Resumo Comentários:

Nínguem comentou ainda esse resumo. Seja o primeiro!

Comente o Resumo!

Para comentar este resumo é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!