8 Maneiras de Como se sair bem na Interpretação de Textos

Categoria: Resumos | Disciplina: Como Passar | Visitas: 15.350

Lembre-se que saber como interpretar um texto pode ser o diferencial em provas de concursos públicos. Fique atento a essas dicas que os ajudarão a encarar qualquer questão de interpretação de textos e como se sair bem sem medo de errar.

Você ora irá se deparar com uma narração, ora com uma matéria jornalística, um poema, um conto e muitos outros, porém, o que mais importa é ter calma, fazer e refazer a leitura com muita atenção.

1º - Antes de tudo crie o hábito da leitura.

Para quem quer se sair bem nas provas de interpretação de textos ler bastante é primordial. Comece lendo aquilo que te dá mais prazer e aos poucos passe a ler assuntos diversos.

2º - Leia e releia o texto com calma.

Ao se deparar com a prova e for começar a leitura do texto, respire fundo e tente se desligar do mundo exterior. Esqueça os problemas do cotidiano e viva a prova. Leia o texto a primeira vez para ter uma visão geral do tema abordado. Agora leia a segunda vez com um olhar mais aguçado, prestando maior atenção ao que for mais relevante.

3º - Sublinhe o mais importante.

Após a leitura de cada linha e parágrafo tente extrair o quê há de mais importante, vá à essência do assunto e marque como se fosse fazer um resumo.

4º - Atenção ao que se pede.

Redobre a atenção aos enunciados das questões. Veja se quer que marque o certo ou o errado segundo o texto. Se for para saber o sentido de uma expressão ou palavra não tenha preguiça de reler o parágrafo para entender o contexto. Volte e releia sempre que necessário.

5º - Método de eliminação.

Geralmente nas provas objetivas que possuem 4 ou 5 alternativas poderão ser eliminadas as que se apresentarem absurdas ou sem sentido, restando apenas 2, o quê facilitará o raciocínio.

6º - Atenção à pontuação.

Muita atenção à pontuação. As bancas organizadoras gostam muito de pegar os candidatos menos preparados. Fiquem alerta principalmente às vírgulas e aos travessões.

7º - Atenção aos conectivos.

Fiquem atentos as conjunções que podem mudar o sentido do texto e derrubar muita gente. Estudem o sentido de cada uma. As principais são: todavia, contudo, entretanto, não obstante, mas, porém.

8º - Revisão do texto das questões.

Revise as opções marcadas e somente depois de ter certeza passe para o cartão resposta

  • Compartilhar >>
  • ícone facebook
  • ícone google plus
  • ícone twitter

Resumos Como Passar

Resumo Comentários:

Nínguem comentou ainda esse resumo. Seja o primeiro!

Comente o Resumo!

Para comentar este resumo é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!