Questões de Concursos Medicina do Trabalho

  • Questão 12103.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com referência à aplicação de conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas ergonômicos, julgue os próximos itens.

    A análise da organização do trabalho, que deve, sempre, envolver a participação dos trabalhadores, é algo complexo, razão por que não é possível fixar, de antemão, um roteiro aplicável a todas as situações.
  • Questão 12098.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    São doenças relacionadas às estruturas dos nervos em membros superiores: síndrome do interósseo anterior, síndrome do supinador ou interósseo posterior e síndrome do canal de Guyon, relacionadas aos nervos mediano, radial e ulnar, respectivamente.
  • Questão 12097.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Julgue os itens seguintes, acerca de carga de trabalho e das repercussões dessa carga na saúde do trabalhador.

    Além da dimensão psíquica, a carga de trabalho também apresenta as dimensões físicas (esforço muscular) e cognitivas, sendo esta última praticamente desprezível, pois as atividades ocupacionais que envolvem elevado esforço físico são mais penosas e causam mais adoecimento que as atividades demandadoras de elevada atividade intelectual.
  • Questão 12141.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Entre as medidas efetivas para aprimorar os controles dos planos de assistência à saúde nas instituições de autogestão, estão o gerenciamento da demanda, a hierarquização do acesso, o controle de autorizações prévias, a adequada orientação ao beneficiário e a eficaz gestão da informação. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

    Nas instituições de autogestão, não são recomendáveis ações de integração da medicina assistencial com a ocupacional, pois, apesar de, muitas vezes, os usuários apresentarem quadros clínicos vinculados à sua atuação profissional, essas duas áreas possuem legislações próprias e demandam a atuação de especialistas distintos.
  • Questão 12107.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com relação ao trabalho realizado em sistemas de turnos, somente à noite ou em horários irregulares, julgue os seguintes itens.

    Quanto maior for o número de dias de trabalho noturno, maior será a carga de trabalho. O ciclo claro-escuro, conhecido como ciclo circadiano, influencia o comportamento do ritmo biológico.
  • Questão 12099.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    Para um trabalhador que, por fazer uso prolongado e diário de telefone apoiado entre a orelha e o ombro na atividade de teleatendimento a clientes, tenha desenvolvido sinais de compressão do feixe neurovascular do membro superior esquerdo, o diagnóstico mais provável de DORT é a epicondilite.
  • Questão 22581.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com referência à aplicação de conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas ergonômicos, julgue os próximos itens

    A análise da organização do trabalho, que deve, sempre, envolver a participação dos trabalhadores, é algo complexo, razão por que não é possível fixar, de antemão, um roteiro aplicável a todas as situações.
  • Questão 12112.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Julgue os itens seguintes, acerca de acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas e epidemiologia em medicina do trabalho.

    Os estudos transversais para análises de fatores de risco devem ser vistos com reserva, pois não se referem a risco, mas, sim, à ocorrência de casos existentes, e não garantem a antecedência temporal da exposição.
  • Questão 12127.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Uma auxiliar de escritório com vinte e cinco anos de idade, com três anos de trabalho na mesma empresa, apresenta dor, edema e vermelhidão na região do cotovelo direito há dois meses. Após vinte dias de sintomatologia, ela procurou o serviço médico da empresa, que alterou seu posto de trabalho e prescreveu fisioterapia. Ainda assim, o quadro piorou paulatinamente, até que ela necessitou afastar-se do trabalho.

    Considerando essa situação hipotética e as prescrições das normas técnicas do INSS sobre lesões por esforços repetitivos ou DORT, julgue os itens que se seguem.

    O quadro descrito é típico de profissionais cuja função é carimbar.
  • Questão 12138.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • O financiamento da assistência à saúde é um desafio mundial de sistemas públicos e privados, de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

    Nas cooperativas médicas, os médicos são simultaneamente sócios e prestadores de serviços, recebendo pagamento tanto pela sua produção individual, como pela divisão do lucro obtido pela cooperativa. Essas instituições, apesar da existência de legislação específica para cooperativas de trabalho, também se submetem à fiscalização da ANS.