Tipos de preposições com exemplos

Categoria: Resumos | Disciplina: Português | Visitas: 33.082

Preposições são palavras que podem ligar os termos de uma frase ou de um texto, dando a coesão e a coerência necessárias para um bom entendimento de um texto e estes termos podem ser palavras de praticamente todos os grupos de palavras da língua portuguesa, desde substantivos a verbos.

O que é uma preposição?

Preposição são palavras que reúnem diversos termos de uma oração e que dão sentido para uma frase ou um texto, sendo que estes termos podem pertencer a diversas classes gramaticais.

Quais são os tipos de preposições?

Complemento nominal - É o tipo de complemento que liga duas palavras que não sejam verbos, geralmente dois substantivos, um substantivo e um adjetivo, etc. Exemplo: Continuo obediente ao cardápio da dieta.

Complemento verbal - É o tipo de complemento que liga um verbo a um termo, que pode ser o objeto direto ou indireto, um aposto, etc. Exemplo: Continuo seguindo a dieta corretamente.

Orações reduzidas - É quando uma preposição que substitui termos ou palavras longas. Exemplo: Ao falar, seja direto, sem rodeios. (Quando for falar, seja direto, sem rodeios).

Locuções adverbiais - É quando a locução é equivalente a um advérbio. Exemplo: Tive que fazer com cautela.

Locuções adjetivas - É quando a locução equivale a um adjetivo. Exemplo: É um menino de muito valor.

As preposições são palavras invariáveis, ou seja, não mudam como os verbos, mas há casos em que acontece uma contração, ou seja, se juntam a artigos que fazem a flexão de gênero e número, seja, não sofrem mudanças de modo, tempo, de pessoa e abaixo alguns exemplos de preposições que sofrem flexões:

de + o = do
de + a = da
em + a = na
em + o = no
em + um = num

Vale ressaltar que as preposições seguem uma lógica, sendo que o primeiro elemento é o regente, ou seja, o termo que rege a locução, que é o mais importante e o segundo termo é o termo regido, ou seja, que complementa o sentido do regente.

Assim os termos criam um sentido tanto para a frase quanto para um texto, ou seja, as preposições são elementos que não devem faltar em um texto coeso e coerente.

  • Compartilhar >>
  • ícone facebook
  • ícone google plus
  • ícone twitter

Resumos Português

Resumo Comentários:

Nínguem comentou ainda esse resumo. Seja o primeiro!

Comente o Resumo!

Para comentar este resumo é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!