Concurseiro Iniciante - Fórum Motivacional

Categoria: Fórum | Assunto: Motivação | Comentários: 71 | Visitas: 2.070

    gisele fernanda costa da silva
    Iniciado por giselefcosta em 28/04/2015 às 19:32:29

    Aqui pretendo postar experiências de concursos anteriores, bem como, o meu modo de estudo, questões, etc., será um fórum motivacional.

Comentários Fórum

    gisele fernanda costa da silva
    Por giselefcosta em 29/04/2015 às 18:14:09

    Agora estou começando os estudos de Direito Civil, anteriormente eu tinha estudado uma matéria até acabar para só depois começar outra, agora estou estudando duas matérias, uma por dia, e assim que elas acabarem passarei para outra matéria, será que assim consigo ou ainda preciso mudar?

    Jadiany Ferreira Pires
    Por jadiany em 30/04/2015 às 00:55:28

    Olá galera ! Minha teoria de estudo para concursos é sempre a mesma. Foco e determinação, eu procuro sempre manter um cronograma semanal das matérias ou que estão previstas para o edital ou as que já estão no edital. E foco ... dependendo da minha disponibilidade, deixo tudo de lado e foco 100%.
    Creio que o único segredo está na determinação, não no número de aulas, horas ou vezes que estuda por dia. Mas sim, o quanto você aproveita ao máximo o seu estudo. Conheço quem tenha passado depois de estudar 10 horas por dia, porém, também conheço aqueles que estudavam "apenas" 2 horas... Ou seja, é bem relativo. Tudo depende da intensidade que VOCÊ deposita.
    :)

    Jadiany Ferreira Pires
    Por jadiany em 30/04/2015 às 00:57:00

    Tudo depende da intensidade que a coisa tem. Da importância que você dá. Do quanto seu coração se entrega.

    gisele fernanda costa da silva
    Por giselefcosta em 30/04/2015 às 09:07:11

    "Começar... já é metade toda a ação." - Provérbio Grego. Bom dia pessoal, ontem já falhei, fiz do direito civil uma opção e não um compromisso e acabei não estudando, agora estou tentando pela manhã estudar a matéria de ontem, para poder a tarde estudar a matéria de hoje... Sempre monto um cronograma de estudos, o livro que indiquei ensina isso, mas dessa vez estou lendo o livro e estudando com calma, boas dicas.

    Agente DEGASE
    Por stratovarius em 30/04/2015 às 10:22:24

    Concordo em parte,estudar 2 hs por dia é suficiente ? Depende do cargo que almeja,tempo de estudo até a prova,um bom material de estudo,número de vagas do cargo....Acho que se deve estudar o máximo possível de acordo com a disponibilidade de cada um,tenho muitas matérias pra estudar e fixar tudo é um grande desafio,muita informação !

    Jadiany Ferreira Pires
    Por jadiany em 30/04/2015 às 10:48:42

    Sim, com certeza. Porém, existe quem tenha em sua agenda semanal apenas duas horas por dia disponível. E tem que faça dessas duas horinhas por dia, valerem por outras tantas horas. Como eu disse, acredito que tudo depende da sua entrega. Não existe formula secreta a não ser, dedicação, mas essa dedicação nem sempre é sinônimo de quantidade das horas estudadas e sim, a QUALIDADE do seu estudo. Seja lá quantas horas você tem disponível.

    gisele fernanda costa da silva
    Por giselefcosta em 02/05/2015 às 20:43:57

    Por que será que levamos 5 anos para passar em um concurso, enquanto daria para passar em 1 ou 2 anos? Estava lendo agora no livro que indiquei, muitas pessoas passam por isso, eu também... e você? Tenho conhecidos que estudaram 6 meses e passaram, outros 3 meses... Será o método de estudo/ Eu sou uma pessoa que tenho dificuldade de memorização e estou tentando mudar isso, e você? Comente aí... Abração...

    Laíse Ataides Ribeiro
    Por laiseataides em 04/05/2015 às 12:19:35

    muito bom este fórum, eu tbm conheço pessoas que estudam até 14 horas por dia, e me sinto bem inferior, mas os concursos que estou focando não são tão "hardcore" quanto PF, PRF, INSS. Quero magistério, concursos estaduais.

    Agente DEGASE
    Por stratovarius em 04/05/2015 às 16:28:18

    Independentemente da dificuldade do concurso, o básico é ter foco e determinação acima de tudo.

    gisele fernanda costa da silva
    Por giselefcosta em 05/05/2015 às 11:34:31

    "A verdade é que alguns professores e a maioria absoluta dos alunos não dão importância a assuntos basilares." Essa é uma das questões que o William coloca em seu livro e é a mais pura verdade. Quando comecei a fazer cursinho para concursos e acabei comprando alguns livros, parecia que essa parte de princípios tinha 200 páginas e o restante que era mais interessante umas 100, consequentemente eu acabava não lendo nem um e nem outro. Agora que estou retomando os estudos (presto ensino médio e superior de direito), estou tentando não fazer isso, mas confesso que vem sendo difícil. Me falem uma coisa, como que vocês estudam atualidades? Acabam lendo ou vendo TV?

    gisele fernanda costa da silva
    Por giselefcosta em 05/05/2015 às 11:56:44

    "Cada um de nós pode trabalhar para mudar uma pequena parte dos acontecimentos... A história é feita de inúmeros atos de coragem e crença."
    John Kennedy

    Agente DEGASE
    Por stratovarius em 05/05/2015 às 14:18:52

    A matéria de atualidades ou conhecimentos gerais é muito ampla,a banca examinadora teoricamente pode cobrar qualquer coisa e nem sempre a mídia dá uma ênfase em determinados tópicos... Leio jornais, sítios de notícias,revistas,tv,vídeo aulas e mesmo assim não me sinto tão informado, a mídia manipula opiniões,jornais mentem e o avaliador pode ter uma linha política diferente da nossa,mais um detalhe a banca não pode interpretar,que são os fatos e contra fatos não há o que inventar.Eu tinha uma ideia totalmente errada em relação a compra da refinaria de Pasadena,Califórnia/EUA ao contrario do que a mídia nós passa,essa foi uma compra legal !O grande problema e que a Petrobras fez um péssimo negócio entrando numa briga judicial com a empresa Astra na qual a Petrobras perdeu feio, tenho que comprar a parte da Astra e pagar custas judiciais no valor de $400 milhões de dolares $$$$$$$$$$$.Por isso ficou acima do valor de mercado,ate´que provem o contrário não houve irregularidade alguma,mais sim uma aquisição ruim...

    Agente DEGASE
    soloca
    Por soloca em 07/05/2015 às 00:42:24

    Oi gente!

    Adorei esse tópico era tudo que eu precisava depois de 2 tentativas frustradas no tjsp, aqui eu encontro mais apoio do que com as pessoas do meu convívio...

    Quanto ao estudo de atualidades eu acertei as 4 questões do tj capital e as 4 do tj interior, meu método é diariamente seguir vários sites de notícias no twitter, jornais na tv, mas principalmente ouvir com atenção e interesse pois não adianta ligar a tv e ficar no face né, rs.

    gisele fernanda costa da silva
    Por giselefcosta em 07/05/2015 às 09:10:17

    soloca por isso criei esse fórum, porque realmente, muitas vezes vamos encontrar mais apoio aqui do que com as pessoas que convivemos

    gisele fernanda costa da silva
    Por giselefcosta em 07/05/2015 às 09:12:17

    "Viver, e não ter a vergonha de ser feliz; cantar, e cantar, e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor, e será; mas isso não impede que eu repita, é bonita, é bonita e é bonita." Gonzaguinha.

    Eu vou começar a assistir jornais, pois não faço isso, vocês me indicam qual? Que horário? Não tenho acesso a TV paga em casa... Obrigada.

    soloca
    Por soloca em 07/05/2015 às 14:43:25

    Oi Gisele!

    Eu assisto diariamente jornal da band, jornal do sbt e jornal nacional, no twitter eu sigo: folha de sp, bbc brasil, reuters, carta capital, g1, estadão, valor econômico, nem precisa de tv paga e fazer cursinho pra atualidades.

    soloca
    Por soloca em 07/05/2015 às 14:50:24

    como vcs lidam com os problemas que vão aparecendo e que atrapalham a concentração e o foco nos estudos?

    comigo tá muito difícil pois no concurso do tjsp 2012 eu estava totalmente focada quando de repente meu marido perdeu o emprego em que trabalhou por 18 anos e caiu em depressão, tive que ir atrás de advogado, médico....conclusão abandonei os estudos.

    Agora em 2014 aconteceu de novo, estava focada quando tenho a notícia de que meu filho de 22 anos, solteiro, desempregado vai ser pai, dessa vez eu fiquei em depressão e não conseguia mais me concentrar nos estudos há um mes da prova, conclusão fiz só 61 pontos.

    Agente DEGASE
    Por stratovarius em 07/05/2015 às 16:31:13

    soloca,a vida de concurseiro não é mole,nós deixamos muitas coisas em segundo plano,como filhos,o lazer,os amigos,a família em geral.Uma coisa posso te garantir,quem não está estudando não imagina a dificuldade que é passar no concurso público.Tudo na vida tem o seu momento,e você esta estudando buscando uma qualidade de vida melhor e tem que pensar no agora,se for aprovada num concurso,vai poder ajudar melhor seu filho e seu neto.Tinha uma namorada que atrapalhava muito a minha vida de concurseiro,dei um basta,terminei... o nosso emocional fica muito abalado nessa fase de estudos.Sei que uma mãe nunca deve abandonar seu filho,ainda mais nos momentos difíces, com tempo fui ficando mais frio com os problemas,nunca corri dos problemas,faço de tudo pra resolver,mais quando eu sento pra estudar.esqueço quase que 100% os problemas,nem sempre foi assim,mas o tempo faz você amadurecer e com muito foco e determinação pude passar em alguns concursos:CBMERJ,PMERJ,FUNDAÇÃO IBGE,LIQUIGÁS,SEAP-RJ,DEGASE,GUARDA CIVIL DE NITERÓI.Porém também fiquei reprovado em todos os tribunais e muitos outros concursos,mas não desisto.

    Matheus Henrique Garcia
    Por matheusgarcia1 em 07/05/2015 às 20:48:33

    Uma cafeína 250mg antes da prova ajuda! Fiz para o meu primeiro concurso e ajudou bastante!

    gisele fernanda costa da silva
    Por giselefcosta em 08/05/2015 às 09:35:18

    Realmente, complicado, mas lembre-se:

    "Uma longa viagem começa com um único passo."
    Provérbio chinês

    Esses dias eu estava no banco, e quando fui sacar dinheiro para pagar minhas contas, pensei... vivo nesse aperto, enquanto outros recebem no mínimo 10 vezes mais que eu, conclui que tenho que estudar mais. Depois conversei com uma amiga que foi aprovada para escrivã e investigadora de polícia e ela me disse que o segredo é não olhar para cima e sim para baixo, você precisa ver quantos estão pior que você, quantos queriam ter o que você tem e já seria suficiente, depois olhe para cima e pense, não estou tão mal assim. É o que ando fazendo.

    Foco é tão complicado, mas o importante é manter.

    Joel Santos Ferreira Barbosa
    Por joel290 em 08/05/2015 às 14:56:44

    Caramba Soloca quanto problemas vc passou hein.Q horrível e eu pensando q a vida de solteiro é difícil.Filhos e marido q complicado.Gisele o jornal da Record também é bom.Tem o fantástico no final de semana.

    Agente DEGASE
    Por stratovarius em 08/05/2015 às 19:39:34

    Globo News é muito bom ! SBT Brasil está excelente....

    Laercio Barbosa Pinto de Oliveira
    Por laerciopcmg em 09/05/2015 às 11:10:58

    stratovarius a vida de concurseiro não é fácil mesmo realmente não desista mesmo não. Estou nessa luta também querendo passar em um concurso público prestei o PCMG 2014, Escrivão 2011, CBMM e PMMG 2013 e outro referente a minha área, porém sem sucesso. Estou estudando para PRF desde dezembro sem que é um concurso esperado por todos que gostam da área de segurança.
    Sucesso para você!!

    Agente DEGASE
    Por stratovarius em 10/05/2015 às 17:35:35

    Meu camarada laerciopcmg,sua batalha em breve será recompensada,vitória e sucesso.

    gisele fernanda costa da silva
    Por giselefcosta em 11/05/2015 às 17:50:58

    O jeito é tentar ver o que estamos fazendo de errado... eu pelo menos descobri que ando estudando apenas o que eu gosto =/ erro meu

    Joel Santos Ferreira Barbosa
    Por joel290 em 11/05/2015 às 22:30:35

    Eu descobrir a pouco tempo q o meu rendimento nos concursos melhora quando estudo apenas algumas horas por dias.E assistindo a vídeos aulas na net.Estudando sozinho também o meu rendimento melhora sensivelmente.Em grupo fica bagunçando pra mim

    soloca
    Por soloca em 12/05/2015 às 08:57:26

    Bom dia Guerreiros!

    joel290 e eu nem falei que meu marido tem doença de parkinson, rs

    soloca
    Por soloca em 12/05/2015 às 09:01:05

    stratovarius muito obrigada pelas palavras de incentivo.

    soloca
    Por soloca em 12/05/2015 às 09:01:24

    "Aquilo que não nos mata, nos torna mais fortes" Friedrich Nietzsche

    João Paulo
    Por joao2391 em 12/05/2015 às 12:26:02

    Como o fórum é motivacional...
    http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/05/ex-borracheiro-estuda-com-200-kg-de-resumos-por-4-anos-e-vira-juiz-no-df.html

    Agente DEGASE
    Por stratovarius em 12/05/2015 às 17:58:23

    Como vocês procedem em uma prova com redação ? Primeiro eu faço a redação e depois a parte objetiva.

    Joel Santos Ferreira Barbosa
    Por joel290 em 13/05/2015 às 14:42:56

    Soloca meu deus quanta desgraça,vc é bem forte mesmo pra seguir em frente dps de tudo isso.Só posso lhe dar parabéns pela sua luta.

    gisele fernanda costa da silva
    Por giselefcosta em 16/05/2015 às 08:38:12

    Eu geralmente faço a prova objetiva e deixo a redação por último, Stratovarius, ou seja, eu faço o inverso de você. Bom sabadão a todos vocês

    FRANCISCO
    Por franciscoh em 16/05/2015 às 18:43:25

    OI GENTE ALGUÉM POR AQUI SABE SE VAI TER VAGAS PARA TÉCNICO INSS NAS CIDADES CEARENSES?

    Joel Santos Ferreira Barbosa
    Por joel290 em 16/05/2015 às 23:36:45

    Acho q sim Francisco.E bem vindo,boa noite gente.

    Joel Santos Ferreira Barbosa
    Por joel290 em 16/05/2015 às 23:39:22

    Também vou fazer essa prova Francisco,porém para o Rio de Janeiro.Bons estudos pra vcs.

    gisele fernanda costa da silva
    Por giselefcosta em 18/05/2015 às 16:51:39

    Boa tarde pessoal, também estou pensando em prestar o INSS, mas minha região é Estado de São Paulo, já estão estudando alguma coisa?

    João Sampaio de Araujo
    Por joaosampaiodearaujo em 27/05/2015 às 03:55:57

    Olá pessoal, sou iniciante e assim meu post não é sobre uma experiência anterior. Gostaria de compartilhar com vocês um site que tem algumas informações que não encontrei em outros locais, sou formado em contabilidade, e o meu interesse é na área fiscal. Para quem também interesse para o curso de auditor fiscal da receita federal, leia o seguinte artigo: <a href="http://concursospublicos.ninja/auditor-fiscal-da-receita-federal/">http://concursospublicos.ninja/auditor-fiscal-da-receita-federal/</a>

    Luciano santos
    Por zentao1414 em 25/06/2015 às 21:19:09

    Olá galera achei mto legal este fórum de vcs, parabéns, eu sou funcionário público já em uma escola, e recentemente fui aprovado no concurso da Fundação casa, como agente, e demais outros por assim dizer.
    Hoje estou apenas aguardando a anuência p iniciar o serviço lá... Más já fiz mtooooos tbm, faço faculdade de Geografia e isto ajudou mto nas aprovações...
    Em fim parabéns novamente a todos vcs e boa sorte na batalha!!!
    Att, luciano prof geografia no sest senat

    Luciano santos
    Por zentao1414 em 25/06/2015 às 21:20:58

    "não se faz concursos para passar, se faz até passar..."!!!! E ASSIM sucessivamente.

