Questões de Concursos História e Geografia de Estados e Municípios

  • Questão 33885.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - DPE RO - FGV - 2015

  • A ocupação dos Vales do Guaporé e do Madeira durante o século XVIII e XIX apresentou características antagônicas. Enquanto o Vale do Guaporé entrou em decadência no século XIX em função da crise mineradora, o Vale do Madeira iniciou um período de prosperidade econômica e aumento demográfico, que pode ser justificado pela:
  • Questão 32241.   Conhecimentos Específicos - Nível Fundamental - Detran MT - CEV UFMT - 2015

  • As áreas urbanas do estado de Mato Grosso se consolidaram de diferentes formas durante o processo de expansão da fronteira agrícola. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

    ( ) Até o início dos anos 1970, o perímetro urbano de Cuiabá não tinha sofrido alterações significativas; apenas nas décadas seguintes, e para suportar a explosão demográfica e a pressão da população residente e migrante, o poder público delimitou áreas urbanas e de expansão.
    ( ) A transformação do aspecto urbano de Várzea Grande, nos anos 1970 e 1980, foi possível em face da disponibilização de lotes urbanos, antigas terras devolutas municipais e do aumento do número de loteamentos.
    ( ) Cáceres se destacou durante os anos 80 do século XX, pelos avanços na produção de grãos na fronteira agrícola e pelo expressivo aumento da área urbana, o que acarretou demandas na infraestrutura como saneamento básico e habitação.

    Assinale a sequência correta.  
  • Questão 16436.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Bombeiro Militar RO - FUNCAB - 2009

  • De acordo com Ovídio A. de Oliveira, o rio que nasce na região Sul do estado do Acre, na fronteira com a Bolívia, faz o limite entre Brasil e Bolívia, tem a foz no Madeira e o rio Marmelo como principal afluente à margem esquerda, do lado brasileiro, em terras de Rondônia, chama-se:
  • Questão 17213.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Polícia Militar RO - FUNCAB - 2014

  • Existem diferentes classificações climáticas utilizadas no mundo. Alguns locais podem ser classificados como tendo clima equatorial ou clima tropical, dependendo do método. Todavia, independentemente da classificação utilizada, pode-se descrever algumas características climáticas.

    Entre as alternativas a seguir, assinale a que melhor indica as características climáticas do estado de Rondônia, de maneira geral.
  • Questão 31066.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - SEDUC RO - FUNCAB - 2013

  • A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a Missão Rondon, ambas do início do século XX, desempenharam importante papel na ocupação da área hoje pertencente ao estado de Rondônia. É correto afirmar que:
  • Questão 17091.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Polícia Militar GO - UEG - 2012

  • A pecuária constituiu importante elemento na ocupação do território goiano durante e pós-período mineratório. O rebanho bovino formado por gado vacum contribuiu para a fixação de populações no interior do estado, bem como para o surgimento de novos povoados, às margens e entroncamentos dos caminhos utilizados no transporte das tropas. São exemplos de cidades que tiveram sua origem diretamente ligada a tais fatores:
  • Questão 19459.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - AL MG - CS-UFG - 2015

  • O povoamento do território goiano do seculo XVIII e distinto daquele registrado no seculo XIX e XX, especialmente em relação a rede de cidades e a integração econômica. A principal atividade econômica, no perído citado, era
  • Questão 31802.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - CRMV TO - QUADRIX - 2016

  • Considerando os aspectos históricos do Estado do Tocantins, leia as seguintes afirmativas.

    I. Quando o Estado do Tocantins foi criado, havia apenas 60 municípios. A seguir, ainda por Goiás, foram criados mais 19 novos municípios, dois dos quais, Aliança do Tocantins e São Valério da Natividade, foram instalados a 1º de janeiro de 1989.
    II. O Decreto Governamental nº 791/89, de 15 de maio de 1989, dividiu o Estado em 15 regiões administrativas, sendo que em cada região há uma cidade sede. Palmas, por ser Capital do Estado, não integra quaisquer das Regiões Administrativas.
    III. Os principais redutos indígenas no Tocantins são: Apinagé, Carajá, Xerente, Krahô, Javaés, Avá- Canoeiros, Tapirapés e Guarani.

    Pode-se afirmar que:
  • Questão 8356.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - SESAU RO - FUNCAB - 2009

  • Em 1966, no governo do marechal Castelo Branco, foi definida uma nova região de planejamento para os estados do Norte entre eles Rondônia, além dos estados do Maranhão e Mato Grosso. Este projeto denominou a região como “Amazônia Legal” e foi criado pelo órgão chamado: