Prova de Redação ( Soldado PMERJ 2014)

Categoria: Fórum | Assunto: Polícia Militar RJ | Comentários: 13 | Visitas: 8.234

    David

    Criado por davidrib em 28/05/2014 às 11:12:30

    Quais os possíveis temas para a redação ?

Fórum comentários

    Romildo Peixoto

    Por romildo31 em 31/07/2014 às 11:41:31

    Um vizinho aqui me falou que a prova mais exigente é a de Redação.

    Pode ser sobre a copa do mundo, sobre as manifestações de 2013. Sobre as eleições.

    De uma lida em jornais, revistas, internet para ficar ligado.

    Boa sorte!!!


    Talita Guedes

    Por talitaguedes31 em 31/07/2014 às 13:35:09

    Boa tarde

    Bom em redação para a PM sempre tem haver com a segurança pública, as 3 ultimas falavam sobre isso, procure algo do gênero

    David

    Por davidrib em 31/07/2014 às 18:09:13

    Obrigado pela ajuda de vocês.

    otacilio junior

    Por ojslo em 14/08/2014 às 22:27:44

    dissertação argumentativa.

    fredson

    Por fredson07mr em 16/08/2014 às 00:10:34

    Uma dica mesmo que no edital permita no mínimo 21 linhas e no maximo 30 procure fazer as 30 linhas pois sua nota sera maior que uma pessoas que fez menos que 30 e faz diferença para a banca

    fredson

    Por fredson07mr em 16/08/2014 às 00:34:34

    Dica melhor fazer a redação primeiro que a prova objetiva muitos candidatos ficam enrolados na prova objetiva e deixa pouco tempo pra redação e acaba não conseguindo discertar

    outro fator e procurar fazer a prova de português por ultimo ou no meio devido a prova de português ter muita interpretação de texto ela acaba tomando muito tempo da prova e se você no decorrer da prova não for bem acaba que te prejudica na hora de realizar as outras questões por causa do nervosismo

    O ideal é fazer a redação e após ir para uma matéria a qual você tem mais facilidade e deixar a de português por ultimo ou no meio

    obs: A banca exato usa muito interpretação de textos na prova de português e poucas questão de gramática.

    Dica todo texto por menor que seja tem como se fosse um texto dentro do outro e é neste texto oculto que quem elabora a prova tira as questões

    1- leia o texto rapidamente pq se vc ler de vagar sua mente automaticamente ira desviar o foco e vc nao verá o texto ou o sentido da onde que surgem as questões porque sua mente lendo de vagar so consegue ver o que esta explicito.

    2- Nessa primeira leitura procure saber se o autor esta sendo contra ou a favor de algo no texto se o texto for contra ele ira formular questões no sentido onde as resposta serão contra e se for a favor a mesmo raciocínio.

    3- Após identificar estas questões texto oculto e contra ou a favor no texto leia devagar assim sua mente ira conseguir interpretar melhor o texto.

    fredson

    Por fredson07mr em 16/08/2014 às 01:49:33

    DICAS:

    O objetivo do texto dissertativo é convencer

    ESTRUTURA DA REDAÇÃO

    Primeiro parágrafo:

    -Apresente o assunto do texto sem marcar posição

    Segundo parágrafo ou paragrafos intermediarios:

    -Utilize fonte autorizada como exemplo, relação causa e efeito e refutação de argumentos.

    Ultimo parágrafo:

    -Posicionamento

    Obs: O titulo deve ser de acordo com o último parágrafo

    ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO

    INTRODUÇÃO

    A) O QUE DEVE SER FEITO: Apresente a introdução com duas frases. Na primeira frase, defina qual será o assunto do texto. Na segunda frase, mostre que o assunto é polêmico. Para isso, utilize os verbos DEBATER OU DISCUTIR ou substantivos DEBATE OU DISCURÇÃO.

    EX: O plano Real, criado no governo Itamar Franco pelo ministro Fernando Henrique Cardoso, completa vinte anos de existência. Esse assunto é objeto de DEBATE entre analistas econômicos.

    B) O QUE NÃO DEVE SER FEITO NA INTRODUÇÃO: Não justifique, não exemplifique e não se posicione no paragrafo da introdução.

    ARGUMENTAÇÃO

    A) O QUE DEVE SER FEITO (REFUTAÇÃO): Apresente a refutação com duas frases separadas por uma vírgula. Na primeira frase, utilize as conjunções Ex: empora, ainda que, mesmo que, malgrado, apesar de que. Para apresentar de forma sutil, a ideia oposta aquela que será defendida no texto. Na sequência, coloque uma virgula. Após a vírgula, marque claramente a sua posição sobre o assunto.

    EX: EMPORA alguns analistas critiquem o Plano Real em razão da elevada taxa de juros, foi o único modelo capaz de estabilizar a economia.

    B) O QUE NÃO DEVE SER FEITO NA ARGUMENTAÇÃO: Não utilize Mas, porém, contudo, entretanto, todavia.

