Português para Concursos: Você Sabe como Estudar?

Categoria: Resumos | Disciplina: Português | Visitas: 1.682

A língua portuguesa é um mistério para os brasileiros. Muitos desconhecem os usos dos porques, regras de concordância, regências, entre tantas outras regras. Por isso, o idioma é tão cobrado nos concursos públicos, entretanto, professores dos cursos preparatórios afirmam que os candidatos não reconhecem a complexidade do assunto e estudam superficialmente. 

Você é um concurseiro e pensa que sabe tudo sobre a língua portuguesa e que estuda o suficiente? Então confira algumas dicas para estudar português para concursos públicos.

Converse com concurseiros e professores

Esse deveria ser o primeiro passo de quem decide prestar concursos público, mas, infelizmente poucos fazem isso. Quem já passou por várias provas de concursos dará dicas valiosas sobre como estudar os tópicos recorrentes e como organizar a rotina. 

Um professor especializado indicará caminhos sob a perspectiva de quem elabora e corrige as provas. Não tenha vergonha de pedir conselhos aos veteranos.

Planeje sua rotina de estudos

Você tem muita dificuldade em português? Quais são os tópicos que deve estudar primeiro? Quanto tempo precisará dedicar para cada um? Como está a sua agenda? Vai fazer um cursinho preparatório ou estudar por conta própria? Vai usar somente apostilas ou terá o apoio de sites? Planeje tudo!

O planejamento de estudos para concursos exige respostas sinceras. Tendo esses dados na mente, coloque-os em um quadro ou cartaz para ficar bem visível e não deixar você dispersar. Crie objetivos!

Estude a bibliografia recomendada

Existem várias bancas organizadoras, logo, cada prova tem suas particularidades. Ler atentamente o edital, fazer as provas anteriores da instituição que estabelece as normas do concurso ajuda e muito os candidatos.

Nas bancas de jornal você encontra apostilas de outros anos. Está sem dinheiro para comprar os materiais antigos?Na internet você encontra boas apostilas e exercícios comentados grátis

Atenção para a interpretação de textos

Às vezes, o candidato conhece as regras gramaticais, mas, erra por não saber interpretar textos. As respostas das perguntas, muitas vezes estão escondidas nos enunciados. (Veja 8 maneiras de como se sair bem na interpretação de textos).

Uma dica é grifar verbos do texto como analise, classifique, justifique, etc. para fixar bem sua atenção.  Em relação a interpretação de textos de livros, invista nesses exercícios para  aumentar suas chances de aprovação.

Leia livros, jornais, revistas...     

Lembra quando seu professor de português falava que ler expande seu repertório? Isso é a mais pura verdade e deve ser levada a sério. Leia diferentes jornais e revistas não visando apenas renovar seu vocabulário e aprender regras gramaticais, mas também para ver como cada publicação se posiciona sobre os assuntos. 

Não tenha preconceitos, jornais de bairro e revistas populares devem ser lidos também. 

Faça e refaça exercícios

Tudo na vida é na base da tentativa e erro. A persistência é a “receita de sucesso” de quem possui um objetivo. São verdadeiros clichês, porém devem ser entoadas pelos candidatos, lembre-se disso.

Várias pessoas prestaram 10, 20 concursos até serem aprovados. Conselhos de concurseiros veteranos e professores são refazer os exercícios várias vezes, fazer várias provas antigas e pensar positivo. 

Alimente-se e durma bem

Não está relacionada a língua portuguesa, mas é muito importante! Alimente-se e durma bem. 

Você conhecia essas dicas? Quer aprender mais sobre como estudar português para concursos? Fique de olho em nosso site e assine para receber as novidades do mundo dos concurseiros em seu e-mail.

  • Compartilhar >>
  • ícone facebook
  • ícone google plus
  • ícone twitter

Resumos Português

Resumo Comentários:

Nínguem comentou ainda esse resumo. Seja o primeiro!

Comente o Resumo!

Para comentar este resumo é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!