Questões de Concursos Gestão de Pessoas

  • Questão 19891.   Recursos Humanos - Nível Médio - AL SP - FCC - 2010

  • A divisão dos poderes de decisão entre o chefe e a equipe é uma característica do estilo de liderança denominado
  • Questão 20787.   Recursos Humanos - Nível Médio - ANAC - CESPE - 2012

  • Acerca de estrutura e cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.

    A cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores e normas que são compartilhados pelos membros de uma organização e controlam a forma como eles se relacionam entre si, com fornecedores, clientes e membros externos.
  • Questão 20236.   Recursos Humanos - Nível Médio - ANS - CESPE - 2013

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Na reciprocidade entre pessoas e organizações, a existência de condições adequadas de trabalho favorece a motivação e o desempenho no trabalho, o que facilita a atuação da liderança em busca dos resultados organizacionais.
  • Questão 15316.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - DEPEN - CESPE - 2015

  • Acerca das funções e dos objetivos básicos da gestão de pessoas, julgue o item que se segue.

    As unidades de gestão de pessoas contribuem diretamente para que as organizações alcancem suas metas econômico-financeiras.
  • Questão 23101.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - IBGE - CESGRANRIO - 2014

  • As pessoas nas organizações compartilham uma grande variedade de inter-relações que assumem a forma de padrões ou redes de interdependência.

    No caso de uma organização onde os vendedores dependem dos balconistas para o preenchimento das faturas e o processamento dos recibos de cartões de crédito, e os balconistas dependem dos vendedores para a geração de vendas, observa-se uma interdependência
  • Questão 13350.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - SUFRAMA - CESPE - 2014

  • Na administração pública, há a tendência de substituição gradual dos métodos tradicionais de avaliação pelo que se denomina atualmente de gestão do desempenho. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

    Desempenho refere-se ao conjunto de comportamentos manifestados pelo indivíduo no exercício de suas atribuições e responsabilidades no trabalho, bem como aos resultados decorrentes dessa expressão comportamental.
  • Questão 19655.   Recursos Humanos - Nível Superior - ANCINE - CESPE - 2013

  • Acerca dos processos de motivação e liderança, julgue os itens 1 e 2.

    A maturidade do líder é a principal característica do modelo de liderança de Hersey & Blanchard, que demonstra as situações enfrentadas pelos subordinados. Esse modelo deve ser analisado em um conjunto de tarefas, a partir das quais é possível enquadrar os líderes em categorias universais, considerando suas competências e motivações
  • Questão 22363.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - CAERN - FGV - 2010

  • Duas empresas possuem culturas organizacionais distintas. Em uma delas, uma empresa de construção civil, o sistema administrativo toma todas as decisões sem consultar os funcionários e procura controlar todas as decisões que envolvem a organização. Na segunda, uma empresa de consultoria, há uma ênfase especial nas recompensas sociais e simbólicas para os funcionários. De maneira geral, essas características são relacionadas, respectivamente, a quais sistemas culturais em uma organização?
  • Questão 15933.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - CELG GT GO - CS-UFG - 2014

  • O uso da autoridade hierárquica para influenciar as atitudes e os comportamentos dos colaboradores, seja pela remuneração, seja pela punição, quando esses se­ guem ou não as normas da empresa, suas determina­ções, é conhecido como controle
  • Questão 12879.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Polícia Federal - CESPE - 2013

  • Acerca do comportamento organizacional, do gerenciamento de conflitos e da gestão da mudança, julgue os próximos itens.

    Os estímulos ambientais, as ações e o comportamento das pessoas, a persistência no comportamento e as recompensas advindas das ações são considerados, pelas teorias de conteúdo, elementos essenciais da motivação, que a caracterizam como processo complexo e dinâmico.