Questões de Concursos Gestão de Pessoas

  • Questão 11057.   Conhecimentos Específicos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - SEAP DF - IADES - 2014

  • Para que haja uma equipe de trabalho, é necessário que as pessoas tenham comportamentos distintos. A respeito de equipes de trabalho e do comportamento dos membros dessas equipes, assinale a alternativa correta.
  • Questão 30010.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - Consurge MG - GESTÃO CONCURSO - 2016

  • “Além das aptidões e qualidades necessárias ao desempenho de qualquer função, na organização, existem outras exigências de habilidades e valores essenciais à superação da própria complexidade e da correria decorrentes da função exercida, muitas das quais não resultam de estudos formais”. (O’DONNELL, 2006).

    Considerando esse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as habilidades aos respectivos valores.

    COLUNA I
    1. Absorção da cultura da organização
    2. Consciência Global
    3. Entendimento prático dos regulamentos e procedimentos
    4. Habilidade interpessoal
    5. Pensamento crítico
    6. Prática da ética

    COLUNA II
    ( ) Honestidade
    ( ) Respeito, confiança, tolerância
    ( ) Vontade de aprender
    ( ) Objetividade, proatividade
    ( ) Abertura, perspicácia
    ( ) Obediência, disciplina, responsabilidade

    Assinale a sequência CORRETA.
  • Questão 19654.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Superior - ANCINE - CESPE - 2013

  • Acerca dos processos de motivação e liderança, julgue os itens 1 e 2.

    A motivação é específica e tem como propriedades a direção, a intensidade e a permanência; consiste no estudo explicativo sobre as forças ou motivos que influenciam o desempenho das pessoas em situações de trabalho.
  • Questão 31642.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - CRF PR - QUADRIX - 2016

  • No meio empresarial, tem-se visualizado uma situação de crescente dificuldade na tomada de decisões. Uma tomada de decisão pode ser considerada como uma seleção criteriosa de um curso preferencial de ação, com base em duas ou mais alternativas viáveis. Tal processo tem alguns fatores de influência, dentre os quais podemos citar:

    I. redução do tempo disponível para a tomada de decisão, pela influência de algumas variáveis, tais como a concorrência.
    II. velocidade das comunicações.
    III. melhoramentos nos processos de informações e com expectativa de resultados a curto prazo.

    Pode-se afirmar que:
  • Questão 7301.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Superior - MPE SC - FEPESE - 2014

  • É considerado um estudo longitudinal o seguinte exemplo:
  • Questão 10586.   Conhecimentos Específicos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - Colégio Pedro II - IDECAN - 2014

  • “Nós somos o que fazemos repetidas vezes. Portanto, a excelência não é um ato, mas um hábito.”

    (Aristóteles, filósofo grego.)

    Diante do exposto, analise.

    I. Constituem os princípios para o bom atendimento na gestão de qualidade: foco no cliente, atendimento à real necessidade do usuário e manutenção da qualidade.
    II. Durante o atendimento telefônico, recomenda-se que se atenda as necessidades do cliente. Porém, se ele desejar algo que o atendente não possa fornecer, é necessário que se ofereça alternativas.
    III. Existem algumas barreiras que interferem no processo de comunicação, tais como: barreiras tecnológicas, de linguagem e psicológicas.
    IV. Além da competência, presteza, cortesia, paciência e respeito, a empatia é um fator crucial para a excelência no atendimento ao público.
    V. Contribuem para a eficiência e qualidade da prestação de serviços, a padronização e a uniformidade nos procedimentos de atendimento ao público.

    Estão corretas as afirmativas
  • Questão 39070.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Fundamental - IFB - BD - 2016

  • Leia as afirmativas sobre Comunicação:

    I) Para comunicar sinais ou mensagens, o processo de comunicação não exige que a fonte pense e decodifique suas ideias com palavras ou símbolos.
    II) Uma pessoa sozinha não pode comunicar-se, pois somente com outra pessoa receptora é que pode completar o ato da comunicação.
    III) A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada.
    IV) A Comunicação, apesar de ser um processo de mão dupla, não envolve necessariamente retroação.
    V) Comunicação é quando uma informação é transmitida a alguém, sendo então compartilhada também por esse alguém.

    Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
  • Questão 23988.   Conhecimentos Específicos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - CFA - IADES - 2010

  • A implementação de sistemas de qualidade em uma organização só é possível com o engajamento de todas as áreas e pessoas envolvidas. Para o sucesso na implementação é fundamental
  • Questão 29521.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Superior - CODEMIG - FGV - 2015

  • A empresa Delta atua em um segmento de mercado que exige mão de obra altamente qualificada, cuja oferta é bastante restrita no mercado de trabalho brasileiro. A empresa tem um quadro enxuto e tanto analistas quanto gerentes são muito experientes, além de experts em suas áreas. No entanto, dada a estrutura organizada basicamente por projetos, não há muitas oportunidades de promoção hierárquica, o que vem resultando em certa desmotivação entre os colaboradores. Recentemente, a empresa ganhou uma licitação para o desenvolvimento de um importante projeto a ser iniciado em 2016, que envolverá uma equipe de um gerente e quatro analistas. Do quadro atual da empresa, só estão disponíveis para serem alocados ao projeto três analistas. Assim, a liderança da Delta e a área de RH reuniram-se para avaliar os possíveis cursos de ação.

    Tendo em vista a situação e as condições descritas, seria adequado contemplar no planejamento de recursos humanos para 2016: 
  • Questão 20790.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - ANAC - CESPE - 2012

  • A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

    A análise de cargos organiza-se em duas fases: coleta de dados e descrição e especificação de cargos. A redação da descrição dos cargos é realizada posteriormente à redação da especificação.