Questões de Concursos Governança de TI

  • Questão 28181.   Informática - Nível Médio - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014

  • O domínio Entrega e Suporte do CobiT 4.1 cobre a entrega propriamente dita de serviços requeridos. São processos deste domínio:
  • Questão 10779.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - TCM GO - INSTITUTO CIDADES - 2012

  • O CMMI foi baseado nas melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos. As representações permitem à organização utilizar diferentes caminhos para a melhoria de acordo com seu interesse. Na representação por estágios, o nível onde existe documentação e padronização das atividades de gerenciamento básico e de Engenharia de Software e que possui processos gerencias e técnicos bem definidos com possibilidade de avaliação do processo é:
  • Questão 26000.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - CNEN - IDECAN - 2014

  • No CMMI-DEV, a gestão do projeto envolve áreas do processo que tratam aspectos de planejamento, monitoração e controle relacionados exclusivamente a projetos. Relacione adequadamente as áreas do processo aos respectivos objetivos.

    1.Planejamento do Projeto (PP).
    2.Gestão do Acordo com o Fornecedor (PMC).
    3.Gestão de Requisitos (REQM).
    4.Gestão de Riscos (RSKM).
    5.Gestão Quantitativa do Projeto (QPM).
    6.Controle e Monitoração do Projeto (PMC).

    ( ) Gerenciar, através de métricas, o processo definido do projeto, visando atingir os objetivos preestabelecidos de desempenho da qualidade e do processo.
    ( ) Permitir uma visibilidade adequada do progresso do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas apropriadas quando o desempenho apresentar desvios significativos em relação ao planejado (replanejamento, estabelecimento de novos acordos e/ou mitigação de riscos).
    ( ) Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores externos para os quais existe um acordo formal (produtos e/ou componentes entregáveis ao cliente, ou mesmo ferramentas e ambientes operacionais para o projeto).
    ( ) Identificar problemas potenciais antes de sua ocorrência, para que possam ser planejadas e executadas ações de tratamento de riscos, visando mitigação de impactosnegativos nos objetivos, ao longo do ciclo de vidado projeto ou produto.
    ( ) Estabelecer e manter planos que definam as atividades dos projetos, envolvendo a elaboração de estimativas, o estabelecimento do nível adequado de interação com os grupos envolvidos e a obtenção de compromissos.

    A sequência está correta em
  • Questão 10780.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - TCM GO - INSTITUTO CIDADES - 2012

  • De acordo com a instrução normativa MP nº 2, de 30 de abril de 2008:
  • Questão 28182.   Informática - Nível Médio - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014

  • Considere:

    I. Um acordo entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização. Ele dá apoio à entrega, pelo provedor de serviço de TI, de serviços de TI a clientes e define os produtos ou serviços a serem fornecidos e as responsabilidades de ambas as partes. Por exemplo, pode haver um acordo entre a central de serviço e um grupo de suporte para fornecer resolução de incidente dentro de um prazo acordado.
    II. Um acordo entre um provedor de serviço de TI e um cliente. Ele descreve o serviço de TI e especifica as responsabilidades do provedor de serviço de TI e do cliente, dentre outros aspectos. Um único acordo pode cobrir múltiplos serviços de TI ou múltiplos clientes.

    De acordo com a ITIL v3, a definição I refere-se a Acordo de Nível
  • Questão 22882.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - ANTAQ - CESPE - 2014

  • No que diz respeito ao COBIT, julgue os itens subsequentes.

    Ao proprietário do processo de negócio compete a responsabilidade pelo gerenciamento operacional dos controles de aplicativos previstos no COBIT.
  • Questão 19663.   Informática - Nível Superior - ANAC - CESPE - 2012

  • Em conformidade com a ITIL 2011, julgue os itens a seguir, acerca do gerenciamento de serviços de TI.

    Seguindo-se os processos da estratégia do serviço, tem-se a garantia de que os requisitos da estratégia de serviço são efetivamente realizados, com a utilização do controle dos riscos de falhas e de rupturas do serviço.
  • Questão 23411.   Informática - Nível Superior - CEB DISTRIBUIÇÃO S/A - EXATUS PR - 2014

  • Todas as alternativas remetem a livros que fazem parte da versão 3 da biblioteca ITIL, exceto:
  • Questão 19182.   Informática - Nível Superior - MM QT - MB - 2013

  • Processos melhorados continuamente, com o entendimento dos objetivos de negócio e através de inovações, caracterizam benefícios do Capability Maturity Model Integration forServices (CMMI-SVC) para qual nível de maturidade?
  • Questão 23412.   Informática - Nível Superior - CEB DISTRIBUIÇÃO S/A - EXATUS PR - 2014

  • De acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 19 DE MAIO DE 2008 - DOU DE 20/05/2008, CAPÍTULO II, DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO. SEÇÃO I PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO. Segundo o Art. 9º A fase de Planejamento da Contratação consiste das seguintes etapas, exceto: