Questões de Concursos Conceitos Fundamentais

  • Questão 30902.   Arquivologia - Nível Superior - FIOCRUZ - FGV - 2010

  • No final do século XIX, Fustel de Coulanges e outros historiadores, embebidos de um espírito positivista, passaram a considerar o documento como idêntico:
  • Questão 20428.   Arquivologia - Nível Superior - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Com relação a conceitos fundamentais de arquivologia e tendo como referência a legislação arquivística brasileira vigente, julgue os itens a seguir.

    De acordo com os fundamentos da arquivologia, é correto que o arquivo corrente que existir na ANTAQ seja formado pelo conjunto de documentos mantidos nos diversos setores da agência para apoio às atividades cotidianas.
  • Questão 30903.   Arquivologia - Nível Superior - FIOCRUZ - FGV - 2010

  • O historiador Marc Bloch, em seu livro Introdução à História, afirma:

    “Seria uma grande ilusão imaginar que a cada problema histórico corresponde um tipo único de documentos, especializado nesta função”.

    A partir desta declaração, analise as afirmativas a seguir.

    I. Não há documentos especializados para fins históricos.
    II. O historiador deve suprir a ausência de documentos;
    III. O documento deve ser tomado num sentido mais amplo.
    IV. Não há história sem documentos escritos.
    V. O monumento é mais importante para o historiador.

    Assinale:
  • Questão 20433.   Arquivologia - Nível Superior - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos fundamentais de arquivologia.

    Entre os aspectos diferenciadores de um documento de arquivo, incluem-se a heterogeneidade de seu conteúdo e a multiplicidade da informação, aspectos derivados não da proximidade com a gênese do documento, mas de sua própria gênese.
  • Questão 20434.   Arquivologia - Nível Superior - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos fundamentais de arquivologia.

    O documento tomado individualmente não é testemunho completo dos atos e das ações que o geraram, visto que é na relação que ele estabelece com outros documentos e com a atividade da qual resulta que lhe são atribuídos significado e capacidade comprobatória, característica conhecida como inter-relacionamento.
  • Questão 20429.   Arquivologia - Nível Superior - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos fundamentais de arquivologia.

    Os arquivos de uma instituição são formados a partir da informação registrada orgânica, interna ou externa, dessa instituição.
  • Questão 20430.   Arquivologia - Nível Superior - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos fundamentais de arquivologia.

    A informação não orgânica existe exclusivamente nos setores de trabalho e sob a forma de publicações, de bancos de dados ou de dossiês temáticos.
  • Questão 30901.   Arquivologia - Nível Superior - FIOCRUZ - FGV - 2010

  • A partir do século XIII na Itália proliferam os arquivos notariais [conf. Favier 1958, p. 13-18], citado por Le Goff. Com a expansão das cidades constituem-se os arquivos urbanos.

    A este respeito a cidade pioneira é:
  • Questão 20427.   Arquivologia - Nível Superior - ANTAQ - CESPE - 2009

  • Com relação a conceitos fundamentais de arquivologia e tendo como referência a legislação arquivística brasileira vigente, julgue os itens a seguir.

    De acordo com a aplicação dos critérios elaborados por Michel Duchein e considerando as vinculações existentes entre a ANTAQ e o Ministério dos Transportes, o acervo documental que estiver presente na ANTAQ deve ser considerado um subfundo vinculado ao fundo do referido ministério.
  • Questão 30899.   Arquivologia - Nível Superior - FIOCRUZ - FGV - 2010

  • É comum afirmar-se que durante a Idade Média européia quase se perdeu a “tradição arquivística”.

    Com relação a essa afirmativa, analise os itens a seguir que apresentam alguns fatores que concorreram para esta situação.

    I. Suportes pouco resistentes.
    II. Mobilidade dos centros do poder.
    III. Administrações sem autonomia.
    IV. Falta de conhecimento detalhado das instituições.
    V. Práticas administrativas ultrapassadas.

    Assinale: