O que é conotação e denotação?

Categoria: Resumos | Disciplina: Português | Visitas: 11.926

Os sentidos das palavras não são imutáveis, ou seja, dependendo do contexto, as palavras podem ganhar um sentido que muitas vezes um leitor comum nem pensa. Para estudar este tipo de uso das palavras é que se estuda a denotação e conotação.

Caso as palavras tivessem um sentido engessado, único e sem graça, os escritores não teriam espaço no idioma, mas como a língua portuguesa é um campo bem flexível, uma mesma palavra pode ter diversos sentidos, sendo que estes sentidos podem ser classificados como denotação e conotação.

O que é denotação?

Denotação é quando um texto é usado de forma que achamos em um dicionário, ou seja, em seu sentido literal, sem nenhum tipo de mudança em seu sentido e abaixo temos um exemplo deste uso:

  • "A cara da menina está toda pintada."

No exemplo citado acima, a palavra cara se refere ao rosto da menina todo pintado, ou seja, a palavra cara tem o sinônimo de face neste exemplo e este é o sentido da palavra no dicionário e como é usado normalmente.

O que é conotação?

Em alguns tipos de texto, o uso nada comum de muitas palavras é bem comum, como no caso de textos poéticos ou de escritores famosos, muitas das vezes encontramos palavras que usaríamos de uma forma sendo usadas de modo completamente diferentes.

E que dão um sentido bem interessante e inusitado ao texto, ou seja, quando uma palavra entra em um contexto em que se pode ser interpretada de diversas maneiras chamamos de denotação e no texto abaixo teremos um exemplo bem simples:

  • "Henrique quebrou a cara."

A frase descrita acima remete pelo menos duas interpretações: ou que Henrique machucou o rosto ou que se deu mal em alguma situação e para este tipo de situação damos o nome de conotação. 

Sendo que este tipo de recurso é muito usado em poemas e até no dia-a-dia, quando desejamos colocar uma carga forte de emoções em alguma expressão.

Cabe a cada escritor saber o momento certo de se usar estas duas ferramentas (de uso denotativo e conotativo), que podem deixar os textos bem interessantes, principalmente a conotação.

  • Compartilhar >>
  • ícone facebook
  • ícone google plus
  • ícone twitter

Resumos Português

Resumo Comentários:

Nínguem comentou ainda esse resumo. Seja o primeiro!

Comente o Resumo!

Para comentar este resumo é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!