Questões de Concursos Fundamentos da Educação

  • Questão 5113.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • Assinale cada afirmativa com V (verdadeira) ou F (falsa).

    ( ) Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, propunha uma concepção pedagógica que articulasse conhecimento e formação política.
    ( ) A Lei 10639/03 alterou a Lei 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da disciplina: “Movimento dos Sem-Terra no Brasil”.
    ( ) A concepção pedagógica denominada Escola Nova foi a expressão educacional do período da ditadura militar no Brasil.
    ( ) A gestão democrática busca garantir aos diretores escolares a centralização das decisões.

    Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo.
  • Questão 4439.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • As propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais visam à garantia de aprendizagem essencial para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos. Com relação à proposta de como devem ser abordados os conteúdos nesse documento, assinale a alternativa INCORRETA.
  • Questão 4443.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • NÃO constitui uma etapa na elaboração do plano de ensino:
  • Questão 4444.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • Segundo o Artigo 4º da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), é “dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”

    Analise os itens seguintes:

    I. Primazia de receber proteção e socorro na circunstância exclusiva de um acidente, seja de que natureza for.
    II. Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
    III. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
    IV. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

    São prioridades que devem ser garantidas à criança e ao adolescente o que está exposto nos itens
  • Questão 5115.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • O professor, para desempenhar sua função, precisa basear seu trabalho em três eixos fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta esses eixos.
  • Questão 5111.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • A escola contemporânea tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental. Que papel é esse?
  • Questão 4445.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, “faz-se necessária uma proposta educacional que tenha em vista a
    qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes no processo de ensino aprendizagem”.

    Analise as afirmativas abaixo relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem capaz de promover a educação de
    qualidade, preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

    I. A dinâmica de ensino deve favorecer o desenvolvimento do trabalho coletivo em detrimento do descobrimento das
    potencialidades do trabalho individual dos estudantes.
    II. A construção da autonomia do estudante deve ser buscada na prática pedagógica, cujo objetivo primordial é favorecer a criatividade individual para diante de situações conflituosas, ele tomar atitudes que assegurem exclusivamente o seu sucesso pessoal.
    III. As metodologias utilizadas no processo educativo devem ser capazes de priorizar estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.
    IV. No processo de ensino aprendizagem, os interesses e as motivações dos alunos devem ser considerados, uma vez que para formar cidadãos autônomos, críticos e participativos não há necessidade de valorizar os conteúdos sistematizados, mas valorizar a experiência do aluno.

    Está(ão) CORRETA( S ):
  • Questão 5119.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • O Governo Federal estabeleceu, através do MEC, as Diretrizes Curriculares Nacionais, que procuram, entre outras questões, resgatar historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira. Tais diretrizes estabelecem:
  • Questão 4440.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • Sobre a Educação do Campo, considerando o que determina as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo, é CORRETO afirmar que:
  • Questão 4442.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • Conforme o o Artigo 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, não constitui uma competência dos Municípios, em regime de colaboração, e com a assistência da União: