Questões de Concursos Medicina do Trabalho

  • Questão 12107.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com relação ao trabalho realizado em sistemas de turnos, somente à noite ou em horários irregulares, julgue os seguintes itens.

    Quanto maior for o número de dias de trabalho noturno, maior será a carga de trabalho. O ciclo claro-escuro, conhecido como ciclo circadiano, influencia o comportamento do ritmo biológico.
  • Questão 12130.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Acerca da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), julgue os seguintes itens.

    No componente estratégico pertinente da RENAME, os agentes contra a leishmaniose e a tripanossomíase restringem-se aos compostos antimoniais e derivados nitroimidazólicos.
  • Questão 22577.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    São doenças relacionadas às estruturas dos nervos em membros superiores: síndrome do interósseo anterior, síndrome do supinador ou interósseo posterior e síndrome do canal de Guyon, relacionadas aos nervos mediano, radial e ulnar, respectivamente.
  • Questão 12103.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com referência à aplicação de conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas ergonômicos, julgue os próximos itens.

    A análise da organização do trabalho, que deve, sempre, envolver a participação dos trabalhadores, é algo complexo, razão por que não é possível fixar, de antemão, um roteiro aplicável a todas as situações.
  • Questão 12121.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Acerca dos limites de exposição a riscos de natureza ocupacional, julgue os itens a seguir.

    O limite de exposição permitido, ou PEL (permissible exposure limit), determinado pela OSHA (Occupational Safety and Health Administration) em relação ao cádmio é de 20 µg/m³ para jornadas de oito horas diárias ou quarenta horas semanais.
  • Questão 12132.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com relação à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade criada com a finalidade institucional de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no país, julgue os itens que se seguem.

    A gestão da ANS é exercida por diretoria colegiada composta por até cinco diretores, sendo um deles o seu diretor-presidente. A despeito de a ANS ser uma autarquia especial vinculada ao Ministério da Saúde, os componentes de sua diretoria colegiada são indicados e nomeados pelo presidente da República.
  • Questão 12100.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    A contratura da fáscia palmar que ocorre nos trabalhadores responsáveis pela operação de compressores pneumáticos é uma das poucas DORTs que não têm diagnóstico diferencial, pois não há doença reumática ou ortopédica que cause sinais e sintomas típicos da referida contratura.
  • Questão 12142.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Entre as medidas efetivas para aprimorar os controles dos planos de assistência à saúde nas instituições de autogestão, estão o gerenciamento da demanda, a hierarquização do acesso, o controle de autorizações prévias, a adequada orientação ao beneficiário e a eficaz gestão da informação. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

    Modelos alternativos de atenção à saúde, como os médicos de família, o atendimento pré-hospitalar e as internações domiciliares (home care), são opções para a melhoria dos serviços prestados, com resultados positivos para a saúde dos usuários, apesar de aumentarem o custo da assistência.
  • Questão 12106.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com relação ao trabalho realizado em sistemas de turnos, somente à noite ou em horários irregulares, julgue os seguintes itens.

    Os ritmos endógenos não se modificam imediatamente após uma brusca mudança ambiental, ou de hábitos do organismo. Entretanto, os vários sistemas biológicos do corpo humano se ajustam às novas rotinas com a mesma velocidade devido à sincronicidade que existe entre eles.
  • Questão 12139.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • O financiamento da assistência à saúde é um desafio mundial de sistemas públicos e privados, de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

    A União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (UNIDAS) é uma entidade com fins lucrativos que presta assessoria ao segmento de operadoras de saúde de autogestão no Brasil.