Questões de Concursos Administração Pública

  • Questão 6452.   Direito Administrativo - Administração Pública - Nível Médio - Senado Federal - FGV - 2012

  • Em relação à forma, tempo e lugar dos atos do processo, com base na Lei 9.784/99, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • Questão 6450.   Direito Administrativo - Administração Pública - Nível Médio - Senado Federal - FGV - 2012

  • Recentemente, foi realizado plebiscito para consultar a população do Estado do Pará acerca da criação dos Estados de Carajás e Tapajós, a partir do Estado do Pará. Caso cada um de tais novos estados viesse a ser criado, acerca do regime de pessoal a ser adotado, é correto afirmar que:
  • Questão 11760.   Conhecimentos Específicos - Administração Pública - Nível Superior - SEFAZ PI - FCC - 2015

  • Na Administração pública federal, a gestão pública por resultados foi introduzida com o PPA 2000-2003, denominado Avança Brasil. Esse modelo de Administração, tem como característica
  • Questão 18804.   Conhecimentos Específicos - Administração Pública - Nível Superior - EsFCEx - EB - 2012

  • Integram a Administração Pública Federal, as entidades caracterizadas como
  • Questão 5710.   Direito Administrativo - Administração Pública - Nível Médio - Detran PB - FUNCAB - 2013

  • A modalidade de provimento derivado por reingresso do servidor em cargo público denominada “recondução” corresponde ao:
  • Questão 18807.   Conhecimentos Específicos - Administração Pública - Nível Superior - EsFCEx - EB - 2012

  • Considere as afirmações sobre o serviço público abaixo.

    I. Servidor público para efeitos penais é quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública em entidade estatal, autárquica ou paraestatal.

    II. Lícito e moral é todo ato administrativo praticado pelo servidor público que não for praticado no interesse da coletividade.

    III. A culpa verifica-se na ação ou omissão lesiva do servidor público, resultante de imprudência, negligência ou imperícia do agente, enquanto o dolo ocorre quando o servidor público deseja a ação ou omissão lesiva ou assume o risco de produzi-Ia.

    IV. A aplicação das penas disciplinares a servidor público será precedida de processo sumário, com o afastamento imediato, sendo permitido indicar advogado de defesa, na forma da legislação vigente.

    V. Todo servidor público no exercício das suas atividades deve atender os públicos interno e externo de maneira impessoal cumprindo suas tarefas e atividades considerando as circunstâncias a exemplo de falta de um colega ou maior demanda de um dado serviço pela comunidade.

    Em razão dos enunciados pode ser afirmado que são corretos:
  • Questão 18805.   Conhecimentos Específicos - Administração Pública - Nível Superior - EsFCEx - EB - 2012

  • O processo administrativo, no âmbito da Administração Pública Federal, impôs a observância de alguns princípios já previstos expressamente na Constituição então vigente, ou seja, os de
  • Questão 6449.   Direito Administrativo - Administração Pública - Nível Médio - Senado Federal - FGV - 2012

  • O Estado X ingressou com ação de improbidade administrativa cumulada com reparação de danos em razão de enorme fraude cometida contra sua entidade previdenciária. Em razão da existência de fundados indícios de responsabilidade, foi requerido e imediatamente concedido, antes mesmo da notificação, decreto de indisponibilidade dos bens dos réus da ação de improbidade. Ocorre que, quase dois anos depois, todas as decisões que receberam a inicial em face de cada um dos réus foram anuladas pelo Tribunal, em razão da ausência de intimação prévia do Ministério Público, declarando-se a repercussão da nulidade tão somente sobre os atos praticados em decorrência da referida decisão.

    Acerca da situação narrada acima e do regramento previsto na Lei 8.429/92, é correto afirmar que:
  • Questão 8083.   Direito Administrativo - Administração Pública - Nível Médio - SEAP DF - IADES - 2014

  • Os bens públicos são todas as coisas corpóreas e incorpóreas, móveis ou imóveis, que pertençam, sob qualquer título, às entidades públicas. Sendo assim, não podem ser livremente vendidos pelo administrador público, que não tem livre disponibilidade sobre eles, ao contrário do que ocorre com o proprietário de bens privados, que, como regra geral, tem poderes amplos para dispor dos próprios bens.

    Considerando essas informações, é correto afirmar que essa descrição apresenta a característica dos bens públicos denominada