TJ SP - 2017 - Nota de Corte Negros e Pardos (Cotas)

Categoria: Fórum | Assunto: TJ SP | Comentários: 270 | Visitas: 22.583

    Adriana Flores

    Criado por driflores em 11/07/2017 às 17:20:01

    Olá, criei esse fórum para discutir e quem tiver interesse postar as notas obtidas no concurso para Escrevente, para candidatos negros e pardos. Vamos lá!

    Eu fiz 68 pontos, se alguma questão for anulada, talvez consiga 70 pontos. Vou torcendo. Abraços e boa sorte à todos!

Fórum comentários

    Diego Santos da Rocha

    Por diiegosr em 01/11/2017 às 09:49:48

    Eu fiz ontem, para a capital. Estava marcado pra 15h, mas cheguei às 14:35 e fui atendido rapidamente.

    Basicamente vc entra na sala, tem um juiz e 2 moças a esquerda e direita dele. Eles questionam se o nome está certo, se é pra capital, perguntaram se eu estava desempregado e o que eu fazia atualmente. Aí eles olham pra vc e definem se vc é ou não enquadrado na cota. Aí eles pedem pra aguardar o resultado na salinha ao lado. Após, vem o resultado. Assinei 2 vias e 1 ficou comigo.

    Algumas pessoas podem ser barradas pq eles só olham mesmo. Não sei se para pessoas mais claras eles questionam algo a mais

    Bruna Santana

    Por ermione em 01/11/2017 às 10:12:18

    Bom dia pessoal.

    Só vejo comentários de pessoas pretas aprovadas, cadê os pardos aprovados, afinal a lei contempla ambos.

    A minha será só na segunda-feira.

    Anderson Bezerra da Costa

    Por sonbc em 01/11/2017 às 14:37:21

    Boa tarde pessoal.
    Ermioni, sou pardo e fiz a entrevista no dia 30/10. Fui reprovado pela comissão, o que eu considero um absurdo, pois conforme você comentou a lei contempla ambos. Se estão aprovando apenas candidatos negros não deveriam ter citado os pardos no edital ou deveriam mudar a lei.
    Entrei com recurso. Apesar de a avaliação ser feita com base no fenótipo enviei minha certidão de nascimento anexa, ela traz a informação da cor.
    Agora é só esperar pra ver no que vai dar.

    Diego Santos da Rocha

    Por diiegosr em 01/11/2017 às 18:24:41

    Galera, o critério de pardo não sei qual é, mas eles são objetivos e isso é errado, pq o que é pardo no meu conceito, pode não ser no deles. Basicamente eles olham e falam se é ou não preto/pardo. Quem tem a pele bem clara provavelmente vai ser reprovado. Achei bem pífia a avaliação, mas desejo boa sorte a todos. Fiquei nas últimas colocações então vou continuar buscando outros concursos e, quem sabe, ser nomeado nesse TJ

    Armando Pinto

    Por ggdias em 02/11/2017 às 10:26:09

    Pessoal !

    Aos que estão sendo reprovados, que é meu caso também, recomendo pensar 2 x antes de entrar em processo de desgaste. Agora compreendo, pois edital está claro.... análise por fenótipo. Negros e pardos têm a mesma origem, uns com peles mais escuras, outros mais claras, mas ambos com traços de negros (seja cabelo, nariz, lábios, crânios, pele....).
    Cara !!!! o ocorre que se vc não tem aparência de negro, não adianta questionar.... é bom refletir e ver se na infância algum de vcs sofreram bullying. Sem querer fazer comparação esdrúxula, mas é só para entender de uma vez por todas, segue como exemplo nossos os queridos cãezinhos..... Hipoteticamente falando, no cruzamento de um cão pastor Alemão com rottweiler, temos 3 alternativas :
    1- nasce com cara de pastor e vc dirá que é pastor, mas cruzamento com outra raça e prevalece pastor, orelhas em pe e td mais.
    2- nasce com cara de rottweiler, vc dirá que é rottweiler, mas cruzamento com outra raça e prevalece rottweiler, orelhas deitadas, corpo mais robusto entre outros.
    3-nasce com características mistas, vc não dirá que é pastor nem mesmo rottweiler, não se justifica por não haver semelhanças.
    Pelo que eu saiba vcs diriam "vira latas". Pelo amor de Deus, não quero aqui comparar pessoas com cães, não se ofendam, mas quero que entendam que nada adianta olhar parentesco, pois no edital não fala nada em descendência.
    Justiça seja feita !! A Lei tenta dar um equilíbrio aos negros, tendo em vista o histórico sabido por todos. Infelizmente nos dias atuais a discriminação ainda existe, mesmo nos sentimentos mais íntimos das pessoas, ou alguém ainda duvida disso ? Saibam que a discriminação ainda causa muita exclusão.... Pensem nisso !!!! Cada um com sua consciência. Eu já estou conformado.

