Questões de Concursos Governança de TI

  • Questão 19452.   Informática - Nível Superior - AL MG - FUMARC - 2014

  • De acordo com a biblioteca ITIL V3, o gerenciamento e a aprovação de modificações na base de dados de Erros Conhecidos são de responsabilidade do processo:
  • Questão 10781.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - TCM GO - INSTITUTO CIDADES - 2012

  • Governança Corporativa pelo fato das informações financeiras das empresas estarem salvas em sistemas de informação. Os gestores de negócio precisam ter garantias que as informações nestes sistemas são confiáveis. Para garantir que os dados nos sistemas são fidedignos devemos trabalhar com guias de melhores práticas de mercado. Atualmente, o framework mais utilizado no mundo em se falando de Governança de TI é o:
  • Questão 32748.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - DNPM - MOVENS - 2010

  • O Service Desk, muitas vezes chamado de Help Desk, é uma das principais unidades de um departamento de informática, já que é o ponto de contato direto entre o departamento de informática e os usuários. Grande parte da imagem da TI dentro de uma empresa devese à eficiência e à eficácia desse serviço. No tocante às funções do Service Desk, definidas pelo ITIL, assinale a opção INCORRETA.
  • Questão 28182.   Informática - Nível Médio - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014

  • Considere:

    I. Um acordo entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização. Ele dá apoio à entrega, pelo provedor de serviço de TI, de serviços de TI a clientes e define os produtos ou serviços a serem fornecidos e as responsabilidades de ambas as partes. Por exemplo, pode haver um acordo entre a central de serviço e um grupo de suporte para fornecer resolução de incidente dentro de um prazo acordado.
    II. Um acordo entre um provedor de serviço de TI e um cliente. Ele descreve o serviço de TI e especifica as responsabilidades do provedor de serviço de TI e do cliente, dentre outros aspectos. Um único acordo pode cobrir múltiplos serviços de TI ou múltiplos clientes.

    De acordo com a ITIL v3, a definição I refere-se a Acordo de Nível
  • Questão 28183.   Informática - Nível Médio - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014

  • De acordo com a ITIL v3, o Gerenciamento de Disponibilidade define, analisa, planeja, mede e melhora todos os aspectos da disponibilidade de serviços de TI, dentre os quais estão os abaixo definidos:

    I. uma medida de quão rápido e eficaz um serviço de TI ou outro item de configuração pode ser restaurado à operação normal após uma falha.
    II. refere-se à habilidade de um serviço de TI ou outro item de configuração de desempenhar a sua função acordada quando requerido.
    III. uma medida do tempo em que um serviço de TI ou outro item de configuração pode executar a sua função acordada sem interrupção.

    A associação correta entre as definições I, II e III e os aspectos gerenciados está apresentada, respectivamente, em:
  • Questão 19662.   Informática - Nível Superior - ANAC - CESPE - 2012

  • Em conformidade com a ITIL 2011, julgue os itens a seguir, acerca do gerenciamento de serviços de TI.

    No desenho do serviço, é correto adotar uma recuperação gradativa para a continuidade dos serviços, casos em que se usam instalações fixas dedicadas com sistemas de computadores e softwares preconfigurados prontos para executarem os serviços de TI.
  • Questão 30857.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - CREA AC - FUNCAB - 2016

  • No domínio de Avaliar, Dirigire Monitorardo COBIT 5, o processo que assegura que as capacidades adequadas e suficientes relacionadas à TI estão disponíveis para apoiar os objetivos da organização deforma eficaz a um custo ótimo é denominado:
  • Questão 25997.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - CNEN - IDECAN - 2014

  • Enquanto o Cobit foca nos processos de TI, a ITIL (Information Technology Infraestructure Library) é um agrupamento das melhores práticas utilizadas para o gerenciamento dos serviços de TI. A versão 3 é formada por 5 livros.

    Assinale a alternativa que apresenta os processos do livro Estratégia de Serviços da ITIL.
  • Questão 23411.   Informática - Nível Superior - CEB DISTRIBUIÇÃO S/A - EXATUS PR - 2014

  • Todas as alternativas remetem a livros que fazem parte da versão 3 da biblioteca ITIL, exceto: