Questões de Concursos História e Geografia de Estados e Municípios

  • Questão 31863.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - CRM MS - MS CONCURSOS - 2014

  • A Lei nº 3.143, de 20 de dezembro de 2005, criou a Faixa Governamental, como distintivo do cargo de Governador do Estado de Mato Grosso do Sul. Com base no estabelecido nessa Lei, analise se são falsas ou verdadeiras as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

    ( ) O Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, no ato solene de posse no cargo, logo depois da afirmação do compromisso constitucional, receberá a Faixa Governamental das mãos do Presidente da Assembléia Legislativa.
    ( ) A critério dos Governadores sucedido e sucessor, este poderá receber a Faixa Governamental das mãos daquele, sem prejuízo da solenidade de posse em sessão da Assembléia Legislativa, na forma do disposto no art. 85 da Constituição Estadual.
    ( ) O Governador poderá transferir provisoriamente a Faixa Governamental ao Presidente da Assembleia Legislativa, em suas ausências eventuais, retomando-a tão logo retorne ao exercício do cargo.
    ( ) A Faixa Governamental será exposta à contemplação pública no prédio da sede do Poder Executivo e preservada para utilização nas solenidades oficiais previstas nesta Lei.
  • Questão 9234.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - Bombeiro Militar GO - SOUSÂNDRADE - 2010

  • A “Marcha para o Oeste” representava, na visão oficial, um mundo em perspectiva, uma realidade geográfica a incorporar-se no quadro da civilização moderna. No período entre 1930 e 1945, Goiás conheceu um ativo expansionismo dirigido pelo Estado que incrementou o avanço da fronteira agrícola e ampliou a inserção da economia no mercado, tendo como principal suporte:

    I. o apoio dos grandes proprietários de terra às medidas defendidas pelo governo, que tinham como objetivo a alteração da estrutura fundiária do Estado, bem como sua expansão.
    II. a fundação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG), implantada no vale do São Patrício, no início dos anos 40, com o objetivo de promover a ocupação da fronteira do Estado.
    III. a transferência da capital para o centro mais dinâmico da economia regional em atendimento aos interesses das novas forças políticas e econômicas emergentes.
    IV. o expansionismo preconizado pelos governos federal e estadual, centrado na ideia de industrialização do Estado, como forma de expandir as fronteiras.

    Estão CORRETOS apenas os itens:
  • Questão 30840.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - CREA AC - FUNCAB - 2016

  • O Acre está localizado no bioma denominado Amazônia. Notoriamente, a Amazônia possui uma enorme extensão territorial com grandes semelhanças e também com diferenças. Entre as alternativas a seguir, assinale a que pode ser apresentada como uma das características da Floresta Amazônica.
  • Questão 31064.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - SEDUC RO - FUNCAB - 2013

  • Entre 1970 e 1990, cerca de 25% da cobertura vegetal do território de Rondônia foi destruída. Persistindo até hoje, o desmatamento ilegal é o foco de preocupação do Governo Federal no Estado. É INCORRETO afirmar que:
  • Questão 16329.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Bombeiro Militar SC - MS CONCURSOS - 2013

  • Algumas das informações abaixo foram elaboradas, adaptadas ou alteradas a partir do site oficial do governo de Santa Catarina (http://www.sc.gov.br). Identifique a alternativa que apresenta informações incorretas sobre essa unidade federativa.
  • Questão 17774.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Polícia Militar PB - IBFC - 2014

  • Leia o enunciado a seguir. Na época da conquista da Paraíba (segunda metade do século_________ ) chegaram outros silvícolas, dessa vez pertencentes a tribo Tabajaras, também de origem Tupi-Guarani, mas logo tornaram-se inimigos dos Potiguaras, fixando-se na várzea do Rio Paraíba.
    Assinale a alternativa que preencha adequadamente a lacuna existente no enunciado acima:
  • Questão 22800.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Casa Civil SP - FCC - 2010

  • O general Humberto Castelo Branco foi o primeiro presidente do regime militar instalado em 1964. Durante seu governo (1964- 1967) verificou-se a primeira enxurrada de decretos, leis, Atos Institucionais etc. Sobre os Atos Institucionais é correto afirmar que são
  • Questão 13792.   Conhecimentos Gerais - Nível Fundamental - Prefeitura de Itabirito MG - BD - 2013

  • Itabirito está situada próxima à capital do estado e possui em seu território um pico que é tombado pelo Patrimônio Nacional Estadual, tendo 1.852 metros de altitude, em relação ao nível do mar, e se chama:
  • Questão 30839.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - CREA AC - FUNCAB - 2016

  • O Acre foi incorporado ao Brasil com a assinatura do Tratado de Petrópolis. Nesse momento histórico o presidente do Brasil era:
  • Questão 32241.   Conhecimentos Específicos - Nível Fundamental - Detran MT - CEV UFMT - 2015

  • As áreas urbanas do estado de Mato Grosso se consolidaram de diferentes formas durante o processo de expansão da fronteira agrícola. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

    ( ) Até o início dos anos 1970, o perímetro urbano de Cuiabá não tinha sofrido alterações significativas; apenas nas décadas seguintes, e para suportar a explosão demográfica e a pressão da população residente e migrante, o poder público delimitou áreas urbanas e de expansão.
    ( ) A transformação do aspecto urbano de Várzea Grande, nos anos 1970 e 1980, foi possível em face da disponibilização de lotes urbanos, antigas terras devolutas municipais e do aumento do número de loteamentos.
    ( ) Cáceres se destacou durante os anos 80 do século XX, pelos avanços na produção de grãos na fronteira agrícola e pelo expressivo aumento da área urbana, o que acarretou demandas na infraestrutura como saneamento básico e habitação.

    Assinale a sequência correta.