Carreira pública ou iniciativa privada? Vantagens

Categoria: Resumos | Disciplina: Como Passar | Visitas: 10.381

Carreira pública ou iniciativa privada afinal quem está com a razão? Qual é a melhor opção? Quais são as vantagens e desvantagens de ser servidor público (Estatutário) ou da iniciativa privada (CLT)? 

Conseguir uma boa vaga em uma empresa privada exige do candidato um grau elevado de estudo e experiência porém ser servidor público diante de tantas vantagens permanentes em um mercado de trabalho tão instável, mostra-se uma sábia e compensadora escolha. 

Não bastando toda essa preparação, muitas das vezes o melhor candidato não é o escolhido, pois existem escolhas por conveniência, os chamados “QI’s”, os quais são contratados por conhecerem alguém com influência dentro da empresa.

Por outro lado, disputar uma vaga por intermédio de concurso público é a forma mais democrática de ser aprovado, bastando empenho e dedicação, e não se o seu cabelo é liso ou se você tem belos olhos azuis. 

O setor público é uma área que vem atraindo olhares de muita gente, isso se dá principalmente pela segurança permanente e estabilidade do cargo que ele traz.

Não saber se dormiremos hoje e amanhã acordaremos empregado acarreta angústia e aflição, não poder por os sonhos e planos em prática por não saber se poderá arcar com o compromisso de uma dívida traz frustrações e baixa autoestima.

A carreira pública além de proporcionar segurança inclui ainda mais dignidade, respeito e status social.

Nos subempregos que são oferecidos no setor privado, além do empregado ter de se submeter a esforços acima do normal, longas cargas horárias e a patrões que abusam de seus poderes, os salários não suprem as necessidades básicas de um ser humano, e muitas das vezes benefícios como plano de saúde ou vale alimentação nem são cogitados.

As vantagens não se esgotam por aí. Ter uma carreira sólida possibilita que muitas portas sejam abertas em diversas áreas.

Por exemplo...imagine a satisfação de ir à uma agência de carros ou a uma imobiliária e ter seu crédito aprovado, ou ter descontos em faculdades, cursos de inglês, cinemas, academias,etc.

E aí, você concorda ou ainda tem dúvidas em qual escolher? Carreira pública ou iniciativa privada?

  • Compartilhar >>
  • ícone facebook
  • ícone google plus
  • ícone twitter

Resumos Como Passar

Resumo Comentários:

Nínguem comentou ainda esse resumo. Seja o primeiro!

Comente o Resumo!

Para comentar este resumo é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!