Questões de Concursos Fundamentos da Educação

  • Questão 4445.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, “faz-se necessária uma proposta educacional que tenha em vista a
    qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes no processo de ensino aprendizagem”.

    Analise as afirmativas abaixo relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem capaz de promover a educação de
    qualidade, preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

    I. A dinâmica de ensino deve favorecer o desenvolvimento do trabalho coletivo em detrimento do descobrimento das
    potencialidades do trabalho individual dos estudantes.
    II. A construção da autonomia do estudante deve ser buscada na prática pedagógica, cujo objetivo primordial é favorecer a criatividade individual para diante de situações conflituosas, ele tomar atitudes que assegurem exclusivamente o seu sucesso pessoal.
    III. As metodologias utilizadas no processo educativo devem ser capazes de priorizar estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.
    IV. No processo de ensino aprendizagem, os interesses e as motivações dos alunos devem ser considerados, uma vez que para formar cidadãos autônomos, críticos e participativos não há necessidade de valorizar os conteúdos sistematizados, mas valorizar a experiência do aluno.

    Está(ão) CORRETA( S ):
  • Questão 4444.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • Segundo o Artigo 4º da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), é “dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”

    Analise os itens seguintes:

    I. Primazia de receber proteção e socorro na circunstância exclusiva de um acidente, seja de que natureza for.
    II. Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
    III. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
    IV. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

    São prioridades que devem ser garantidas à criança e ao adolescente o que está exposto nos itens
  • Questão 5117.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • A gestão democrática da escola passa, entre outras questões, pelo fortalecimento e pela consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar. Esses mecanismos prevêem:
  • Questão 4443.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • NÃO constitui uma etapa na elaboração do plano de ensino:
  • Questão 5115.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • O professor, para desempenhar sua função, precisa basear seu trabalho em três eixos fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta esses eixos.
  • Questão 4442.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • Conforme o o Artigo 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, não constitui uma competência dos Municípios, em regime de colaboração, e com a assistência da União:
  • Questão 4441.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • A Lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental. Sobre a implantação do ensino fundamental de nove anos é INCORRETO afirmar que:
  • Questão 5114.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • Sobre o Projeto Político Pedagógico, considere as seguintes afirmativas:

    1. Deve ser elaborado coletivamente.
    2. Deve contemplar as demandas da comunidade atendida.
    3. Deve partir de amplo e aprofundado processo de diagnóstico, análise e proposição de alternativas.
    4. Deve atender as características e necessidades do alunado.

    São exigências do projeto político-pedagógico da escola os itens:
  • Questão 5111.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • A escola contemporânea tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental. Que papel é esse?
  • Questão 5110.   Pedagogia - Fundamentos da Educação - Nível Superior - SEED PR - UFPR - 2007

  • A escola brasileira contemporânea enfrenta um grande desafio, qual seja o de garantir a aprendizagem a todos os seus alunos. Só se consegue atingir esse objetivo, quando a escola assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado, como a aprendizagem é concebida e avaliada. A escola precisa se tornar apta para responder às necessidades de cada um dos seus alunos, de acordo com suas especificidades. Nesse sentido, um dos temas mais relevantes a serem considerados na atuação docente é: