5 Dicas de Como Passar em Concursos Públicos

Categoria: Resumos | Disciplina: Como Passar | Visitas: 11.375

Todos querem saber como passar em um concursos públicos, mas muitas vezes nem sabem por onde começar. Existem muitas maneiras de começar, algumas com certeza não lhe ajudarão muito, mas neste artigo quero ensinar-lhe 5 dicas preciosas que farão com que você possa alcançar a aprovação em um concurso público.

São dicas que foram aprendidas no cotidiano por muitos que dedicam e dedicaram sua vida para passar em um concurso público e já vou logo dizendo: Não existe simpatia de como passar em concurso publico. O segredo é muito estudo e dedicação e algumas dicas.

Depois que você ler todo artigo e colocar em práticas essas dicas, vai perceber que eu tinha razão, são dicas que funcionam mesmo e que por algum motivo muitas pessoas não as põem em prática. A aprovação é certa.

1° Estude antes da abertura do edital

Poucas pessoas têm a prática de estudar antes da abertura do edital e elas com certeza saem na frente na corrida pela tão sonhada vaga. Estudando antes da abertura do edital você terá muito mais tempo para estudar todo o conteúdo.

Existem vários sites que especializam-se em concursos previstos, e uma boa dica é acompanhá-lo diariamente. Melhor ainda é você já saber em qual concurso quer passar e já iniciar os estudos mesmo antes da sua aprovação pelo Ministério do Planejamento, assim você pode ficar até 2 anos estudando. Talvez você ache um absurdo estudar por 2 anos para um concurso, mas saiba que não é. Há muitas vantagens nisso:

A primeira vantagem é que estudando muito tempo para um concurso você se prepara muito mais que os demais candidatos, quando chegar a prova com certeza você estará preparado para passar.

A segunda vantagem é que você não precisa estudar para um concurso e tentar apenas ele, ou seja, ao longo do tempo outros vão aparecendo que tem matérias similares e você pode fazê-los para ir treinando, muito gente acaba passando no concurso que nem esperava que fosse passar.

Saiba que isso é mais comum do que você imagina. Caso você passe em um concurso que não era o esperado você pode tomar posse nele e continuar a estudar para o que era o foco desde o início ou mesmo pode simplesmente não tomar posse e continuar a estudar. Você não perde nada, apenas ganha muito com isso.

Há muitos concursos onde as matérias são muito extensas e se ficar esperando a abertura do edital com certeza você não conseguirá estudar todo o conteúdo programático. Busque o último edital do concurso que você sonha passar e comece a estudar.

2ª Estude todos os dias até passar

Parece exagerado, mas não é. Saiba que há muitos dos seus concorrentes que estudam todos os dias. Estudar todos os dias ajudará você a se acostumar com a leitura, com os exercícios, aprende manter o foco e outras coisas mais. Estudar todos os dias significa estudar até nos finais de semana e feriados.

Quem quer passar em um concurso público tem pressa, e quem tem pressa deve estudar sempre, quem não tem pressa também deve. É claro que deve ter horário para tudo, não é passar o dia inteiro estudando, porque sinceramente acho muito difícil estudar o dia inteiro.

Deve-se tirar algum tempo do dia para relaxar também. Se você souber dividir bem o seu tempo, você poderá sair com sua namorada(o), jogar seu futebol, ir a igreja, etc.

Quem estuda todos os dias sai na frente, pode ter certeza. No feriado de carnaval, por exemplo, muitos vão para a praia ou para outros lugares para curtir o feriadão, acho que vale o sacrifício de ficar em casa e estudar pelo menos um pouco, com isso pode ter certeza que você estará saindo na frente da grande maioria que vai preferir viajar a estudar.

3ª Anote seus horários de estudo

Essa dica é preciosíssima, aprendi há um tempo atrás e vi que funciona mesmo. Você precisa se monitorar, veja porque. Quando você pergunta a algumas pessoas quantas horas ela estuda por dia, muitas lhe dirão: “Estudo umas 8 horas” “Estudo umas 10 horas por dia”. Provavelmente você já ouviu isso.

O pior é que muitos mesmo assim não conseguem passar em um concurso. O que acontece é que em sua cabeça você está estudando muito, mas não é bem assim. A partir de agora comece anotar tudo o que você faz.

Quando sentar para estudar anote a hora em que você começou. Quando parar para fazer qualquer coisa, anote a hora em que parou e hora em que você retomou os estudos.

Quando levantar para ir ao banheiro, quando for se alimentar, quando dá aquela entradinha no facebook, mesmo que rapidinho, quando atender o celular, anote tudo, no final do dia quando parar de estudar você perceberá o quanto tempo você estudou de fato.

Isso ajuda a termos uma noção de quanto tempo desperdiçamos muitas vezes com bate papo na internet ou coisas do tipo, no final duvido que você dirá ainda que estudou 8 horas. Essa é uma dica de ouro.

4ª Faça muitos simulados para concursos

Outro segredo é fazer muitos simulados de concursos. Muitas pessoas vão para a prova sem ter feito nenhum simulado, não dá para ser assim. Com o simulado você treina como se fosse o dia de prova.

Você pode cronometrar o tempo para simular o dia da prova, assim você percebe em quais matérias gasta mais tempo para a resolução e quais matérias você se sai melhor.

O simulado ajuda inclusive a diminuir a ansiedade do dia de prova, pois você fica treinado, além de estar estudando. Deve-se repetir vários e vários simulados, isso lhe dará muito confiança na hora da prova.

5ª Estude as matérias mais comuns sempre

A última dica é essa, esteja sempre estudando as matérias mais comuns em concursos públicos. “E quais são elas?” As matérias mais comuns que você pode observar são aquelas que são cobradas na maioria dos concursos e são elas:

Português e Noções de Inglês; Matemática; Raciocínio Lógico; Noções de informática; Noções de Direito Constitucional e Administrativo e Atualidades.

Se você estiver sempre estudando essas matérias saiba que você já vai saber uns 80% de muitos conteúdos programáticos por aí cobrados. O que acontece é que quando você resolver fazer um concurso qualquer só terá o trabalho de estudar o conteúdo específico dele.

Essas matérias supracitadas são essenciais para um concurseiro, principalmente o Português, é impossível uma pessoa passar em um concurso se ela não souber bem a Língua Portuguesa, a menos que ela dê muita sorte de saber chutar e acertar as questões. Não confie na sorte, estude.

Posso lhe garantir que seguindo essas dicas você conseguirá ter seu trabalho dos sonhos, mas não esqueça que tudo é uma questão de tempo.

Hener Silva
Concursosprevistos.com

  • Compartilhar >>
  • ícone facebook
  • ícone google plus
  • ícone twitter

Resumos Como Passar

Resumo Comentários:

    anderson silva campos
  • Por surfande em 28/07/2014 às 18:46:12
  • muito bom obrigado

    Zuero (Lucas)
  • Por lucastjv em 01/11/2014 às 17:23:07
  • Muito boa sua explicação!

    Maria Antonia das Merçês Reis da Silva
  • Por maariah em 03/12/2014 às 22:55:25
  • Valeu mesmo pela dica.

    Viviane TS
  • Por viyoung em 20/12/2014 às 11:31:00
  • Realmente...a dica de anotar os horários que se começa e para é a mais preciosa. Valeu demais!

    ELIANA DE FÁTIMA RODRIGUES
    Alessandra Brücker Pinheiro
  • Por alessandrabp em 15/05/2015 às 16:08:36
  • Achei muito relevantes essas dicas! E deixo uma muito importante também: Não estude com a mente cansada, pois você não absorve nada. Obrigada!

    Jéssica Ferreira Campos de Almeida
  • Por jessicaalmeida23 em 07/06/2015 às 18:27:41
  • Muito obrigada, valeu pela dica.

    Wallace da silva gomes
  • Por kratosrj em 10/08/2015 às 11:56:34
  • Anotarei até o tempo que gasto anotando o tempo....

    luiz claudio teodoro
  • Por cadio123 em 20/09/2016 às 10:00:36
  • Gostei bastante vou colocar em pratica.

Comente o Resumo!

Para comentar este resumo é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!