Questões de Concursos História e Geografia de Estados e Municípios

  • Questão 9875.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - SEE DF - CESPE - 2014

  • Com relação à transferência da capital brasileira e à construção de Brasília, julgue o item subsecutivo.

    Apesar da grande imigração de nordestinos, os trabalhadores oriundos da região Centro-Oeste, sobretudo do estado de Goiás, predominaram na construção de Brasília.
  • Questão 41743.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Polícia Civil TO - AROEIRA - 2014

  • Bem aqui nesta casa tinha um neto meu casado, tinha até uma meninazinha, a mulher dizia que estudava de noite. Quando foi um dia, ela encostou aqui na porta numa camionete e levou as coisas dela e não disse nem até logo a ninguém. Um outro neto, também se casou, não demorou muita coisa, logo se apartaram. Isto foi das coisas de liberdade demais.

    O texto acima é um relato de um pioneiro do Estado do Tocantins, feito em 1992. Analisando o texto e relacionando-o ao contexto a que se refere, nota-se que ele revela a perplexidade do pioneiro diante da:
  • Questão 15362.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - TJ GO - FGV - 2014

  • “O Estado de Goiás apresentou elevadas taxas de urbanização e a população urbana, que correspondia a 68% da população total em 1980, passou para 81% em 1991, atingindo 86% em 1996, taxa bastante superior à brasileira para o mesmo ano, que era de 78%.

    Segundo dados relativos aos períodos compreendidos entre 1980 e 1991 e 1991 e 1996, o crescimento populacional em Goiás também foi superior ao do país, com taxas de 2,33% e 2,40% ao ano, respectivamente, embora haja grandes diferenças entre suas cinco mesorregiões.” (Fonte: http://portal.mec.gov.br/)

    O processo de urbanização em Goiás nas últimas décadas foi caracterizado por:
  • Questão 17780.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Polícia Militar PB - IBFC - 2014

  • A maior parte do território paraibano é constituído por rochas resistentes, e bastante antigas que remontam a era pré-cambriana, com mais de 2,5 bilhões de anos.

    Faça a associação:

    I. Litoral.
    II. Região da Mata.
    III. Agreste.
    IV. Sertão.

    ( ) Uma depressão sertaneja que se estende do município de Patos até após a Serra da Viração.

    ( ) Temos os tabuleiros que são formados por acúmulos de terras que descem de lugares altos.

    ( ) É formada(o) pelas praias e terras arenosas.

    ( ) Depressão que fica entre os tabuleiros e o Planalto da Borborema. Apresenta muitas serras.

    Assinale a ordem numérica correta de cima para baixo:
  • Questão 17411.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Polícia Militar SE - FUNCAB - 2014

  • O movimento político-militarde 1964 depôs os chefes dos Executivos estaduais ligados ao então presidente da República João Goulart, também deposto. O governador do Estado de Sergipe destituído do cargo em 1964 foi:
  • Questão 39561.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - TCE AP - FCC - 2012

  • Na disputa final pela posse do território que mais tarde comporia o estado do Amapá, em 1899, teve grande importância a argumentação apresentada
  • Questão 16632.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Polícia Militar AC - FUNCAB - 2012

  • O ano de divulgação dos últimos dados referentes à agricultura nacional foi 2010. Segundo o IBGE, a lavoura permanente com a maior área plantada no estado do Acre em 2010, foi a de:
  • Questão 41599.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Polícia Civil RO - FUNCAB - 2014

  • Rondônia e Acre possuem semelhanças, tanto nos aspectos naturais como nos aspectos históricos. Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma semelhança na evolução histórica dessas duas unidades da federação.
  • Questão 24037.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - CGE MT - FMP - 2015

  • Tendo em vista a expansão da população brasileira para o Mato Grosso, no século XX, considere as seguintes assertivas:

    I. Getúlio Vargas organizou a “Marcha para o Oeste", contemplando a região Centro-Oeste com dois projetos de colonização: um, na cidade de Ceres em Goiás, e outro, em Dourados, no atual Mato Grosso do Sul.
    II. Na década de 50, o Plano de Metas (1956-1961) do governo Juscelino Kubitscheck determinou a implantação de importante malha rodoviária e infraestrutura no Centro-Oeste, caracterizando-se pelas novas frentes de agricultura comercial e bovinocultura tecnificada, assim como as frentes especulativas.
    III. O estado do Mato Grosso não se destaca na produção de soja, milho e gado de corte, porque as rodovias implantadas no estado são insuficientes para o escoamento da produção em caráter comercial.

    Estão corretas apenas: