Prova de Redação ( Soldado PMERJ 2014)

Categoria: Fórum | Assunto: Polícia Militar RJ | Comentários: 13 | Visitas: 7.467

    David
    Autor davidrib em 31/07/2014 às 11:12:30

    Quais os possíveis temas para a redação ?

    Romildo Peixoto
    Por romildo31 em 31/07/2014 às 11:41:31

    Um vizinho aqui me falou que a prova mais exigente é a de Redação.

    Pode ser sobre a copa do mundo, sobre as manifestações de 2013. Sobre as eleições.

    De uma lida em jornais, revistas, internet para ficar ligado.

    Boa sorte!!!

    Talita Guedes Santos da Silva
    Por talitaguedes31 em 31/07/2014 às 13:35:09

    Boa tarde

    Bom em redação para a PM sempre tem haver com a segurança pública, as 3 ultimas falavam sobre isso, procure algo do gênero

    otacilio junior
    Por ojslo em 14/08/2014 às 22:27:44

    dissertação argumentativa.

    fredson
    Por fredson07mr em 16/08/2014 às 00:10:34

    Uma dica mesmo que no edital permita no mínimo 21 linhas e no maximo 30 procure fazer as 30 linhas pois sua nota sera maior que uma pessoas que fez menos que 30 e faz diferença para a banca

    fredson
    Por fredson07mr em 16/08/2014 às 00:34:34

    Dica melhor fazer a redação primeiro que a prova objetiva muitos candidatos ficam enrolados na prova objetiva e deixa pouco tempo pra redação e acaba não conseguindo discertar

    outro fator e procurar fazer a prova de português por ultimo ou no meio devido a prova de português ter muita interpretação de texto ela acaba tomando muito tempo da prova e se você no decorrer da prova não for bem acaba que te prejudica na hora de realizar as outras questões por causa do nervosismo

    O ideal é fazer a redação e após ir para uma matéria a qual você tem mais facilidade e deixar a de português por ultimo ou no meio

    obs: A banca exato usa muito interpretação de textos na prova de português e poucas questão de gramática.

    Dica todo texto por menor que seja tem como se fosse um texto dentro do outro e é neste texto oculto que quem elabora a prova tira as questões

    1- leia o texto rapidamente pq se vc ler de vagar sua mente automaticamente ira desviar o foco e vc nao verá o texto ou o sentido da onde que surgem as questões porque sua mente lendo de vagar so consegue ver o que esta explicito.

    2- Nessa primeira leitura procure saber se o autor esta sendo contra ou a favor de algo no texto se o texto for contra ele ira formular questões no sentido onde as resposta serão contra e se for a favor a mesmo raciocínio.

    3- Após identificar estas questões texto oculto e contra ou a favor no texto leia devagar assim sua mente ira conseguir interpretar melhor o texto.

    fredson
    Por fredson07mr em 16/08/2014 às 01:49:33

    DICAS:

    O objetivo do texto dissertativo é convencer

    ESTRUTURA DA REDAÇÃO

    Primeiro parágrafo:

    -Apresente o assunto do texto sem marcar posição

    Segundo parágrafo ou paragrafos intermediarios:

    -Utilize fonte autorizada como exemplo, relação causa e efeito e refutação de argumentos.

    Ultimo parágrafo:

    -Posicionamento

    Obs: O titulo deve ser de acordo com o último parágrafo

    ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO

    INTRODUÇÃO

    A) O QUE DEVE SER FEITO: Apresente a introdução com duas frases. Na primeira frase, defina qual será o assunto do texto. Na segunda frase, mostre que o assunto é polêmico. Para isso, utilize os verbos DEBATER OU DISCUTIR ou substantivos DEBATE OU DISCURÇÃO.

    EX: O plano Real, criado no governo Itamar Franco pelo ministro Fernando Henrique Cardoso, completa vinte anos de existência. Esse assunto é objeto de DEBATE entre analistas econômicos.

    B) O QUE NÃO DEVE SER FEITO NA INTRODUÇÃO: Não justifique, não exemplifique e não se posicione no paragrafo da introdução.

    ARGUMENTAÇÃO

    A) O QUE DEVE SER FEITO (REFUTAÇÃO): Apresente a refutação com duas frases separadas por uma vírgula. Na primeira frase, utilize as conjunções Ex: empora, ainda que, mesmo que, malgrado, apesar de que. Para apresentar de forma sutil, a ideia oposta aquela que será defendida no texto. Na sequência, coloque uma virgula. Após a vírgula, marque claramente a sua posição sobre o assunto.

    EX: EMPORA alguns analistas critiquem o Plano Real em razão da elevada taxa de juros, foi o único modelo capaz de estabilizar a economia.

    B) O QUE NÃO DEVE SER FEITO NA ARGUMENTAÇÃO: Não utilize Mas, porém, contudo, entretanto, todavia.

    C) AINDA NA ARGUMENTAÇÃO JÁ UTILIZANDO OUTRO PARAGRAFO: Utilize fonte autorizada e exemplo, de preferência em relação de causa e efeito, para justificar e defender a ideia apresentada na segunda frase do segundo parágrafo.

    EX: De acordo com matéria publicada no caderno de economia da Folha de São Paulo, desde a implantação do plano Real, o número de eletrodomésticos apresenta um aumento de quinze por cento por ano nas vendas o que acarretou trezentos mil novos postos de trabalho.
    Esse fato, segundo dados levantados pela Fundação Getúlio Vargas deve-se exclusivamente, à estabilidade da economia. É possível para qualquer assalariado adquirir um bem de consumo com prestações inferiores a cem reais por mês.

    CONCLUSÃO

    A) O QUE DEVE SER FEITO:
    Para que_____________________________________, é necessário________________________.

    EX: PARA QUE o país continue na rota do desenvolvimento, É NECESSÁRIO manter a atual política econômica.

    B) O QUE NÃO DEVE SER FEITO NA CONCLUSÃO: Não utilize logo, portanto, na minha opinião.

    TITULO:

    A) Tirar o título de acordo com a conclusão

    EX: POLÍTICA ECONOMICA / ROTA DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

    OBS: Com essas dicas da para dissertar sobre vários assuntos e criar uma redação rapidamente esses exemplo do plano real foi para demostrar a estrutura de o tipo de redação que tira total nas provas de concursos POIS O EXAMINADOR QUER SABER SE VOCÊ TEM DOMINIO SOBRE O ASSUNTO NÃO FOGE DA ABORDAGEM TEM UMA BOA INTRODUÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E CONCLUSÃO por isso dar exemplos de fontes autorizadas é importante desde que seja uma fonte que nao fuja do tema Ex: plano real FOLHA DE SÃO PAULO, ESTADO DE MINAS, FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS e etc. O examinador vai identificar que além de você dominar o assunto você trouxe dados e exemplos para seu texto OBS: Não precisa ser um dado verdadeiro desde que não fuja da logística porque o examinador não vai la na Folha de São Paulo pesquisar se o dado apresentado na redação é verdadeiro. O que sua redação vai mostrar é um diferencial em relação aos outros candidatos que so irão fazer um feijão com arroz e tera uma nota baixa.

    IMPORTANTE: mesmo que o edital apresente o minimo de linhas aceita geralmente 21 no mínimos faça o maximo que o edital solicitar se for 30 faça 30 linhas pois se voce fizer menos que trinta o EXAMINADOR NÃO DE DA TOTAL NA REDAÇÃO.

    fredson
    Por fredson07mr em 16/08/2014 às 02:08:59

    DenunciarDepois vou postar redações a Qual tirei nota máxima em outros concursos seguindo essa estrutura

    O MEU OBJETIVO É AJUDAR pois sabemos que a redação faz com que avance colocação em relação aos demais candidatos

    Abraço!

    luz do sol
    Por luzdosol em 16/08/2014 às 11:33:22

    Fredson olá,
    Me tira uma dúvida cruel. Sempre soube que toda redação precisa de um titulo. Aprendi isso TB em um preparatório q fiz. Porém, a pouco tempo me informaram que o título deve ser cobrado no edital. Achei estranho. Porém, minha irmã acabou de passar em um concurso federal na qual a banca que aplicou a prova não cobra título. Minha irmã não o colocou e tirou nota máxima. Me ajude pelo amor de Deus!!! RS e obrigada! :)

    fredson
    Por fredson07mr em 16/08/2014 às 13:27:12

    Respondendo a pergunta sobre o titulo, mesmo que o edital não fale sobre colocar título toda redação deve conter um título pois o titulo chama a atenção do seu texto. No caso de você não colocar e no edital não falar nada sobre o titulo o examinador não pode tirar ponto porque o edital não deixou fechado essa questão do titulo.

    EM RELAÇÃO A EXATUS GERALMENTE ELA ATÉ DEIXA UM ESPAÇO SEPARADO PARA O TÍTULO FORA DAS LINHAS DA REDAÇÃO AE SE ENTENDE QUE VOCÊ DEVE COLOCAR

    NA DÚVIDA SEMPRE COLOQUE O TITULO, NA PROVA PRA CFO RJ DESSE ANO A EXATUS DEIXOU UM LUGAR ACIMA DA FOLHA PARA O TITULO.

    OBS: IMPORTANTE GERALMENTE AS REDAÇÕES ESTÃO VINDO PERGUNTAS PARA SEREM RESPONDIDAS NA DISSERTAÇAO

    EX REDAÇAO CFO 2014

    " O BRASIL É CONHECIDO GLOBALMENTE POR SUA DESTREZA NO FUTEBOL. NESSE ANO OCORRERÁ DOIS EVENTOS DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O PAÍS, A COPA DO MUNDO E AS ELEIÇÕES GERAIS. CASO P BRASIL SEJA HEXACAMPEÃO DE QUE MODO ESSES RESULTADOS PODE REFLETIR NA ESCOLHA DE NOSSOS GOVERNANTES"?


    veja que a proposta de redação foi uma pergunta. Importante na conclusão você de alguma forma responder a pergunta senão eles podem considerar que sua redação fugiu do tema proposto por não responder a pergunta chave.

    otacilio junior
    Por ojslo em 18/08/2014 às 21:51:25

    Fredson . Qual tema voce acha que a banca exatus pedira para prova de soldado ?

    fredson
    Por fredson07mr em 20/08/2014 às 22:34:37

    Olha acredito que possa cair temas relativos


    Grupo 1

    Olimpíadas x segurança puplica
    Maioridade penal
    Manifestações x Atuação da Polícia
    Criminalidade entre os Jovens
    Código de conduta Militar

    Grupo 2

    Caso Petrobras
    Julgamento mensalao
    Eleição
    reforma política


    é difícil saber mas o que sempre cai é atualidades mas o pode ocorrer é a forma com que a banca apresenta o tema para dissertação como pergunta de efeito igual exemplo do Cfo deste ano

    o ideal é dar uma atualizada em vários assuntos e os separar por grupos igual no exemplo colocando assuntos similares e assuntos que se opõem como Manifestações x Atuação da Polícia

    Fazendo dessa forma fica mais fácil se preparar

    fredson
    Por fredson07mr em 20/08/2014 às 23:53:05

    DICA PARA MONTAR O RASCUNHO DAS IDEIAS PARA O TEMA DA REDAÇÃO

    semple que utilize de um lado CONTRA e do outo A FAVOR

    EXEMPLO

    digamos que o tema é MAIORIDADE PENAL

    CONTRA (se eu for disssertar sendo contra irei colocar tudo o que levaria a não aprovação da maioridade penal causa efeito)

    -Falta de estrutura nas cadeias
    -Não ira resolver o problema da violência entre os jovens
    -Super lotação nas cadeiras
    -Falta de projetos sociais que recuperem os detentos
    - Nao cumprimento dos direitos e deveres do Art 5°

    A FAVOR (se eu for discertar sendo a favor irei colocar tudo o que levaria a aprovação da maioridade penal causa e efeito)

    -Responsabilidade para os jovens
    -Aumento no rigor
    -Diminuição da impunidade


    Exemplo dissertação seguindo as dicas ja postadas de extrutura e com as dicas de junção de ideias

    Tema: Maioridade Penal

    Titulo: O problema da criminalidade entre os jovens


    - A maioridade penal ganha cada vez mais espaço no cenário nacional na medida em que os crimes cometidos por menores de dezoito anos são noticiados em âmbito nacional. Esse assunto é tema de debates entre a sociedade e sociólogos.
    - Embora Alguns sociólogos critiquem a maioridade penal citando as PRECARIAS CONDIÇÕES DOS PRESIDIOS brasileiros e a FALTA DE CUMPRIMENTO DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS do Art 5° da constituição Federal, o que ocorre é um aumento nos crimes cometidos por menores em todo o país.
    - De acordo com pesquisa realizada pela pela Secretaria de Segurança Pública, o jovem brasileiro a cada ano entra mais cedo para a criminalidade impulsionado pela falta de perspectivas um fator gerado pelo abandono dos estudos ainda no ensino fundamental, de primeira a oitava série. Um outro dado levantado pela Secretária de Segurança Pública, só na cidade do Rio de Janeiro dos menores retidos envolvidos em crimes na cidade, setenta e dois por cento somente estudaram até a sétima série.
    - Esse fato, segundo a própria Secretaria de Segurança Pública, deve-se a não conclusão dos estudos pelos Jovens que acabam por optar pela criminalidade, ostentando a vida fácil sem muitos esforços como por exemplo, é mais fácil roubar do que estudar e trabalhar.
    - Para que haja um cumprimento do Artigo 5° da Constituição Federal de forma mais eficaz, é necessário que a maioridade penal seja trabalhada e discutida de forma ainda mais ampla para chegar a uma decisão que de fato resolva o problema da criminalidade entre os jovens.


    Obs: VEJA QUE FICOU MAIS FÁCIL JUNTAR AS IDEIAS E ATE MESCLAR AS DUAS OPINIÕES E CONCLUIR DE FORMA CONVINCENTE

    VEJA QUE A EXTRUTURA É A MESMA PARA QUALQUER TEMA IGUAL COLOQUEI EM POST ANTERIOR

    ESSA REDAÇÃO TIREI FOI NOTA MAXIMA...

1

Comente o Fórum!

Para comentar neste fórum é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É grátis!

Faça seu comentário com educação e civilidade, sem agredir ou ofender ninguém, e evite palavrões.

Fórum Polícia Militar RJ ícone destaque