Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

  • Questão 34081.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Superior - DPE SP - FCC - 2015

  • O educador preocupado em reconhecer e respeitar a cultura e as diferenças do outro precisa

    I. refletir sobre o papel social da escola na formação dos indivíduos.
    II. pensar seu educando como indivíduo portador de conhecimentos, códigos, valores, tradições, costumes e a cultura de seu contexto.
    III. dominar o conteúdo e a forma de ensinar os conhecimentos propostos pelo currículo escolar.
    IV. questionar conteúdos apresentados nos livros didáticos que, muitas vezes, reforçam preconceitos ou situações preconceituosas.
    V. reconhecer as aptidões de seus diversos educandos para democraticamente escolher os conhecimentos a serem ensinados de acordo com a capacidade de cada um.

    Está correto o que se afirma APENAS em
  • Questão 34083.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Superior - DPE SP - FCC - 2015

  • A presença do preconceito em relação às pessoas com deficiência, muitas vezes existente na escola, só faz aumentar sua situação de desvantagem criada por essa atitude, assim como, acentuar seu sentimento de incapacidade. No entanto, muitas vezes não é uma situação de preconceito somente, mas a falta de convívio com os diferentes.

    Uma das medidas necessárias para que se minimize esta situação é a concretização das determinações contidas na LDB, como
  • Questão 34084.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Superior - DPE SP - FCC - 2015

  • Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos.

    Depoimentos como este confirmam
  • Questão 34082.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Superior - DPE SP - FCC - 2015

  • Na questão do analfabetismo no Brasil, para além de um descaso de políticas públicas de educação, há que se considerar a importância do papel da mídia no senso comum, especialmente nos últimos anos, no sentido de associar, aos índices divulgados de analfabetismo, a marginalidade, a criminalidade e a miséria.

    Em uma escola que ainda tem como perfil um acesso relativamente restrito e uma permanência por vezes precária, estes fatos