Questões de Concursos Medicina do Trabalho

  • Questão 12094.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com relação à nocividade potencial originada no interior de processos produtivos, julgue os itens a seguir.

    A nocividade do trabalho não se limita à patologia do trabalho, podendo estender-se ao âmbito da saúde pública e ao meio ambiente.
  • Questão 12100.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    A contratura da fáscia palmar que ocorre nos trabalhadores responsáveis pela operação de compressores pneumáticos é uma das poucas DORTs que não têm diagnóstico diferencial, pois não há doença reumática ou ortopédica que cause sinais e sintomas típicos da referida contratura.
  • Questão 12117.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Acerca da legislação trabalhista e previdenciária, julgue os próximos itens.

    A Organização Internacional do Trabalho recomenda que nenhum trabalhador com menos de dezoito anos de idade exerça atividade em trabalhos que demandem a utilização de radiação ionizante.
  • Questão 22583.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com relação ao trabalho realizado em sistemas de turnos, somente à noite ou em horários irregulares, julgue os seguintes itens

    Devido às exigências de serviços pela sociedade, cada vez mais postos de trabalho têm sido criados para o turno noturno, fato que vem acarretando distúrbios do sono nos trabalhadores desse turno, pois, mesmo que eles durmam durante parte do dia, a estrutura do sono noturno é distinta daquela apresentada pelo diurno.
  • Questão 22582.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com referência à aplicação de conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas ergonômicos, julgue os próximos itens

    Atualmente, há uma grande demanda pela padronização dos procedimentos dos modos operatórios na organização do trabalho. Na prática, essa padronização tem sido seguida pelos trabalhadores, fato que tem resultado na diminuição de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
  • Questão 12129.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Considerando a regulamentação da saúde suplementar no Brasil, julgue os itens subsecutivos.

    Os honorários do cirurgião-dentista referentes a procedimentos odontológicos ambulatoriais que necessitem ser realizados em ambiente hospitalar não estão incluídos na cobertura da segmentação hospitalar e no plano referência.
  • Questão 12104.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com referência à aplicação de conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas ergonômicos, julgue os próximos itens.

    Atualmente, há uma grande demanda pela padronização dos procedimentos dos modos operatórios na organização do trabalho. Na prática, essa padronização tem sido seguida pelos trabalhadores, fato que tem resultado na diminuição de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
  • Questão 12141.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Entre as medidas efetivas para aprimorar os controles dos planos de assistência à saúde nas instituições de autogestão, estão o gerenciamento da demanda, a hierarquização do acesso, o controle de autorizações prévias, a adequada orientação ao beneficiário e a eficaz gestão da informação. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

    Nas instituições de autogestão, não são recomendáveis ações de integração da medicina assistencial com a ocupacional, pois, apesar de, muitas vezes, os usuários apresentarem quadros clínicos vinculados à sua atuação profissional, essas duas áreas possuem legislações próprias e demandam a atuação de especialistas distintos.
  • Questão 12116.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Acerca da legislação trabalhista e previdenciária, julgue os próximos itens.

    Será caracterizado o acidente de trabalho, independentemente de perquirição acerca de tempo de latência, desde que perícia médica do INSS identifique nexo técnico epidemiológico entre a atividade desenvolvida pela empresa e a entidade mórbida motivadora da incapacidade do trabalhador.
  • Questão 12096.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Julgue os itens seguintes, acerca de carga de trabalho e das repercussões dessa carga na saúde do trabalhador.

    A síndrome de esgotamento profissional (burnout), que normalmente está associada à carga de trabalho elevada e a estressores emocionais e interpessoais crônicos no ambiente ocupacional, costuma apresentar a mesma fisiopatologia das demais psicopatologias relacionadas ao trabalho.