    C) AINDA NA ARGUMENTAÇÃO JÁ UTILIZANDO OUTRO PARAGRAFO: Utilize fonte autorizada e exemplo, de preferência em relação de causa e efeito, para justificar e defender a ideia apresentada na segunda frase do segundo parágrafo.

    EX: De acordo com matéria publicada no caderno de economia da Folha de São Paulo, desde a implantação do plano Real, o número de eletrodomésticos apresenta um aumento de quinze por cento por ano nas vendas o que acarretou trezentos mil novos postos de trabalho.
    Esse fato, segundo dados levantados pela Fundação Getúlio Vargas deve-se exclusivamente, à estabilidade da economia. É possível para qualquer assalariado adquirir um bem de consumo com prestações inferiores a cem reais por mês.

    CONCLUSÃO

    A) O QUE DEVE SER FEITO:
    Para que_____________________________________, é necessário________________________.

    EX: PARA QUE o país continue na rota do desenvolvimento, É NECESSÁRIO manter a atual política econômica.

    B) O QUE NÃO DEVE SER FEITO NA CONCLUSÃO: Não utilize logo, portanto, na minha opinião.

    TITULO:

    A) Tirar o título de acordo com a conclusão

    EX: POLÍTICA ECONOMICA / ROTA DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

    OBS: Com essas dicas da para dissertar sobre vários assuntos e criar uma redação rapidamente esses exemplo do plano real foi para demostrar a estrutura de o tipo de redação que tira total nas provas de concursos POIS O EXAMINADOR QUER SABER SE VOCÊ TEM DOMINIO SOBRE O ASSUNTO NÃO FOGE DA ABORDAGEM TEM UMA BOA INTRODUÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E CONCLUSÃO por isso dar exemplos de fontes autorizadas é importante desde que seja uma fonte que nao fuja do tema Ex: plano real FOLHA DE SÃO PAULO, ESTADO DE MINAS, FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS e etc. O examinador vai identificar que além de você dominar o assunto você trouxe dados e exemplos para seu texto OBS: Não precisa ser um dado verdadeiro desde que não fuja da logística porque o examinador não vai la na Folha de São Paulo pesquisar se o dado apresentado na redação é verdadeiro. O que sua redação vai mostrar é um diferencial em relação aos outros candidatos que so irão fazer um feijão com arroz e tera uma nota baixa.

    IMPORTANTE: mesmo que o edital apresente o minimo de linhas aceita geralmente 21 no mínimos faça o maximo que o edital solicitar se for 30 faça 30 linhas pois se voce fizer menos que trinta o EXAMINADOR NÃO DE DA TOTAL NA REDAÇÃO.

    fredson

    Por fredson07mr em 16/08/2014 às 02:08:59

    DenunciarDepois vou postar redações a Qual tirei nota máxima em outros concursos seguindo essa estrutura

    O MEU OBJETIVO É AJUDAR pois sabemos que a redação faz com que avance colocação em relação aos demais candidatos

    Abraço!

    luz do sol

    Por luzdosol em 16/08/2014 às 11:33:22

    Fredson olá,
    Me tira uma dúvida cruel. Sempre soube que toda redação precisa de um titulo. Aprendi isso TB em um preparatório q fiz. Porém, a pouco tempo me informaram que o título deve ser cobrado no edital. Achei estranho. Porém, minha irmã acabou de passar em um concurso federal na qual a banca que aplicou a prova não cobra título. Minha irmã não o colocou e tirou nota máxima. Me ajude pelo amor de Deus!!! RS e obrigada! :)

    fredson

    Por fredson07mr em 16/08/2014 às 13:27:12

    Respondendo a pergunta sobre o titulo, mesmo que o edital não fale sobre colocar título toda redação deve conter um título pois o titulo chama a atenção do seu texto. No caso de você não colocar e no edital não falar nada sobre o titulo o examinador não pode tirar ponto porque o edital não deixou fechado essa questão do titulo.

    EM RELAÇÃO A EXATUS GERALMENTE ELA ATÉ DEIXA UM ESPAÇO SEPARADO PARA O TÍTULO FORA DAS LINHAS DA REDAÇÃO AE SE ENTENDE QUE VOCÊ DEVE COLOCAR

    NA DÚVIDA SEMPRE COLOQUE O TITULO, NA PROVA PRA CFO RJ DESSE ANO A EXATUS DEIXOU UM LUGAR ACIMA DA FOLHA PARA O TITULO.

