Gabarito oficial da prova de AGENTE PENITENCIÁRIO 2013 SEJUS ES

Categoria: Fórum | Assunto: Sejus ES | Comentários: 18 | Visitas: 4.237

    Desidério Scotta Junior

    Criado por junior34 em 19/03/2013 às 19:37:38

    Galera, estou criando este tópico para todos aqueles que se sentem prejudicados em relação a divisão das matérias feita pelo edital.

Fórum comentários

    Desidério Scotta Junior

    Por junior34 em 06/04/2013 às 19:37:38

    Galera, estou criando este tópico para todos aqueles que se sentem prejudicados em relação a divisão das matérias feita pelo edital.

    Desidério Scotta Junior

    Por junior34 em 06/04/2013 às 19:42:55

    CONFORME DESCRIÇÃO NO PRESENTE EDITAL:

    7 – DA CONVOCAÇÃO E DA APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA
    7.1. A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o conhecimento do candidato e constará de 30 (trinta) questões de Conhecimentos Gerais e 20 (vinte) questões de Conhecimentos Específicos, distribuídas conforme o quadro adiante, versando sobre o conteúdo programático constante do Anexo II deste Edital.

    Nº QUESTÕES CONHECIMENTOS GERAIS
    15 Língua Portuguesa
    10 Matemática
    05 Atualidades
    Nº QUESTÕES CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
    04 Direitos Humanos
    10 Lei nº 7.210/84 – Lei de Execução Penal
    03 Lei Complementar Estadual n.º 46/94
    03 Lei n.º 9.455/97: Define os Crimes de Tortura

    8 – DO JULGAMENTO DA PROVA OBJETIVA
    8.3. Será considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos e não zerar em nenhuma das disciplinas.
    8.5. Havendo empate na classificação da prova objetiva, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
    8.5.1. obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos: (Lei n 7210/84 Lei de Execução Penal) ;
    8.5.2. obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos: (Direitos Humanos) ;
    8.5.3. obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos: (Lei Complementar Estadual nº 46/94);
    8.5.4. obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos: (Lei n 9.455/97 Define os Crimes de Tortura) ;
    8.5.5. obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Gerais: Língua
    Portuguesa; 8.5.6. obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Gerais: Matemática; 8.5.7. obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Gerais: Atualidades;

    ANEXO II
    CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA PROVA OBJETIVA

    CONHECIMENTOS GERAIS

    LÍNGUA PORTUGUESA – Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de
    palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

    MATEMÁTICA – Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simplese ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Raciocínio lógico. Resolução de situaçõesproblema.

    ATUALIDADES – Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 1º semestre de 2012, divulgados na mídia local e/ou nacional.

    CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

    DIREITOS HUMANOS - Declaração Universal dos Direitos Humanos (adotada e proclamada pela Resolução 217-A (III) – da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948). Os Direitos Humanos na Constituição Federal de 1988 (artigos 5.º ao 15.º). Regras mínimas para o tratamento de pessoas presas, da ONU.

    LEI DE EXECUÇÃO PENAL (LEI N.º 7.210/84)

    REGIME JURÍDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N.° 046, DE 31/01/1994). Capítulos I, II e IX; Título III: Capítulos I e II; Título IV: Capítulos I, II, III, V, VI; Títulos V: Capítulo Único Título VII; Título VIII: Capítulos I e II; Título IX: Capítulos I, II, IV, V; Títulos X: Capítulos I, II e III; Títulos XII.

    DEFINIÇÃO DOS CRIMES DE TORTURA (LEI N.º 9.455/97).

    O REFERENTE EDITAL CONFORME ITENS MENCIONADOS ACIMA NÃO ESTÁ FAZENDO REFERÊNCIA DE FORMA EXPLÍCITA COMO SERÁ ANALISADO A CORREÇÃO DAS QUESTÕES REFERENTE AS SUAS DISCIPLINAS. VISTO ALGUNS ERROS DE DIVISÃO DAS MESMAS.

    AS DISCIPLINAS DE PORTUGUÊS E MATMÁTICA NÃO FAZEM PARTE DE CONHECIMENTOS GERAIS E SIM CONHECIMENTOS BÁSICOS.

    SOMENTE ATUALIDADES SE ENCAIXA EM CONHECIMENTOS GERAIS.

    AS LEIS QUE FORMAM CONHECIMENTOS BÁSICOS NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS DISCIPLINAS E SIM CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS.

    O PRESENTE EDITAL AO MENCIONAR SOBRE AS A DIVISÃO DAS DISPCIPLINAS DEVERIA SER MAIS INCISIVO E CORRETO, CONFORME EXPOSTO ABAIXO:

    A PROVA OBJETIVA, DE CARÁTER ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO, VISA AVALIAR O CONHECIMENTO DO CANDIDATO E CONSTARÁ DE 15 (QUINZE) QUESTÕES DE LINGUA PORTUGUES, 10 (DEZ) QUESTÕES DE MATEMÁTICA, 5 (CINCO) QUESTÕES DE CONHECIMENTOS GERAIS (ATUALIDADES) E 20 (VINTE) QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, DISTRIBUÍDAS CONFORME O QUADRO ADIANTE, VERSANDO SOBRE O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONSTANTE DO ANEXO XX:

    15 QUESTÕES DE LÍGUA PORTUGUESA
    10 QUESTÕES DE MATEMÁTICA
    05 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS GERAIS (ATUALIDADES)
    20 QUESTÕES CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

    ANEXO XX

    LÍNGUA PORTUGUESA
    LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DIVERSOS TIPOS DE TEXTOS (LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS). SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS. SENTIDO PRÓPRIO E FIGURADO DAS PALAVRAS. PONTUAÇÃO. CLASSES DE PALAVRAS: SUBSTANTIVO, ADJETIVO, NUMERAL, PRONOME, VERBO, ADVÉRBIO, PREPOSIÇÃO E CONJUNÇÃO: EMPREGO E SENTIDO QUE IMPRIMEM ÀS RELAÇÕES QUE ESTABELECEM. CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL. REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL. COLOCAÇÃO PRONOMINAL. CRASE.

    MATEMÁTICA
    OPERAÇÕES COM NÚMEROS REAIS. MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM E MÁXIMO DIVISOR
    COMUM. RAZÃO E PROPORÇÃO. PORCENTAGEM. REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA. MÉDIA ARITMÉTICA SIMPLES E PONDERADA. JURO SIMPLES. EQUAÇÃO DO 1.º E 2.º GRAUS. SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1.º GRAU. RELAÇÃO ENTRE GRANDEZAS: TABELAS E GRÁFICOS. SISTEMAS DE MEDIDAS USUAIS. NOÇÕES DE GEOMETRIA: FORMA, PERÍMETRO, ÁREA, VOLUME, ÂNGULO, TEOREMA DE PITÁGORAS. RACIOCÍNIO LÓGICO. RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕESPROBLEMA.

    CONHECIMENTOS GERAIS
    ATUALIDADES - QUESTÕES RELACIONADAS A FATOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS, SOCIAIS E ULTURAIS,NACIONAIS E INTERNACIONAIS, OCORRIDOS A PARTIR DO 1º SEMESTRE DE 2012, DIVULGADOS NA MÍDIA LOCAL E/OU NACIONAL.

    CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
    DIREITOS HUMANOS - DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (ADOTADA E PROCLAMADA PELA RESOLUÇÃO 217-A (III) – DA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS, EM 10 DE DEZEMBRO DE 1948). OS DIREITOS HUMANOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 (ARTIGOS 5.º AO 15.º). REGRAS MÍNIMAS PARA O TRATAMENTO DE PESSOAS PRESAS, DA ONU. LEI DE EXECUÇÃO PENAL (LEI N.º 7.210/84). REGIME JURÍDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N.° 046, DE 31/01/1994). CAPÍTULOS I, II E IX; TÍTULO III: CAPÍTULOS I E II; TÍTULO IV: CAPÍTULOS I, II, III, V, VI; TÍTULOS V: CAPÍTULO ÚNICO TÍTULO VII; TÍTULO VIII: CAPÍTULOS I E II; TÍTULO IX: CAPÍTULOS I, II, IV, V; TÍTULOS X: CAPÍTULOS I, II E III; TÍTULOS XII. DEFINIÇÃO DOS CRIMES DE TORTURA (LEI N.º 9.455/97).

    DIANTE DOS FATOS EXPOSTOS ACIMA E EXERCENDO MEU DIREITO DE NÃO CONCORDAR COM PRESENTE O EDITAL, PEÇO QUE SEJA ANALISADO A CORREÇÃO DA PROVA UTILIZANDO O CRITÉRIO DE 4 (QUATRO) DICISPLINAS. VISTO QUE EXISTE UM ERRO NA DIVISÃO DAS MESMAS E NÃO ESTÁ DE FORMA EXPLÍCITA NO EDITAL A FORMA DE CORREÇÃO.
    Esse questionamento foi feito por um amigo nosso aqui no gabarite, quero saber se alguém aqui tem alguma solução para quem teve boa pontuação e zerou.Vamos trocar uma idéia.

    Rodrigues10

    Por rodrigues10 em 06/04/2013 às 20:05:43

    Se vc tivesse questionado o EDITAL antes de expirar o prazo para o referido recurso... Provavelmente teria ganhado! Reclamar do EDITAL após uma eliminação fica mais difícil!
    É a minha opnião!

    Desidério Scotta Junior

    Por junior34 em 06/04/2013 às 20:17:32

    vlw, toda opinião aqui é bem vinda, quanto mais melhor....

    mauro silvestre dos santos

    Por mauross em 06/04/2013 às 21:09:06

    estou pensando em entrar na justiça comum para tentar a anulação de alguma da lei 46

    Mayco Corrêa

    Por mscorrea em 06/04/2013 às 23:48:17

    to até escrevendo errado rsrs de tão indignado que estou desculpem galera

    Desidério Scotta Junior

    Por junior34 em 07/04/2013 às 01:13:10

    Também zerei a 046, tirei 68 e 60, vamos tentar montar um grupo então...

