Questões de Concursos Educação Infantil

  • Questão 5197.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • Hoje, a maioria das crianças está vivendo sua infância nas instituições de educação infantil. São estes os espaços onde elas podem conviver com outras crianças, com pessoas mais velhas, com objetos socioculturais que lhes são ofertados para que sejam inseridos na sociedade atual. Neste contexto, a brincadeira se transforma em conteúdo de ensino. A brincadeira é uma atividade simultaneamente de ensino e de aprendizagem e é
  • Questão 5190.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • Luiza leciona para o pré (crianças de 6 anos) em uma escola de educação infantil. Pediu para seus alunos escolherem um livro de histórias. Contou-lhes e depois pediu para que a dramatizassem, dividindo papéis para cada aluno. Após a dramatização, Luiza escreveu na lousa todas as palavras já conhecidas por sua classe, narradas na história. Com esta atividade, Luiza trabalhou, respectivamente,
  • Questão 5198.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • A creche ou Centros de Educação Infantil, por atender um duplo direito, previsto na Constituição, à educação e dos trabalhadores que precisam compartilhar cuidados de seus filhos, presta seus serviços em período integral, assume assim a responsabilidade por um cuidado partilhado com os pais, e que precisa ser isento de riscos à integridade da criança. Surge a necessidade do planejamento de atitudes e procedimentos com foco
  • Questão 29027.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Prefeitura de Betim MG - BD - 2015

  • Considerando o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, avalie as seguintes afirmações:

    I. A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica.
    II. O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis amplia o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
    III. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil se apresenta como uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais, que assim o desejarem, na elaboração ou implementação de programas e currículos condizentes com suas realidades e singularidades. 

    É CORRETO o que se afirma em
  • Questão 4102.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - BD - 2007

  • A Creche Municipal Espaço do Saber realiza, no início de cada ano, uma reunião com os responsáveis pelas crianças para apresentar a proposta educacional que será desenvolvida. Com base no ECA, é direito dos pais ou responsáveis:
  • Questão 4097.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - BD - 2007

  • Marta, Diretora da Creche Municipal Criança Feliz, e Janete, Professora Regente Articuladora, trabalham muito para a organização e o sucesso da creche, garantindo às crianças conforto e bem estar. De acordo com a Portaria E/DGED nº 29, de 14 de setembro de 2006, Art. 2º, contando com o apoio de profissional da Divisão de Educação da Coordenadoria Regional de Educação, é uma das atribuições de Marta e Janete:
  • Questão 5189.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • Uma nova pedagogia de Educação Infantil voltada para crianças de 0-6 anos, segundo a legislação educacional brasileira, pós-1988, caracteriza-se por ser
  • Questão 29029.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Prefeitura de Betim MG - BD - 2015

  • NÃO constitui ação que visa à maior participação das famílias no Projeto Pedagógico da Instituição de Educação Infantil:
  • Questão 5194.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • No livro “Os fazeres na Educação Infantil” de M.C. Rosseti-Ferreira, ao analisar a creche Carochinha em Ribeirão Preto, como são vistos os educadores?
  • Questão 5193.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • Pode-se considerar como objetivos gerais de um planejamento de Educação Infantil; como sendo um princípio orientador: