Questões de Concursos Medicina do Trabalho

  • Questão 22577.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    São doenças relacionadas às estruturas dos nervos em membros superiores: síndrome do interósseo anterior, síndrome do supinador ou interósseo posterior e síndrome do canal de Guyon, relacionadas aos nervos mediano, radial e ulnar, respectivamente.
  • Questão 12136.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • O financiamento da assistência à saúde é um desafio mundial de sistemas públicos e privados, de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

    Os recursos que as instituições de autogestão em saúde administram originam-se da classe trabalhadora, pois os trabalhadores são, a um só tempo, os financiadores e os beneficiários dessa estrutura assistencial.
  • Questão 12134.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com relação à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade criada com a finalidade institucional de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no país, julgue os itens que se seguem.

    É atribuição da ANS propor políticas e diretrizes gerais para a regulação do setor de saúde suplementar ao Conselho Nacional de Saúde Suplementar, que é composto por vários ministros de Estado.
  • Questão 12116.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Acerca da legislação trabalhista e previdenciária, julgue os próximos itens.

    Será caracterizado o acidente de trabalho, independentemente de perquirição acerca de tempo de latência, desde que perícia médica do INSS identifique nexo técnico epidemiológico entre a atividade desenvolvida pela empresa e a entidade mórbida motivadora da incapacidade do trabalhador.
  • Questão 12129.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Considerando a regulamentação da saúde suplementar no Brasil, julgue os itens subsecutivos.

    Os honorários do cirurgião-dentista referentes a procedimentos odontológicos ambulatoriais que necessitem ser realizados em ambiente hospitalar não estão incluídos na cobertura da segmentação hospitalar e no plano referência.
  • Questão 12095.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Julgue os itens seguintes, acerca de carga de trabalho e das repercussões dessa carga na saúde do trabalhador.

    Elementos como a existência de apoio ou suporte social no trabalho e elevado poder de autonomia do trabalhador apresentam efeitos positivos na prevenção de doenças relacionadas aos fatores psicossociais no trabalho.
  • Questão 12143.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Tendo em vista que a lei que instituiu o plano-referência de assistência à saúde com cobertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalar, não incluiu nessa assistência certos procedimentos, julgue os itens seguintes.

    Os procedimentos cirúrgicos que levem à esterilização por meio de laqueadura de trompas uterinas e de vasectomia não têm cobertura, pois, de acordo como o Código de Ética Médica, esses procedimentos são considerados causadores de lesões graves.
  • Questão 12139.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • O financiamento da assistência à saúde é um desafio mundial de sistemas públicos e privados, de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

    A União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (UNIDAS) é uma entidade com fins lucrativos que presta assessoria ao segmento de operadoras de saúde de autogestão no Brasil.
  • Questão 22582.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com referência à aplicação de conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas ergonômicos, julgue os próximos itens

    Atualmente, há uma grande demanda pela padronização dos procedimentos dos modos operatórios na organização do trabalho. Na prática, essa padronização tem sido seguida pelos trabalhadores, fato que tem resultado na diminuição de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
  • Questão 12100.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    A contratura da fáscia palmar que ocorre nos trabalhadores responsáveis pela operação de compressores pneumáticos é uma das poucas DORTs que não têm diagnóstico diferencial, pois não há doença reumática ou ortopédica que cause sinais e sintomas típicos da referida contratura.