Questões de Concursos Atualidades

  • Questão 9453.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A indústria automobilística sofre o impacto negativo da crise, com redução de vendas, produção e número de empregos.
  • Questão 18067.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - Polícia Militar SP - VUNESP - 2014

  • Sobre a série de manifestações sociais iniciadas no ano de 2013 no Brasil, é correto afirmar que
  • Questão 16729.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Polícia Militar CE - CESPE - 2008

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Especialmente na periferia dos grandes centros urbanos, organizações criminosas tendem a assumir o papel que cabe ao poder público.
  • Questão 6815.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - BANPARÁ - ESPP - 2012

  • Segundo foi divulgado na Folha Ilustrada de 11.02.12 (www1.folha.uol.com.br/ilustrada): “O Theatro Municipal começa na próxima quarta-feira (14.02) uma programação para lembrar os 90 anos da Semana de Arte Moderna, com música de câmara e sinfônica, balé e, sobretudo, duas óperas modernistas: "Magdalena", de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), e "Pedro Malazarte", de Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993)”

    Sobre a Semana de Arte Moderna, o Modernismo e seu contexto histórico, assinale a alternativa incorreta.
  • Questão 9853.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - SEE DF - CESPE - 2014

  • Apesar da ampliação do acesso à escola e da crescente geração de emprego, uma população de 9,6 milhões de jovens, formada principalmente por mulheres, muitas delas com filhos, não estuda nem trabalha e é motivo de preocupação nos estudos sobre condições de vida da população brasileira, aponta a síntese de indicadores sociais de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2012. Um em cada cinco brasileiros (19,6%) de 15 a 29 anos de idade faz parte da “geração nem nem”, jovens que nem estudam nem trabalham.

                             O Estado de S.Paulo, 30/11/2013, p. A34.

    Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da realidade social brasileira contemporânea, julgue o item subsequente.
    Cuidar dos filhos é importante fator para que jovens mulheres componham a ‘geração nem nem’.
  • Questão 17829.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Polícia Militar CE - CESPE - 2012

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • O autor dos atentados alegou que lutava contra a crise econômica em seu país.
  • Questão 12072.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • No Rio de Janeiro, quatro dias após ser atingido na cabeça por um rojão quando trabalhava na cobertura de manifestação contra o aumento de passagens de ônibus, o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade teve a morte confirmada. Enquanto isso, na contramão de outras regiões, países africanos reforçam perseguição a homossexuais com novas leis. Aliás, a ausência de governantes de países importantes na abertura dos Jogos de Inverno de Sochi foi entendida como uma espécie de boicote a Vladimir Putin pelo modo como seu governo vem lidando com os direitos humanos. No campo das comunicações, o poder da rede mundial de computadores como instrumento de consciência política e de arregimentação para protestos tem levado dezenas de governos a censurá-la. A propósito, a ONU e a Organização dos Estados Americanos (OEA) condenam a violência do governo venezuelano contra os opositores que tomam as ruas.

    Considerando esses e outros aspectos típicos dos tempos atuais, julgue os itens

    Se, na África, a intolerância contra homossexuais vem ganhando espaço, amparada no conservadorismo das populações, no extremismo religioso e no oportunismo político, em outras regiões — como Europa e América — amplia-se o número de países que permitem o casamento de pessoas do mesmo sexo.
  • Questão 20453.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - ANS - FEC - 2010

  • “O último exemplo se viu nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, emfevereiro.Como emtodo evento mundial, a "pegada" deixada pelas Olimpíadas no meio ambiente é monstro. 150 000 toneladas de carbono,calcula-se, foram jogadas na atmosfera só pelos participantes diretos dos jogos — atletas, suas viagens, instalações, etc.Outras180 000 toneladas partiram dos participantes indiretos — o público, jornalistas, marqueteiros,etc.Bem, qualquer pessoa que estava na competição pôde ver o alcance de sua pegada ecológica em calculadoras simples, que davam estimativas sobre o impacto de suas viagens de avião e de carro, hospedagem e até festas. Melhor: para as consciências pesadas eram oferecidos créditos de carbono a partir de 5 dólares canadenses.A meta dos organizadores era neutralizar as pegadas diretas.As indiretas, pelo jeito,vão ficar para as próximas Olimpíadas.De qualquer forma, é um avanço, ou não é? Vai saber. . . ” Um gás que desempenha importante contribuição para o aquecimento global,além do gás carbônico, é o:
  • Questão 16799.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - Polícia Militar CE - CESPE - 2014

  • No novo mapa da riqueza no Brasil, as cidades médias avançam e as capitais perdem espaço. Apesar dessa tendência, a riqueza continua concentrada no país. A renda gerada por apenas seis municípios — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus — responde por um quarto de toda a riqueza no país.

    Com base no fragmento de texto acima e nos diversos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

    Brasil, Rússia, Índia e China, países do chamado BRICs, apresentam realidade econômica equivalente, caracterizada por ampla capacidade de produção e de participação no mercado mundial.
  • Questão 9446.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • No Iraque, os EUA derrubaram Saddam Hussein com relativa facilidade, mas encontraram forte resistência posterior, gerando inúmeras baixas, má repercussão internacional e crescente insatisfação da própria opinião pública norte-americana.