Questões de Concursos Administração Financeira e Orçamentária

  • Questão 9523.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - ANTT - CESPE - 2013

  • Programação e acompanhamento da execução do orçamento são elementos básicos do planejamento e controle. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.

    Entre os objetivos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) estão a promoção do controle diário da execução orçamentária e a disponibilização de meios para agilização da programação financeira.
  • Questão 12736.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - MPU - CESPE - 2015

  • Julgue o item que se seguem, a respeito do plano plurianual (PPA).

    A programação financeira tem o objetivo de ajustar o ritmo de execução do PPA ao fluxo provável de recursos financeiros, de modo a executar os programas de trabalho.
  • Questão 15306.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - DEPEN - CESPE - 2015

  • Acerca das noções básicas de orçamento público e de administração financeira e orçamentária, julgue o item a seguir.

    SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Um deputado apresentou proposta de emenda a projeto de lei de orçamento indicando como recurso quantia proveniente de anulação de despesa incidente sobre serviço da dívida. ASSERTIVA: Nessa situação, a proposta de emenda é inconstitucional, e a despesa não deverá ser executada.
  • Questão 20081.   Administração - Nível Superior - ANEEL - CESPE - 2010

  • No governo federal, dívida ativa são créditos da fazenda pública de natureza tributária ou não tributária, exigíveis em virtude do transcurso do prazo para pagamento. Acerca da cobrança e classificação da dívida ativa, julgue os seguintes itens.

    As receitas decorrentes de dívida ativa tributária ou não tributária devem ser classificadas como outras receitas de capital.
  • Questão 15313.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - DEPEN - CESPE - 2015

  • No que se refere a orçamento público e sua execução no Brasil, julgue o item que se segue.

    A lei orçamentária anual deve incluir orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social votante; no entanto, a autorização para a abertura de crédito suplementar deve ser conteúdo de lei complementar específica.
  • Questão 9513.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - ANTT - CESPE - 2013

  • O orçamento brasileiro é formado por um conjunto de leis que visam garantir coerência temporal nas ações desenvolvidas pelo governo. Nesse sentido, plano plurianual (PPA), lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e lei orçamentária anual (LOA) formam uma estrutura básica de planejamento e execução do orçamento no Brasil. Com relação a esses dispositivos, julgue os itens que se seguem.

    Para que as desigualdades regionais sejam combatidas de forma mais eficiente, é útil a apresentação do PPA de forma regionalizada; assim, seus impactos esperados podem ser vistos de forma mais clara, o que auxilia o melhor planejamento e controle. Apesar de a Constituição Federal trazer a obrigação de regionalização do PPA, a falta de lei complementar que defina esse conceito termina por desobrigar a regionalização desse plano, o que reduz sua eficácia.
  • Questão 15310.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - DEPEN - CESPE - 2015

  • Acerca das noções básicas de orçamento público e de administração financeira e orçamentária, julgue o item a seguir.

    O princípio orçamentário da unidade, que prescreve a formulação de um orçamento único, não é observado pela Constituição Federal brasileira, que determina a existência dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das estatais.
  • Questão 12733.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - MPU - CESPE - 2015

  • No que diz respeito aos sistemas e processos orçamentários e à evolução do planejamento no Brasil, julgue o item seguinte.

    Os órgãos setoriais integram o Sistema de Planejamento e Orçamento Federal e atuam verticalmente no processo decisório, integrando os produtos gerados no nível subsetorial, coordenado pelas unidades. Esses órgãos setoriais ficam sujeitos à orientação normativa e à supervisão técnica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
  • Questão 12870.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Polícia Federal - CESPE - 2013

  • No que tange à Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os itens seguintes.

    As despesas decorrentes do programa de incentivo à demissão voluntária de determinado órgão público estão excluídas do limite de despesas de pessoal do referido órgão.