    Raphael Cunha Gomes
    Por raphaelcunha em 11/09/2015 às 17:20:42

    Galera, muito FOCO, FÉ e DISCIPLINA...

    Recomendo a leitura do Livro Motivacional a Disciplina de Um Maratonista, professor Granjeiro do GranCursos...

    Rubem Neto
    Por rubemneto em 20/01/2016 às 00:04:26

    Oi, gente. Acabei de me inscrever no site / fórum. Queria compartilhar minha história com vocês. Vou tentar resumir.

    Quando estava prestes a terminar o Ensino Médio (2002) fiquei tenso, pois não me imaginava trabalhando em fábricas como muitos amigos meus. Queria coisa melhor e mais conforto para minha vida. Então decidi parar de ser um aluno bagunceiro e estudar pra valer para vestibular (na época o ENEM somente avaliava e não dava acesso a cursos) focando UFC (Universidade Federal do Ceará) ou UECE (Universidade Estadual do Ceará). Após 4 vestibulares em cursos diferentes e muito estudo em cursinhos pré-vestibulares passei na UECE para Pedagogia em 2004! Foi uma alegria só!

    Após 5 anos estudando em baixo de uma greve que durou meses e muitas paralisações, colei grau em 2009 (maio). No mesmo ano (outubro) prestei concurso público para a SME de Fortaleza e consegui me efetivar após muita luta. Foi outra alegria!!! Até hoje sou professor nessa rede. Sou grato ao meu trabalho, mas ele está começando a me cansar física e mentalmente. Não é novidade para ninguém que ser professor nesse país é complicado...

    Mas antes de ser convocado para o cargo, pois fui aprovado em 2009 e só assumi em 2011 (fomos chamados aos gatos pingados), me dediquei a outros concursos. Inclusive passei para professor estudando para a Guarda Municipal. Caíram muitas matérias em comum (Inclusive o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente). Minha principal meta era INSS. Paguei até um cursinho presencial bom que durou meses, de domingo a domingo; comprei livros de referência no ramo, videoaulas, enfim... Mas bem antes eu já arranhava esse universo de concursos públicos. Em 2004 (se não me engano) fiz TRT/CE e em 2006 fiz Dert/CE. Mas nada muito focado. Eu era o típico candidato paradão. Se bem que no Dert até que estudei legal, mas não deu.

    Fui adquirindo experiências com o tempo e passando em certames pequenos, locais, e/ou temporários. Passei no temporário do IBGE e trabalhei no Censo 2010. Passei em 2º lugar em Agente Comunitário de Saúde do meu município e caí na prova de títulos (não tinha NADA na área da saúde! Estudei nas coxas!). Passei na objetiva dos Correios e não quis fazer o teste físico, pois já estava efetivado como professor...

    Pois é, onde quero chegar com isso? É que hoje me sinto acomodado quando 5 anos depois descobri que não quero mais a docência e me sinto preso por isso. Perdi o incrível pique que tinha nos estudos. Eu não parava. Era o dia quase todo estudando. Desejo aqui que alguém me der uma luz. Até INSS, que sempre foi meu foco principal, eu não vislumbro mais tanto. Os Últimos certames foram decepcionantes no quesito "número de vagas e sua distribuição". Penso em recomeçar para tribunais. O que vocês me dizem?

    A opinião de todos (as) é importante para que eu recomece - mesmo com a rotina dura de trabalho que tenho!

    Sarah Cardoso Costa
    Por sacardoso em 03/02/2016 às 16:42:00

    Adorei o fórum

1

Mais Motivação

Comentar Fórum

Para comentar neste fórum é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Faça seu comentário com educação e civilidade, sem agredir ou ofender ninguém, e evite palavrões.