Questões de Concursos Enfermagem em Centro Cirúrgico

  • Questão 34497.   Enfermagem - Nível Médio - EBSERH - IBFC - 2016

  • O técnico de Enfermagem que atua no centro cirúrgico deve ter conhecimento especifico e conhecer os termos formados por prefixos utilizados no dia-a-dia cirúrgico, indicando o órgão e o ato cirúrgico a ser realizado.

    Assinale a alternativa correta.
  • Questão 34496.   Enfermagem - Nível Médio - EBSERH - IBFC - 2016

  • O Centro Cirúrgico é o conjunto de áreas e instalações que permitem efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente, e de conforto para a equipe de saúde. Assinale a alternativa incorreta.
  • Questão 34498.   Enfermagem - Nível Médio - EBSERH - IBFC - 2016

  • A recuperação anestésica (RA) é o local destinado a receber o paciente no pós-operatório imediato até que recupere a consciência e tenha seus sinais vitais estáveis. Leia as afirmativas a seguir.

    I. A Assistência prestada ao paciente na RA requer cuidados constantes, necessitando de monitorização e controle rigoroso de sua evolução.
    II. A assistência prestada na RA é de cuidados críticos e necessita de uma equipe de enfermagem sempre alerta para atuar de maneira rápida e eficiente diante das complicações.
    III. As complicações na RA são raras, as mais comuns são: Choque cardiogênico, choque séptico e hipóxia grave.

    Assinale a alternativa correta.
  • Questão 43471.   Enfermagem - Nível Médio - UFMA - BD - 2016

  • Sobre os períodos da experiência cirúrgica, associe as afirmativas a seguir.  

    ( 1 ) Período de 24 horas antes do procedimento anestésico-cirúrgico estendendo-se até o encaminhamento do paciente ao Centro Cirúrgico
    ( 2 ) Começa no início do procedimento anestésico-cirúrgico e vai até o seu término
    ( 3 ) Compreende as primeiras 24 horas após a intervenção anestésico-cirúrgica
    ( 4 ) Compreende a chegada do paciente da sala de operação até sua alta para a unidade de origem
    ( 5 ) Inicia-se após as primeiras 24 horas que seguem à cirurgia e se estende até alta do paciente ou mesmo após seu retorno ao domicílio. 

    ( ) Pós-operatório imediato
    ( ) Pré-operatório imediato
    ( ) Recuperação pós-anestésica
    ( ) Pós-operatório mediato
    ( ) Intraoperatório

    Assinale a alternativa que representa a sequência correta.
  • Questão 43472.   Enfermagem - Nível Médio - UFMA - BD - 2016

  • Sobre os tipos de limpeza de sala de operação (SO), julgue as sentenças abaixo com ( V ) para sentenças verdadeiras e ( F ) para sentenças falsas.

    ( ) Limpeza preparatória é feita pelo circulante de sala e profissional do serviço de higienização, cerca de uma hora antes do início da primeira cirurgia do dia.
    ( ) Limpeza concorrente é realizada pelo circulante de sala e profissional do serviço de higienização, ao término da cirurgia, entre dois procedimentos na mesma SO.
    ( ) Limpeza operatória é realizada exclusivamente pelo circulante de sala durante o procedimento cirúrgico, para remover a matéria orgânica dos locais onde houve contaminação.
    ( ) Limpeza terminal é feita pelo circulante de sala e pelo instrumentador, envolvendo lavagem completa de toda unidade do centrocirúrgico e das SO, incluindo tetos e paredes. Esse tipo de limpeza é feita mensalmente

    A sequência correta é:
  • Questão 43470.   Enfermagem - Nível Médio - UFMA - BD - 2016

  • A assistência de enfermagem perioperatória compreende cuidados de enfermagem ao paciente, desde sua admissão no hospital para realizar procedimento cirúrgico, até o momento da alta hospitalar. Dentro desse amplo período assistencial, que inclui a clínica cirúrgica e o centro cirúrgico, são cuidados do técnico de enfermagem:

    ( I ) Obter informações do paciente sobre algum tipo de alergia, seja ela de qualquer natureza, registrar em prontuário e informar ao enfermeiro plantonista.
    ( II ) Recomendar ao paciente que, no dia da cirurgia, o mesmo deve realizar higiene íntima e pessoal antes de ser conduzido ao centro cirúrgico, desde que não molhe os cabelos e o couro cabeludo.
    ( III ) Quanto aos adornos, joias e prótese dentária o paciente deve ser informado pelo técnico de enfermagem para retirá-las apenas na sala de cirurgia, para não correr o risco de perdê-las. A circulante de sala operatória do centro cirúrgico fica responsável pela guarda de todos os adornos do paciente em segurança.
    ( IV ) Na sala de recuperação pós-anestésica, o técnico de enfermagem deve estar atento aos sinais vitais do paciente continuamente, comunicando ao enfermeiro do setor sobre qualquer alteração e registrar em prontuário.
    ( V ) Estando o paciente na clínica cirúrgica em pós-operatório, o técnico de enfermagem tem autonomia para retirar sonda vesical de demora do paciente, quando este referir intenso desconforto, desde que deixe registrada sua conduta no prontuário.

    É correto o que consta em:  
1