    Isadora Lang

    Por isadora2017 em 05/11/2017 às 22:17:29

    Pessoal, alguém mais é pardo e fez a entrevista? Como foi? O que eles perguntam?

    Armando Pinto

    Por ggdias em 06/11/2017 às 10:29:28

    bom dia !

    isadora2017, eu já fiz e fui reprovado, mas não vou entrar com recurso. Tenho descendência negra, mas os traços não predominam.
    É super tranquilo, primeiro vc é atendida por uma recepcionista que recolhe sua identidade (RG, CNH ou outros), imediatamente ela informa à comissão que vc está presente. Não havendo ninguém aguardando, vc é logo atendida.
    Ao entrar na sala vc é educadamente recebida, lembre-se...... ficar tranquila, não há terrorismo algum. Eles fazem algumas perguntas do tipo, se trabalha, qual atividade executa. Em principio eles verificam bastante sua expressão facial, principalmente quando vc ri. Dessa forma os traços "negróides" ficam expostos. Achei o trabalho deles muito técnico, embora tenha sido reprovado. Tenho ciência que minha reprovação foi justa. Meu pai negro e mae branca, meu nariz e meu cabelo não puxaram a origem negra, somente a cor da pele é parda.
    Boa sorte para vc, espero ter ajudado. Agora vou esperar o interior.kkkkk, sem opção de cotas. Se tem que ser assim, então que seja.

    Bah C.

    Por bsg em 06/11/2017 às 10:45:34

    isadora2017 eu fiz e foi mega tranquilo, sou parda, passei, só perguntaram pq eu me inscrevi pela cotas, mas antes da pergunta o juiz tinha conversado comigo sobre meu nome, nada de mais só curiosidade dele. Todos são extremamente simpaticos e é tudo tranquilo, a gente q fica nervoso mesmo. Boa Sorte!

    Bruna Santana

    Por ermione em 06/11/2017 às 13:57:26

    Pessoal fui à comissão hoje às 11h em Campinas.
    Ouvi muitas histórias de pessoas pardas que disseram que foram reprovadas em SP, mas o que posso dizer é que no meu horário não havia pessoas brancas e que todos foram aprovados, pelo menos é o que eu acho baseado no rosto das pessoas quando retornavam para assinar o papel e pegar uma cópia.
    Tudo muito tranquilo, todos respeitosos. Fizeram perguntas gerais como: se trabalhava na área de direito, onde morava, se havia feito faculdade. Não durou mais de 1 minuto.

    Se tiverem alguma dúvida podem mandar msg. Eu estava muito apreensiva semana passada com as histórias, mas foi totalmente sem necessidade.

    Fiquem tranquilos.

    Isadora Lang

    Por isadora2017 em 06/11/2017 às 20:56:45

    ggdias e bsg, obrigada pela resposta. Minha entrevista é amanhã e estou super nervosa. kkk

    Isadora Lang

    Por isadora2017 em 06/11/2017 às 21:12:30

    Ermione, nossa que coisa boa! Parabéns! Chamam um de cada vez? Eu sou da cor da Juliana Paes e cabelo ondulado, nunca fui considerada negra, mas me considero parda pois branca e amarela também nao sou. Será que vão me aprovar? Que cor você tem mais ou menos?

    Bruna Santana

    Por ermione em 06/11/2017 às 22:33:09

    Isadora2017
    Sim, chamam um de cada vez no auditório. Aguardamos todos juntos em uma sala ao lado, mas a entrevista com os três é individual.

    Olha acho que sou um pouco mais escura que a Juliana Paes, tenho os lábios grossos e cabelo cacheado, eu faço
    progressiva mas deixei ele natural por conta do concurso e é essa a dica que te dou. Vá natural. Eu fui sem maquiagem nenhuma e com cabelo natural.
    Além da pele eles consideram bastante os traços, então vc tem cabelo cacheado, lábios mais grossos e/ou nariz mais largo?

    joao

    Por joaoaratangi em 07/11/2017 às 10:56:00

    Pessoal, bom dia. Tb fui aprovado. Deixei o cabelo crescer e fui com ele sem sequer pentear. Ainda tomei um belo banho de sol. Pois ou pardo. Mas foi bem tranquilo. Tinha pessoas com tom de pele bem mais clara que a minha e outros com tons mais escuros. E acredito que todos passaram. Um rapaz que tinha uma pele mais clara e nariz bem fino passou. Então, fiquem tranquilos que da para passar. Mas pelo sim ou pelo não... vão ao mais natural possível. Boa sorte a todos.

    talita pereira messias

    Por tali33 em 07/11/2017 às 12:49:50

    Olá, pessoal! minha entrevista é somente na sexta! aguenta coração até lá kkkk tô ansiosa tbm pq sou parda. Seria legal ver a foto da galera q é parda e já passou pela banca pra gente ter uma noção melhor... se puderem colocar o endereço de perfil de vcs no face ou no instagram (acho instagram mais facil pra quem usa) ... o meu é @tallimessias espero q de tudo certo para todos!
    joaoatarangi vc é da capital ou interior?

    e mtooo borigada a todos q estao postando!!! ajuda mtooo essas infirmações!!!

    Diego Santos da Rocha

    Por diiegosr em 07/11/2017 às 14:19:17

    Aos que ainda vão passar pela comissão, fiquem tranquilos pq lá é super de boa. Eles questionam coisas básicas e naturalmente, sem pressão ou intimidação. Claro que eles adotam um certo critério, até pessoal, para dizer se a pessoa se enquadra ou não nas cotas, o que não quer dizer que seja a palavra final. Lembrem-se que, caso necessário, há a opção de recurso no site da Vunesp, e ainda cabe, posteriormente, pedido de análise frente ao Judiciário. Dessa forma, se vocês tem a convicção de tal condição, vão tranquilos e não sofram por antecipação. Caso, na pior hipótese, a avaliação seja desfavorável, busquem os seus direitos e lutem até o final, pq independentemente do que tenha acontecido, cada um sabe o que passou pra chegar até aqui. Não deixem a peteca cair, vida que segue.

    joao

    Por joaoaratangi em 07/11/2017 às 16:28:00

    tali33, eu sou pardo. ou marrom.. sei lá. kkkk. mas tinha pessoas de vários tons de pele. E sou da capital.

    João Vitor

    Por jonny17 em 07/11/2017 às 21:04:44

    ggdias,
    tenho traços parecidos com os seus, e como você foi reprovado fiquei com um pé atrás.

    meu cabelo e nariz não são de origem negra, sou pardo e tenho lábios grossos, acham que é possível ser aprovado?

    Armando Pinto

    Por ggdias em 08/11/2017 às 09:28:11

    Olá jonny17,

    Então, vários aspectos estão sendo analisados. Lábios também são bem característicos na descendência negra, além de nariz e cabelo ou mesmo a pele.
    Tenha fé !! será aprovado sim. Lábios, não há como negar origem negra.

    boa sorte

    kriegel nevoland do nascimento filho

    Por kriginho em 08/11/2017 às 09:31:35

    Bom dia galera.
    Fiz a entrevista ontem.
    Foi tranquilo.
    Não durou 1 minuto.
    O juiz perguntou a origem do meu nome e onde nasci. Nada mais.
    .
    Meu fenótipo está entre pardo e preto, com cabelo crespo 4B, lábios carnudos e nariz pouco achatado.
    .
    Vi lá uma garota de pele bem clara, lábios e nariz finos, entre pardo e branco, que estava na sala comigo, ela só tinha o cabelo black 4B/4C, pois se ela alisá-lo no dia a dia é uma pessoa branca, mas a característica de negro nela (o cabelo black) foi o diferencial, acredito, pois ela passou também.
    .
    Enfim, aos que estão na dúvida, basta possuir características físicas fortes da raça negra, como cabelo crespo, lábios e nariz característicos, o tom da pele é muito subjetivo, mas as outras características são impossíveis de não se distinguir.

    kriegel nevoland do nascimento filho

    Por kriginho em 08/11/2017 às 09:36:00

    Acredito que o cabelo black é um diferencial (não sei se esta é a palavra mais apropriada, mas creio que vão compreender), pois vi em um documentário que o maior preconceito contra o negro, é por causa do cabelo crespo, pois os negros com cabelo liso são mais aceitos pela sociedade (não quer dizer que não sofrem preconceitos ou tem chances mitigadas).
    Por isso recomendo quem faz alisamento ou chapinha, deixar o afro livre por um dia, não é fator determinante, mas ajuda na comprovação na frente da comissão.
    .
    Mas falando de convocações, vocês acreditam que chamam 2700 mesmo?
    Eu estou em 1700 aproximadamente, e acredito que chame menos, todo dia é notícia sobre corte de gastos no setor público...tenso.

    Marcos

    Por apf6769 em 08/11/2017 às 13:43:09

    corte de gastos no executivo, não no judiciário (independência de poderes).
    Além de que as contas de SP tão em ordem, aqui num é várzea igual RJ.

    Tem a chance do próximo presidente sacanear, vir com tese de enxugar e dar eficiência...mas isso é balela, os escreventes são fundamentais. Vamos aguardar com serenidade. E prestar outros concursos.

    Isadora Lang

    Por isadora2017 em 08/11/2017 às 20:58:32

    Pessoal, passando aqui para agradecer os conselhos e dizer que fui aprovada. Galera parda, fiquem tranquilos, vai dar tudo certo. Como disso, tenho pele marrom, cor Juliana Paes, o cabelo é ondulado porque faço progressiva, então no dia fui com ele meio molhado bem amassado com gel. Meu nariz é largo e lábios grossos, acho q eles olha bastante isso também. Vi que eles olhavam muito para a minha foto no RG, então verifiquem como vocês estão no RG. Mas não perguntaram nada sobre minha cor ou se eu já tinha sofrido preconceito. O juiz estava mais preocupado em saber se eu ia durar no cargo. Perguntava por que eu queria me mudar pra SP, se eu já atuava na área do Direito e como não atuo ele perguntou por que eu tinha interesse nessa área. Eu falei que acabei gostando muito de Direito em função dos estudos para concurso e que busco estabilidade, que isso para mim é primordial. Deu certo. ;)

    Ticiane Janaina

    Por tijana em 09/11/2017 às 17:46:41

    Olá pessoal, obrigada pelo depoimento de todos. Gostaria de saber se tem como vocês mandarem fotos pra gente poder ver. Ficaria muito grata.

    Gislayne Rosa

    Por gihrosa em 09/11/2017 às 19:52:49

    Pessoal, boa noite.
    Alguém entrou com recurso contra a decisão da banca? Se sim, já receberam algum retorno da Vunesp?

    Obrigada.

    talita pereira messias

    Por tali33 em 10/11/2017 às 11:50:59

    Pessoal, bom dia. cheguei agora da entrevista! graças a Deus, fui aprovada. eu tava com mto medo de não ser pq tenho poucos traços negros, apesar de ser afrodescendente. Minha pele é morena, não mto escura. nao tenho traços fortes de negro. considero q tenho traços negros mas não são predominantes. meu cabelo é cacheado, mas não é crespo. ou seja, corri risco de sr reprovada. mas fui tranquila, fui de vestido pq minhas pernas sao bem morenas e acho q conta verem bem o tom da sua pele ne... tbm amarrei o meu cabelo bem no alto pq resslata mais os ttraços fortes do meu rosto q apesar de nao serem tao delicados, não sao predominantemente negros. mas efim deu certo!!!! me perguntaram minha profissão, onde moro, ha qto tempo e se foi a primeira vez q me inscrevi na cota e pq... respondi meio nervosa, mas graças a Deus me aprovaram. Um detalhe é q qdo cheguei no predio tinha mta gente q nao era afrodescente, dava pra ver na cara q nao era... mta gnete mesmo... deu ate vontade de perguntar como ainda tiveram coragem de ir... pessoas bem brancas, ou morenas simplesmente, sem traço nenhum de afrodescendencia... entao entendi pq tanta gente tava sendo reprovada! se a pessoa naao tiver nehum traço de afrodescendencia eles reprovam sem dó mesmo. aqui nao da pra por foto, mas quem tiver instagram pode ver minhas fotos pelo meu perfil @tallimessias. nos filtros pareço mais clara de pele do q sou na vdde kkk mas da pra ter uma ideia. bjs e boa sorte a todos!

    Diego Santos da Rocha

    Por diiegosr em 10/11/2017 às 22:04:05

    saiu uma nova convocação para alguns que entraram com recurso

Comentar Fórum

Para comentar neste fórum é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Palavras de baixo calão ou agressões serão excluídas e o usuário bloqueado. Seu ip é 54.221.76.68.