    OBS: IMPORTANTE GERALMENTE AS REDAÇÕES ESTÃO VINDO PERGUNTAS PARA SEREM RESPONDIDAS NA DISSERTAÇAO

    EX REDAÇAO CFO 2014

    " O BRASIL É CONHECIDO GLOBALMENTE POR SUA DESTREZA NO FUTEBOL. NESSE ANO OCORRERÁ DOIS EVENTOS DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O PAÍS, A COPA DO MUNDO E AS ELEIÇÕES GERAIS. CASO P BRASIL SEJA HEXACAMPEÃO DE QUE MODO ESSES RESULTADOS PODE REFLETIR NA ESCOLHA DE NOSSOS GOVERNANTES"?


    veja que a proposta de redação foi uma pergunta. Importante na conclusão você de alguma forma responder a pergunta senão eles podem considerar que sua redação fugiu do tema proposto por não responder a pergunta chave.

    otacilio junior

    Por ojslo em 18/08/2014 às 21:51:25

    Fredson . Qual tema voce acha que a banca exatus pedira para prova de soldado ?

    fredson

    Por fredson07mr em 20/08/2014 às 22:34:37

    Olha acredito que possa cair temas relativos


    Grupo 1

    Olimpíadas x segurança puplica
    Maioridade penal
    Manifestações x Atuação da Polícia
    Criminalidade entre os Jovens
    Código de conduta Militar

    Grupo 2

    Caso Petrobras
    Julgamento mensalao
    Eleição
    reforma política


    é difícil saber mas o que sempre cai é atualidades mas o pode ocorrer é a forma com que a banca apresenta o tema para dissertação como pergunta de efeito igual exemplo do Cfo deste ano

    o ideal é dar uma atualizada em vários assuntos e os separar por grupos igual no exemplo colocando assuntos similares e assuntos que se opõem como Manifestações x Atuação da Polícia

    Fazendo dessa forma fica mais fácil se preparar

    fredson

    Por fredson07mr em 20/08/2014 às 23:53:05

    DICA PARA MONTAR O RASCUNHO DAS IDEIAS PARA O TEMA DA REDAÇÃO

    semple que utilize de um lado CONTRA e do outo A FAVOR

    EXEMPLO

    digamos que o tema é MAIORIDADE PENAL

    CONTRA (se eu for disssertar sendo contra irei colocar tudo o que levaria a não aprovação da maioridade penal causa efeito)

    -Falta de estrutura nas cadeias
    -Não ira resolver o problema da violência entre os jovens
    -Super lotação nas cadeiras
    -Falta de projetos sociais que recuperem os detentos
    - Nao cumprimento dos direitos e deveres do Art 5°

    A FAVOR (se eu for discertar sendo a favor irei colocar tudo o que levaria a aprovação da maioridade penal causa e efeito)

    -Responsabilidade para os jovens
    -Aumento no rigor
    -Diminuição da impunidade


    Exemplo dissertação seguindo as dicas ja postadas de extrutura e com as dicas de junção de ideias

    Tema: Maioridade Penal

    Titulo: O problema da criminalidade entre os jovens


    - A maioridade penal ganha cada vez mais espaço no cenário nacional na medida em que os crimes cometidos por menores de dezoito anos são noticiados em âmbito nacional. Esse assunto é tema de debates entre a sociedade e sociólogos.
    - Embora Alguns sociólogos critiquem a maioridade penal citando as PRECARIAS CONDIÇÕES DOS PRESIDIOS brasileiros e a FALTA DE CUMPRIMENTO DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS do Art 5° da constituição Federal, o que ocorre é um aumento nos crimes cometidos por menores em todo o país.
    - De acordo com pesquisa realizada pela pela Secretaria de Segurança Pública, o jovem brasileiro a cada ano entra mais cedo para a criminalidade impulsionado pela falta de perspectivas um fator gerado pelo abandono dos estudos ainda no ensino fundamental, de primeira a oitava série. Um outro dado levantado pela Secretária de Segurança Pública, só na cidade do Rio de Janeiro dos menores retidos envolvidos em crimes na cidade, setenta e dois por cento somente estudaram até a sétima série.
    - Esse fato, segundo a própria Secretaria de Segurança Pública, deve-se a não conclusão dos estudos pelos Jovens que acabam por optar pela criminalidade, ostentando a vida fácil sem muitos esforços como por exemplo, é mais fácil roubar do que estudar e trabalhar.
    - Para que haja um cumprimento do Artigo 5° da Constituição Federal de forma mais eficaz, é necessário que a maioridade penal seja trabalhada e discutida de forma ainda mais ampla para chegar a uma decisão que de fato resolva o problema da criminalidade entre os jovens.


    Obs: VEJA QUE FICOU MAIS FÁCIL JUNTAR AS IDEIAS E ATE MESCLAR AS DUAS OPINIÕES E CONCLUIR DE FORMA CONVINCENTE

    VEJA QUE A EXTRUTURA É A MESMA PARA QUALQUER TEMA IGUAL COLOQUEI EM POST ANTERIOR

    ESSA REDAÇÃO TIREI FOI NOTA MAXIMA...

Comentar Fórum

Para comentar neste fórum é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Palavras de baixo calão ou agressões serão excluídas e o usuário bloqueado. Seu ip é 54.226.34.209.