Questões de Concursos Educação Infantil

  • Questão 5194.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • No livro “Os fazeres na Educação Infantil” de M.C. Rosseti-Ferreira, ao analisar a creche Carochinha em Ribeirão Preto, como são vistos os educadores?
  • Questão 4099.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - BD - 2007

  • Para que a instituição de Educação Infantil possa obter elementos sobre o trabalho desenvolvido com as crianças, ela deve organizar estratégias de avaliação que possibilitem:
  • Questão 4104.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - BD - 2007

  • 35. A turma de Maternal I fará um passeio ao Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos. Joana é Agente Auxiliar de Creche, atuando na turma de Maternal I. Considerando as atribuições específicas da função de Joana, previstas na Lei 3985, de 8/04/2005, ela deverá:
  • Questão 5191.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • Brincando de “Faz-de-conta” com crianças de 0-3 anos, a professora e o auxiliar organizam um jogo de esconder e aparecer. O desenvolvimento desse conteúdo auxilia a criança a
  • Questão 4097.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - BD - 2007

  • Marta, Diretora da Creche Municipal Criança Feliz, e Janete, Professora Regente Articuladora, trabalham muito para a organização e o sucesso da creche, garantindo às crianças conforto e bem estar. De acordo com a Portaria E/DGED nº 29, de 14 de setembro de 2006, Art. 2º, contando com o apoio de profissional da Divisão de Educação da Coordenadoria Regional de Educação, é uma das atribuições de Marta e Janete:
  • Questão 5195.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • Assinale a alternativa correta em relação à afirmação “Pessoas são pessoas através de pessoas” dita por R. Rossetti-Ferreira.
  • Questão 5196.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é importante que os profissionais das instituições sejam capazes de ouvir, observar e aprender com as famílias e suas crianças. Estas habilidades
  • Questão 29028.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Prefeitura de Betim MG - BD - 2015

  • Considerando o Referencial Curricular para a Educação Infantil, avalie as afirmativas sobre inclusão e diversidade.

    I. Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências, as particularidades de cada um.
    II. A Escola Inclusiva deve desenvolver uma pedagogia centrada na criança, considerando as diferenças e oferecendo respostas adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas quando isso se fizer necessário.
    III. Considerar que as crianças são diferentes entre si implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos individuais.
    IV. Individualizar a educação infantil não é marcar e estigmatizar as crianças pelo que diferem, mas levar em conta suas singularidades, respeitando-as e valorizando-as como fator de enriquecimento pessoal e cultural. 

    É CORRETO o que se afirma em
  • Questão 29027.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Prefeitura de Betim MG - BD - 2015

  • Considerando o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, avalie as seguintes afirmações:

    I. A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica.
    II. O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis amplia o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
    III. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil se apresenta como uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais, que assim o desejarem, na elaboração ou implementação de programas e currículos condizentes com suas realidades e singularidades. 

    É CORRETO o que se afirma em
  • Questão 27131.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Prefeitura de Alto Piquiri PR - KLC - 2012

  • O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil tem por princípio: