Questões de Concursos Gestão de Pessoas

  • Questão 21542.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - BACEN - CESGRANRIO - 2010

  • Apesar da necessidade de imparcialidade e objetividade no processo de avaliação de desempenho organizacional, percebe-se que a cultura paternalista faz com que avaliadores, às vezes, favoreçam pessoas

    1. de que gostam, independente da sua competência profissional e de seus resultados;
    2. que vinham apresentando maus desempenhos, mas que, perto do período da avaliação, "mostraram serviço".

    Esse erro de propensão, causado em geral porque os avaliadores não conseguem ficar emocionalmente desligados, pode ser qualificado, nos exemplos acima, respectivamente, como
  • Questão 9985.   Conhecimentos Específicos - Gestão de Pessoas - Nível Superior - TRE AP - FCC - 2011

  • Os programas de treinamento devem ser avaliados em quatro níveis:
  • Questão 10973.   Conhecimentos Específicos - Gestão de Pessoas - Nível Superior - SEDUC RJ - CEPERJ - 2012

  • Quando apenas os executivos podem receber bônus relacionado com metas pré-negociadas, pode-se afirmar que a organização adota a seguinte forma de remuneração:
  • Questão 6406.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - DPE TO - COPESE - 2012

  • A análise organizacional por si só possibilita o diagnóstico de certas necessidades de treinamento. Neste sentido são indicadores de necessidade de treinamento, EXCETO:
  • Questão 7396.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Superior - DNIT - ESAF - 2013

  • Leia as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

    I. A avaliação de desempenho é um tema que há muito tempo tem sido objeto de estudo na área de gestão de pessoas, embora na prática organizacional ainda seja uma questão bastante controvertida. Avaliar é algo difícil, mas extremamente necessário.

    II. A avaliação de desempenho é um instrumento que permite avaliar a atuação da força de trabalho, objetivando prever comportamentos futuros e levando em conta o potencial humano disponível nas organizações.

    III. As causas do mau desempenho no trabalho são devidas unicamente ao trabalhador.

    IV. Os erros mais comuns em uma avaliação de desempenho são o efeito halo, a leniência, o erro de tendência central, a falsidade e o critério único.
  • Questão 39191.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Superior - TSE - CONSULPLAN - 2012

  • As organizações de  aprendizagem  compreendem organizações  que  se  encontram  em  constante  aprendizagem  e  o  seu  desenvolvimento  ocorre  à  medida  que  seus  colaboradores  adquirem  novos  conhecimentos.  Nessas  organizações  ocorre  um fenômeno denominado tensão criativa que é considerada o  motor  da  inovação  nas  organizações.  Em  relação  à  tensão  criativa, assinale a alternativa que corresponde a uma de  suas  características.
  • Questão 12878.   Conhecimentos Específicos - Gestão de Pessoas - Nível Superior - Polícia Federal - CESPE - 2013

  • Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.

    A tarefa essencial da gestão de pessoas, influenciada pela escola de relações humanas, é criar condições e oportunidades para que as pessoas possam atingir da melhor forma seus objetivos pessoais, dirigindo os próprios esforços em direção aos objetivos da organização.