Questões de Concursos Medicina do Trabalho

  • Questão 12122.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Acerca do Código de Ética Médica e da legislação do Conselho Federal de Medicina, julgue os itens subsequentes.

    É vedado ao médico revelar informações confidenciais obtidas quando do exame médico de trabalhadores, salvo se o silêncio puser em risco a saúde dos empregados ou da comunidade.
  • Questão 22577.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    São doenças relacionadas às estruturas dos nervos em membros superiores: síndrome do interósseo anterior, síndrome do supinador ou interósseo posterior e síndrome do canal de Guyon, relacionadas aos nervos mediano, radial e ulnar, respectivamente.
  • Questão 12134.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com relação à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade criada com a finalidade institucional de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no país, julgue os itens que se seguem.

    É atribuição da ANS propor políticas e diretrizes gerais para a regulação do setor de saúde suplementar ao Conselho Nacional de Saúde Suplementar, que é composto por vários ministros de Estado.
  • Questão 12130.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Acerca da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), julgue os seguintes itens.

    No componente estratégico pertinente da RENAME, os agentes contra a leishmaniose e a tripanossomíase restringem-se aos compostos antimoniais e derivados nitroimidazólicos.
  • Questão 12145.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Tendo em vista que a lei que instituiu o plano-referência de assistência à saúde com cobertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalar, não incluiu nessa assistência certos procedimentos, julgue os itens seguintes.

    Caso um usuário de plano de saúde solicite autorização para a realização de tratamento para emagrecimento devido a sobrepeso sem outras patologias, a cobertura será obrigatória, pois qualquer obesidade é considerada fator de risco para várias doenças.
  • Questão 12103.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com referência à aplicação de conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas ergonômicos, julgue os próximos itens.

    A análise da organização do trabalho, que deve, sempre, envolver a participação dos trabalhadores, é algo complexo, razão por que não é possível fixar, de antemão, um roteiro aplicável a todas as situações.
  • Questão 12120.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Acerca dos limites de exposição a riscos de natureza ocupacional, julgue os itens a seguir.

    O limite de tolerância para as operações com manganês e seus compostos, referente à extração e ao tratamento do minério, é de até 5 mg/m³ no ar, para jornada de até oito horas diárias.
  • Questão 12113.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Em 2011, quando José estava com sessenta e dois anos de idade, aposentou-se como pedreiro por tempo de serviço. Três meses após sua aposentadoria, ele começou a trabalhar em outra empresa, como auxiliar de serviços gerais. Após alguns meses de trabalho, José sofreu uma queda no local de trabalho e fraturou o membro inferior direito, e, devido a esse acidente, foi afastado do serviço por quarenta e cinco dias. Após quinze dias de seu retorno às atividades, ele sofreu um acidente de carro, não relacionado ao trabalho, que lhe causou uma nova fratura no mesmo membro antes afetado, que demandou a realização de uma cirurgia e o afastamento de José do trabalho por mais noventa dias. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

    A segunda licença de José também deve ser entendida como provocada por acidente de trabalho, devido aos fatos de ter havido a gravação da fratura anterior e de a segunda fratura ter ocorrido antes de se completarem sessenta dias do término do benefício anterior.
  • Questão 22578.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    Para um trabalhador que, por fazer uso prolongado e diário de telefone apoiado entre a orelha e o ombro na atividade de teleatendimento a clientes, tenha desenvolvido sinais de compressão do feixe neurovascular do membro superior esquerdo, o diagnóstico mais provável deDORT é a epicondilite.
  • Questão 12105.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com relação ao trabalho realizado em sistemas de turnos, somente à noite ou em horários irregulares, julgue os seguintes itens.

    Devido às exigências de serviços pela sociedade, cada vez mais postos de trabalho têm sido criados para o turno noturno, fato que vem acarretando distúrbios do sono nos trabalhadores desse turno, pois, mesmo que eles durmam durante parte do dia, a estrutura do sono noturno é distinta daquela apresentada pelo diurno.