    Fj

    Por fj23 em 07/04/2013 às 15:11:09

    Tem um professor no youtube que fala que o STF anula a questão que está fora do conteúdo programático. como é o caso da questão 47 da LC do Estado que fala de aproveitamento e recondução do servidor que está no Capitulo VI da LC e está fora do conteúdo programático, mas para isso é preciso entrar com um mandado de segurança.

    Pois o conteúdo programático do edital só pede o Capitulo I, II e IX e não pede o IV que trata de aproveitamento, como vamos saber se esta certo ou errado se não estudamos.


    Segue abaixo o link do professor explicando o assunto.

    http://www.youtube.com/watch?v=p_1koEufZKM

    Anderson Souza

    Por assanderson em 07/04/2013 às 17:45:17

    Galera,
    tive com um adv.e expliquei a situação da questão com conteudo fora do edital, o mesmo me falou que é questão certa de ser anulada...porem a banca não defiriu a mesma...vamos pedir a anulação na justiça!

    Desidério Scotta Junior

    Por junior34 em 08/04/2013 às 11:10:29

    fj23 e assanderson, vamos fazer isso mesmo, mas como a gente pode fazer, teremos que juntar um grupo, ou devemos cada um recorrer a um advogado?

    Desidério Scotta Junior

    Por junior34 em 08/04/2013 às 11:11:22

    juntar um grupo é mais em conta, mas o problema aqui é a distancia

    Desidério Scotta Junior

    Por junior34 em 08/04/2013 às 11:38:02

    ae pessoal, vamos todos discutir lá no outro fórum
    (SEJUS) Agente Penitenciário de Espírito Santo

    bruna zatta

    Por bruna09 em 18/04/2013 às 17:26:45

    Convocação pra quem o fez concurso SEJUS 2013
    O SINDASPES convoca todos que fizeram o concurso da SEJUS 2013, para o provimento dos cargos de Agente Penitenciário e Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, e que acertaram mais de 50 pontos e não zerou nenhuma disciplina para uma reunião.

    Nessa reunião serão passadas informações da ação coletiva que será ajuizada pelo sindicato contra o estado exigindo a nomeação de 2.600 (dois mil e seiscentos) candidatos desse concurso.

    A previsão do estado, como divulgado em edital, é de convocar 500 candidatos, mas segundo um levando feito pelo sindicato existem 2.600 vagas em aberto garantidas por lei.

    O encontro será no próximo dia 25, às 10h, no Clube Recreio dos Olhos que fica no bairro Tabuazeiro, em Vitória.

    Vamos compartilhar essa informação. Quanto mais pessoas envolvidas maior será o peso da ação judicial.

    vamos ver no que dar...então vamos comparecer pessoal

    Thiago Pereira Soares

    Por thiagonarede em 24/04/2013 às 21:45:29

    ATENÇÃO!!!....!!!!

    Candidatos ao concurso da SEJUS 2013 participam de reunião


    Na manhã desta terça-feira (23), no Clube Recreio dos Olhos em Vitória, quase 500 candidatos que fizeram o concurso da SEJUS 2013 participaram de uma reunião com o SINDASPES. Nesse encontro foi discutido com a assessoria jurídica do sindicato como será a ação judicial em face do Estado exigindo a ocupação de 2.600 (duas mil e seiscentas) vagas que não estão preenchidas por servidores efetivos.

    Foi explicado aos presentes que a Lei Complementar 593/2011 criou 2.225 cargos de Agentes Penitenciários e 1.429 cargos de Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária. Dos 2.225 cargos de AP apenas 647 são ocupados por efetivos. Dos 1.429 cargos de AEVP apenas 392 estão ocupados por efetivos.

    De acordo com a diretoria jurídica do sindicato a jurisprudência majoritária dos tribunais entende que o estado não pode realizar novas contratações em designação temporária enquanto houver candidatos para provimento efetivo no cadastro de reserva. Isso significa que o governo é obrigado a ocupar as vagas criadas por lei.

    A ação judicial será acompanhada do rol dos substituídos, portanto ela será nominal em nome dos candidatos.


    http://www.sindaspes.com.br/

    marcelo

    Por 09100304 em 24/04/2013 às 23:16:09

    ACHO QUE VOCÊS DEVERIAM ESTUDAR MAIS EM VEZ DE FICAR QUERENDO RECURSO.

    É MINHA OPINIÃO.

    bruna zatta

    Por bruna09 em 26/04/2013 às 15:36:06

    acho que vc deveria mais se preocupar com a sua colocação e com taf....é a minha opinião

    Paulo Henrique Borges

    Por phb em 19/06/2013 às 11:06:00

    Pessoal, acho que esse assunto de anulação de questões já era, águas passadas, quem não foi convocado para o taf deveria abrir outro fórum, desculpe mas o interesse agora é questões relacionadas ao taf. Outra coisa, no PCI tem uma tabela de Londrina com 75 nomes. Não seria legal concentrar as informações na tabela deles?

Comentar Fórum

Para comentar neste fórum é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Faça seu comentário com educação e civilidade, sem agredir ou ofender ninguém, e evite palavrões.