Questões de Concursos História e Geografia de Estados e Municípios

  • Questão 22209.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - AL PB - FCC - 2013

  • A fundação, no final do século XVI, de conventos e mosteiros na Paraíba, então denominada Filipéia de Nossa Senhora das Neves, foi vista com bons olhos pelos colonos, pois estes
  • Questão 19603.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - AL RN - FCC - 2013

  • Ao longo do século XVI,
  • Questão 17512.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Polícia Militar PB - BD - 2008

  • Sobre a dominação holandesa na Paraíba, analise as proposições a seguir:

    I- Tomada a capitania da Paraíba, os holandeses estabeleceram suas defesas militares na fortaleza de Santa Catarina que seria a praça forte com múltiplas funções: posto de vigilância; ponto de apoio para a defesa; arsenal de guerra; prisão militar; palco de torturas; execuções de traidores; caixa forte batava; refúgio flamengo; e sede do governo durante a ocupação.

    II- A capital da Paraíba, até então Filipéia, passou a denominar-se Frederica. A administração holandesa foi implantada nesta cidade, de forma a garantir a dominação e o controle sobre a produção açucareira local.

    III- A Companhia das Índias, após o retorno de Maurício de Nassau a sua pátria, executou uma política agressiva: confiscou fazendas e engenhos, perseguiu católicos e aumentou impostos.

    Está(ão) CORRETA(S):
  • Questão 31862.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - CRM MS - MS CONCURSOS - 2014

  • No dia 19 de março de 2014 o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, assumiu a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – CODESUL. “O CODESUL constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados- membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.”
    (Fonte: http://www.codesul.com.br/)

    Analise as assertivas a seguir, em relação a Mato Grosso do Sul no contexto do CODESUL, e assinale a alternativa correta.

    I – O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (CODESUL-BRDE), foi criado, em 1961, através de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
    II – Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul são os quatro estados-membros do CODESUL.
    III – Em 1992 o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul.
  • Questão 24037.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - CGE MT - FMP - 2015

  • Tendo em vista a expansão da população brasileira para o Mato Grosso, no século XX, considere as seguintes assertivas:

    I. Getúlio Vargas organizou a “Marcha para o Oeste", contemplando a região Centro-Oeste com dois projetos de colonização: um, na cidade de Ceres em Goiás, e outro, em Dourados, no atual Mato Grosso do Sul.
    II. Na década de 50, o Plano de Metas (1956-1961) do governo Juscelino Kubitscheck determinou a implantação de importante malha rodoviária e infraestrutura no Centro-Oeste, caracterizando-se pelas novas frentes de agricultura comercial e bovinocultura tecnificada, assim como as frentes especulativas.
    III. O estado do Mato Grosso não se destaca na produção de soja, milho e gado de corte, porque as rodovias implantadas no estado são insuficientes para o escoamento da produção em caráter comercial.

    Estão corretas apenas:
  • Questão 31065.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - SEDUC RO - FUNCAB - 2013

  • O desenvolvimento econômico de Rondônia se acelerou em fins do século XIX e início do século XX, com as práticas extrativistas. Em relação à economia de Rondônia, é correto afirmar:
  • Questão 10113.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - SEE AC - FUNCAB - 2010

  • “A história dos povos indígenas no Acre a partir da chegada dos não índios é marcada por um tempo desfavorável. Os não índios, visando a exploração capitalista das riquezas dessas terras forçaram os indígenas a colaborar no processo de extração da goma elástica durante o período áureo da borracha. Os contatos se deram muitas vezes de forma conflituosa, caracterizando as conhecidas “correrias”.(SILVA, Maria Rodrigues da. Uma história de conflitos. In: Povos do Acre: história indígena da Amazônia Ocidental.Rio Branco, FEM, 2002, p. 52)

    O fragmento acima caracteriza o conflito entre o colonizador e os diferentes grupos étnicos pré- existentes no território do Acre. A violência não física foi um dos instrumentos utilizados no processo de colonização, sendo melhor exemplificado pela(o):
  • Questão 9876.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - SEE DF - CESPE - 2014

  • Com relação à transferência da capital brasileira e à construção de Brasília, julgue o item subsecutivo.

    Os objetivos da transferência da capital do Brasil para o Planalto Central incluem o estímulo ao povoamento e ao desenvolvimento das regiões interioranas do país, em face de a grande maioria da população brasileira estar concentrada nesse período nas regiões próximas ao litoral.
  • Questão 25004.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - CISLIPA - FAFIPA - 2015

  • Qual é a economia básica dos municípios do litoral paranaense?  
  • Questão 16440.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Bombeiro Militar RO - FUNCAB - 2009

  • A evolução e a emancipação política de Rondônia (de Território Federal à condição de Estado) foi lenta e, segundo Edilson L. de Medeiros, alguns estudiosos da história de Rondônia atribuem a emancipação política aos seguintes fatores:

    I. amadurecimento de um grupo político que passou a lutar junto ao Congresso Nacional, buscando a emancipação política de Rondônia;

    II. atuação do Presidente Getúlio Vargas na luta pela emancipação política de Rondônia;

    III. construção da BR-364, que liga Porto Velho à Cuiabá, aumentando o fluxo migratório e o surgimento de novos povoados;

    IV. extração de cassiterita, possibilitando o nascimento das primeiras indústrias e desenvolvimento econômico.

    Dos itens acima mencionados, estão corretos apenas: