Questões de Concursos Governança de TI

  • Questão 22881.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - ANTAQ - CESPE - 2014

  • Com relação ao ITIL, julgue o item abaixo.

    O componente núcleo da ITIL fornece orientações a respeito das melhores práticas aplicáveis a todos os tipos de organizações que prestam serviços de TI para um negócio.
  • Questão 19184.   Informática - Nível Superior - MM QT - MB - 2013

  • Qual é o estágio previsto pela ITIL (Information Technology Infrastrutucture Library) v3 que descreve a fase do ciclo devida do gerenciamento de serviços, orientando como garantira entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz?
  • Questão 26001.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - CNEN - IDECAN - 2014

  • O CMMI-ACQ tem o propósito de ser um guia para a implementação das melhores práticas do CMMI para organizações compradoras de serviços. Tais práticas estão focadas em atividades para aquisição de produtos e serviços para atender às necessidades de clientes e usuários finais. É composto por 22 áreas de processos específicos. Com base no exposto, analise a seguinte afirmativa: “Demonstrar que um produto ou serviço adquirido preenche o uso pretendido quando colocado no ambiente intencionado”.

    A descrição anterior refere-se à área de processo denominada
  • Questão 23411.   Informática - Nível Superior - CEB DISTRIBUIÇÃO S/A - EXATUS PR - 2014

  • Todas as alternativas remetem a livros que fazem parte da versão 3 da biblioteca ITIL, exceto:
  • Questão 28181.   Informática - Nível Médio - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014

  • O domínio Entrega e Suporte do CobiT 4.1 cobre a entrega propriamente dita de serviços requeridos. São processos deste domínio:
  • Questão 22882.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - ANTAQ - CESPE - 2014

  • No que diz respeito ao COBIT, julgue os itens subsequentes.

    Ao proprietário do processo de negócio compete a responsabilidade pelo gerenciamento operacional dos controles de aplicativos previstos no COBIT.
  • Questão 19657.   Informática - Nível Superior - ANAC - CESPE - 2012

  • De acordo com a Instrução Normativa para Contratação de Soluções de TI — SLTI/MP IN 04/2010 e com o Guia Prático para Contratação de Soluções de TI, versão 1.1, julgue os itens seguintes.

    A garantia da continuidade do negócio é uma das ações consideradas no plano de sustentação e abrange, em relação à solução de TI contratada, o período de implantação da solução e o período posterior ao encerramento do contrato.
  • Questão 28179.   Informática - Nível Médio - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014

  • O modelo MPS.BR baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de software e serviços correlatos, e também para a melhoria da qualidade e produtividade dos serviços prestados. Dentro desse contexto, o modelo MPS possui quatro componentes: Modelo de Referência MPS para Software, Modelo de Referência MPS para Serviços, Método de Avaliação e Modelo de
  • Questão 19182.   Informática - Nível Superior - MM QT - MB - 2013

  • Processos melhorados continuamente, com o entendimento dos objetivos de negócio e através de inovações, caracterizam benefícios do Capability Maturity Model Integration forServices (CMMI-SVC) para qual nível de maturidade?
  • Questão 28183.   Informática - Nível Médio - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014

  • De acordo com a ITIL v3, o Gerenciamento de Disponibilidade define, analisa, planeja, mede e melhora todos os aspectos da disponibilidade de serviços de TI, dentre os quais estão os abaixo definidos:

    I. uma medida de quão rápido e eficaz um serviço de TI ou outro item de configuração pode ser restaurado à operação normal após uma falha.
    II. refere-se à habilidade de um serviço de TI ou outro item de configuração de desempenhar a sua função acordada quando requerido.
    III. uma medida do tempo em que um serviço de TI ou outro item de configuração pode executar a sua função acordada sem interrupção.

    A associação correta entre as definições I, II e III e os aspectos gerenciados está apresentada, respectivamente, em: