Questões de Concursos Fundamentos da Educação

  • Questão 4439.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • As propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais visam à garantia de aprendizagem essencial para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos. Com relação à proposta de como devem ser abordados os conteúdos nesse documento, assinale a alternativa INCORRETA.
  • Questão 5110.   Pedagogia - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • A escola brasileira contemporânea enfrenta um grande desafio, qual seja o de garantir a aprendizagem a todos os seus alunos. Só se consegue atingir esse objetivo, quando a escola assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado, como a aprendizagem é concebida e avaliada. A escola precisa se tornar apta para responder às necessidades de cada um dos seus alunos, de acordo com suas especificidades. Nesse sentido, um dos temas mais relevantes a serem considerados na atuação docente é:
  • Questão 5118.   Pedagogia - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • A gestão democrática das escolas é desenvolvida de modo coletivo, com a participação de todos os segmentos nas decisões e encaminhamentos, existindo um órgão máximo da escola, que é:
  • Questão 4441.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • A Lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental. Sobre a implantação do ensino fundamental de nove anos é INCORRETO afirmar que:
  • Questão 5119.   Pedagogia - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • O Governo Federal estabeleceu, através do MEC, as Diretrizes Curriculares Nacionais, que procuram, entre outras questões, resgatar historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira. Tais diretrizes estabelecem:
  • Questão 5115.   Pedagogia - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • O professor, para desempenhar sua função, precisa basear seu trabalho em três eixos fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta esses eixos.
  • Questão 4447.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • O Fundeb – Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica - tem como principal objetivo promover a distribuição dos recursos vinculados à educação. Sobre o Fundeb, assinale a alternativa CORRETA.
  • Questão 4440.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • Sobre a Educação do Campo, considerando o que determina as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo, é CORRETO afirmar que:
  • Questão 5116.   Pedagogia - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • Uma escola pública de qualidade exige que se repensem as relações de trabalho vividas na prática pedagógica. Nesse sentido, as relações humanas dos profissionais da escola precisam estar baseadas em determinados princípios. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses princípios.
  • Questão 4445.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, “faz-se necessária uma proposta educacional que tenha em vista a
    qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes no processo de ensino aprendizagem”.

    Analise as afirmativas abaixo relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem capaz de promover a educação de
    qualidade, preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

    I. A dinâmica de ensino deve favorecer o desenvolvimento do trabalho coletivo em detrimento do descobrimento das
    potencialidades do trabalho individual dos estudantes.
    II. A construção da autonomia do estudante deve ser buscada na prática pedagógica, cujo objetivo primordial é favorecer a criatividade individual para diante de situações conflituosas, ele tomar atitudes que assegurem exclusivamente o seu sucesso pessoal.
    III. As metodologias utilizadas no processo educativo devem ser capazes de priorizar estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.
    IV. No processo de ensino aprendizagem, os interesses e as motivações dos alunos devem ser considerados, uma vez que para formar cidadãos autônomos, críticos e participativos não há necessidade de valorizar os conteúdos sistematizados, mas valorizar a experiência do aluno.

    Está(ão) CORRETA( S ):