Questões de Concursos Educação Infantil

  • Questão 29030.   Conhecimentos Específicos - Educação Infantil - Nível Superior - Prefeitura de Betim MG - BD - 2015

  • Sobre a aprendizagem da escrita, NÃO é correto afirmar que
  • Questão 47850.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Superior - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014

  • Sobre a importância do brinquedo no desenvolvimento da criança, analise as proposições abaixo, de acordo com a perspectiva sociocultural, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

    I. O brinquedo cria zona de desenvolvimento proximal na criança.
    II. Na faz de conta, a criança é levada a agir num mundo imaginário, onde a situação é definida pelo significado atribuído à brincadeira e não pelos elementos reais, concretamente presentes no meio social.
    III. Enquanto uma situação imaginária, a brincadeira também é uma atividade livre, regida independentemente de regras. 

    A alternativa CORRETA é:
  • Questão 5192.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • Brincadeira é uma linguagem infantil, é uma imitação transformada, no plano das emoções e idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada.

    Deve-se incentivar e organizar a base estrutural da brincadeira na instituição infantil.

    Cabe ao auxiliar e ao professor, nessa intervenção intencional,
  • Questão 5198.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • A creche ou Centros de Educação Infantil, por atender um duplo direito, previsto na Constituição, à educação e dos trabalhadores que precisam compartilhar cuidados de seus filhos, presta seus serviços em período integral, assume assim a responsabilidade por um cuidado partilhado com os pais, e que precisa ser isento de riscos à integridade da criança. Surge a necessidade do planejamento de atitudes e procedimentos com foco
  • Questão 47847.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Superior - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014

  • A obra de Vigotski está voltada para a o estudo das funções psicológicas específicas do homem, isto é, o estudo da consciência. Em relação às contribuições vigotskianas sobre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F(falso) e responda: 

    I. Conforme a perspectiva teórica de Vigotski, os processos psicológicos superiores têm uma origem social.
    II. De acordo com Vigotski, é o desenvolvimento que possibilita o despertar de processos internos do aprendizado.
    III. Para Vigotski o uso de sistemas de signos que servem de mediadores é, precisamente, o que origina a emergência dos processos psicológicos superiores. 

    A alternativa correta é:
  • Questão 47849.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Superior - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014

  • Todas as alternativas abaixo se referem ao papel da escola e da intervenção pedagógica para o desenvolvimento do indivíduo, numa perspectiva vigotiskiana, EXCETO:
  • Questão 4096.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - BD - 2007

  • As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil encaminham um conjunto de princípios, procedimentos e fundamentos que orientarão as instituições de Educação Infantil, tendo como foco principal a:
  • Questão 27128.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Superior - Prefeitura de Alto Piquiri PR - KLC - 2012

  •  Pode-se afirmar que em uma instituição de educação infantil ou escolar: 
  • Questão 4097.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - BD - 2007

  • Marta, Diretora da Creche Municipal Criança Feliz, e Janete, Professora Regente Articuladora, trabalham muito para a organização e o sucesso da creche, garantindo às crianças conforto e bem estar. De acordo com a Portaria E/DGED nº 29, de 14 de setembro de 2006, Art. 2º, contando com o apoio de profissional da Divisão de Educação da Coordenadoria Regional de Educação, é uma das atribuições de Marta e Janete:
  • Questão 5199.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • As crianças menores de seis anos de idade ainda dependem de cuidados diretos prestados pelos professores. O cuidado cotidiano da saúde da criança é de competência da família e das instituições educativas, pois o cuidar está integrado ao educar. A partir das interações entre quem cuida e quem é cuidado constrói-se a identidade, a autonomia e a socialização, eixos do âmbito: