Questões de Concursos Fundamentos da Educação

  • Questão 4439.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • As propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais visam à garantia de aprendizagem essencial para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos. Com relação à proposta de como devem ser abordados os conteúdos nesse documento, assinale a alternativa INCORRETA.
  • Questão 4441.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • A Lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental. Sobre a implantação do ensino fundamental de nove anos é INCORRETO afirmar que:
  • Questão 4442.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • Conforme o o Artigo 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, não constitui uma competência dos Municípios, em regime de colaboração, e com a assistência da União:
  • Questão 4445.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, “faz-se necessária uma proposta educacional que tenha em vista a
    qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes no processo de ensino aprendizagem”.

    Analise as afirmativas abaixo relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem capaz de promover a educação de
    qualidade, preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

    I. A dinâmica de ensino deve favorecer o desenvolvimento do trabalho coletivo em detrimento do descobrimento das
    potencialidades do trabalho individual dos estudantes.
    II. A construção da autonomia do estudante deve ser buscada na prática pedagógica, cujo objetivo primordial é favorecer a criatividade individual para diante de situações conflituosas, ele tomar atitudes que assegurem exclusivamente o seu sucesso pessoal.
    III. As metodologias utilizadas no processo educativo devem ser capazes de priorizar estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.
    IV. No processo de ensino aprendizagem, os interesses e as motivações dos alunos devem ser considerados, uma vez que para formar cidadãos autônomos, críticos e participativos não há necessidade de valorizar os conteúdos sistematizados, mas valorizar a experiência do aluno.

    Está(ão) CORRETA( S ):
  • Questão 4446.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo, EXCETO.
  • Questão 5112.   Pedagogia - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • Segundo a Lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a estrutura da educação escolar é composta por:
  • Questão 5114.   Pedagogia - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • Sobre o Projeto Político Pedagógico, considere as seguintes afirmativas:

    1. Deve ser elaborado coletivamente.
    2. Deve contemplar as demandas da comunidade atendida.
    3. Deve partir de amplo e aprofundado processo de diagnóstico, análise e proposição de alternativas.
    4. Deve atender as características e necessidades do alunado.

    São exigências do projeto político-pedagógico da escola os itens:
  • Questão 5116.   Pedagogia - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • Uma escola pública de qualidade exige que se repensem as relações de trabalho vividas na prática pedagógica. Nesse sentido, as relações humanas dos profissionais da escola precisam estar baseadas em determinados princípios. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses princípios.
  • Questão 5113.   Pedagogia - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • Assinale cada afirmativa com V (verdadeira) ou F (falsa).

    ( ) Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, propunha uma concepção pedagógica que articulasse conhecimento e formação política.
    ( ) A Lei 10639/03 alterou a Lei 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da disciplina: “Movimento dos Sem-Terra no Brasil”.
    ( ) A concepção pedagógica denominada Escola Nova foi a expressão educacional do período da ditadura militar no Brasil.
    ( ) A gestão democrática busca garantir aos diretores escolares a centralização das decisões.

    Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo.
  • Questão 5118.   Pedagogia - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • A gestão democrática das escolas é desenvolvida de modo coletivo, com a participação de todos os segmentos nas decisões e encaminhamentos, existindo um órgão máximo da escola, que é:
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