6 dicas de como começar a estudar para passar em concursos

Categoria: Resumos | Disciplina: Como Passar | Visitas: 11.991

Quando decidimos começar a estudar para concursos públicos nos deparamos com algumas indagações. Como devo começar a estudar para passar em concursos públicos? Qual material para concurso devo usar? Quais matérias devo estudar primeiro? Quanto tempo devo me dedicar ao estudo?

Vão aí algumas dicas de como estudar para concursos que os ajudarão bastante para essas e outras perguntas:

1. Focar em uma área que se deseja atuar

Muitos ao começarem a estudar viram “atiradores às escuras”, os quais estudam para todo e qualquer concurso que aparece pela frente. Dessa forma acabam perdendo o foco, não evoluem em determinadas matérias, acabam ficando esgotados e perdem o ânimo. FOQUE! Siga uma linha de raciocínio!

Além do mais, quando se estuda para um concurso em uma determinada área, por exemplo a jurídica, matérias como português, direito constitucional, direito administrativo e informática servirão para diversos outros concursos públicos.

Uma dica é quando ainda não se decidiu por uma área específica aconselho que não deixem de estudar português, matemática e informática.

2. Planejar o seu tempo e a estratégia que melhor se adequará

Uma grande quantidade de pessoas não começa a estudar por alegarem não ter tempo. Entretanto, façam uma breve reflexão: “quanto tempo dedico fazendo atividades que não contribuem em nada para meu futuro?”

Logo virá aquela 1 hora dedicada à novela+ 30 minutos do reality show+2 horas na internet postando coisas que não têm nada a ver = 3 horas e meia que poderiam ser dedicadas a bons estudos, mas foram jogadas fora com coisas inúteis.

“Há! mas eu trabalho e quase não fico em casa para estudar!” Sabe aquelas 2 horas do trânsito, há!há!... Pensem bem, pois sempre haverá minutos preciosos que farão grande diferença no final das contas!

Não deixe para cima da hora, depois da abertura do edital. Comece meses antes, a fim de que aprenda todo o conteúdo e tirem-se todas as dúvidas.

Além do tempo, fique interado sobre o certame que irá estudar. Leia o edital antes, veja como foram os últimos concursos. Entre na batalha bem munido, escolha boas apostilas, livros, vídeos, áudios e etc.

Todo tempo é precioso, gaste a maior parte com as matérias que possui mais dificuldade.

O mais importante é estudar sempre, todavia, tire um tempo para o lazer, domingo por exemplo. Esse tempo de pausa ajudará a descansar a mente e o corpo e também a refletir e assimilar sobre o que foi estudado.

3. Ambiente agradável e propício para os estudos

Procure um local onde possa ficar sozinho, LONGE DE TUDO E DE TODOS! Muitos têm dificuldades para se concentrar, e se barulhos e pessoas para lá e para cá jogarem contra o aprendizado será um desastre.

Isole-se em seu quarto! Arrume uma mesa, uma cadeira confortável e deixe tudo o que for precisar ao alcance das mãos.

4. Leia bastante toda a teoria da matéria

A princípio não saberá nada sobre as disciplinas, leia e releia diversas vezes o conteúdo, não tenha preguiça e não ache que já é o suficiente. Pense que sempre haverá alguém estudando enquanto você estiver parado!

5. Faça resumo de tudo que já foi lido

O importante de passar para o papel o que foi lido é o fato de estar sintetizando o que foi assimilado, ao mesmo tempo em que se escreve se estuda. Sublinhe com um marca texto aquilo que se apresenta como mais importante e o que mais fale sobre o assunto abordado.

O resumo também servirá para ser estudado uma vez por semana e quando estiver faltando poucos dias para a prova.

6. Resolva bastantes exercícios, simulados e provas anteriores

Depois de ler bastante o conteúdo e fazer resumos passe a realizar muitos exercícios, simulados e fazer download de provas de concursos anteriores do mesmo cargo e semelhantes para por à prova tudo o que foi estudado, isso ajuda muito.

Essa etapa pode ser feita exaustivamente, façam muitos simulados para concursos desse tipo, pois quando chegar no dia da prova irá se sentir mais tranquilo e como se estivesse em casa.

  • Compartilhar >>
  • ícone facebook
  • ícone google plus
  • ícone twitter

Resumos Como Passar

Resumo Comentários:

Nínguem comentou ainda esse resumo. Seja o primeiro!

Comente o Resumo!

Para comentar este resumo é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!