Questões de Concursos Fundamentação Pedagógica

  • Questão 5968.   Pedagogia - Nível Superior - SEE SP - VUNESP - 2009

  • As crianças, de uma turma com muitas dificuldades de
    aprendizagem, estavam desenhando. Uma das crianças queria
    escrever: “o revólver atira”, em seu desenho. Pede ajuda à
    professora que vai questionando, soletrando, apontando cada
    letra do alfabeto exposto na sala de aula. Nesse processo, a
    criança vai percebendo que já sabia escrever revólver, e resolve
    escrever “o revólver mata o ladrão”. A professora auxilia
    mais uma vez e quando se vira para atender outro aluno, a
    criança escreve sozinha: OLETAN.

    (Smolka. A criança na fase inicial de escrita. Adaptado)

    Nesta situação, é correto afirmar que
  • Questão 5969.   Pedagogia - Nível Superior - SEE SP - VUNESP - 2009

  • Uma professora está trabalhando com uma classe de terceira série heterogênea: 15 alunos ainda não estão alfabetizados. Os demais já começaram o ano alfabéticos: alguns já fazendo uso das convenções da escrita, outros nem tanto.

    Ao propor uma atividade como cruzadinha para essa turma, é correto afirmar que os alunos
  • Questão 5971.   Pedagogia - Nível Superior - SEE SP - VUNESP - 2009

  • A equipe pedagógica do Ciclo I de uma escola estadual estava fazendo a escolha dos livros para a leitura do professor, considerando os pressupostos do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Programa Ler e Escrever. Indique a afirmação que condiz com as orientações contidas nesse Guia.
  • Questão 5972.   Pedagogia - Nível Superior - SEE SP - VUNESP - 2009

  • Indique a situação mais adequada, de acordo com a concepção construtivista de aprendizagem.
  • Questão 5970.   Pedagogia - Nível Superior - SEE SP - VUNESP - 2009

  • Uma professora está trabalhando com uma classe de terceira série heterogênea: 15 alunos ainda não estão alfabetizados. Os demais já começaram o ano alfabéticos: alguns já fazendo uso das convenções da escrita, outros nem tanto.

    Considerando o exposto, pode-se dizer que o conteúdo trabalhado nessa situação didática é
1