Questões de Concursos Medicina do Trabalho

  • Questão 12110.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Julgue os itens seguintes, acerca de acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas e epidemiologia em medicina do trabalho.

    Entre os indicadores em segurança do trabalho, a taxa de frequência de acidentes do trabalho difere do índice de gravidade, apesar de ambos terem como base (denominador) o número total de homens/hora trabalhadas. Para se determinar o índice de gravidade, deve-se levar em conta o número de horas perdidas com acidentes do trabalho e não o número de acidentes do trabalho.
  • Questão 12096.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Julgue os itens seguintes, acerca de carga de trabalho e das repercussões dessa carga na saúde do trabalhador.

    A síndrome de esgotamento profissional (burnout), que normalmente está associada à carga de trabalho elevada e a estressores emocionais e interpessoais crônicos no ambiente ocupacional, costuma apresentar a mesma fisiopatologia das demais psicopatologias relacionadas ao trabalho.
  • Questão 12105.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com relação ao trabalho realizado em sistemas de turnos, somente à noite ou em horários irregulares, julgue os seguintes itens.

    Devido às exigências de serviços pela sociedade, cada vez mais postos de trabalho têm sido criados para o turno noturno, fato que vem acarretando distúrbios do sono nos trabalhadores desse turno, pois, mesmo que eles durmam durante parte do dia, a estrutura do sono noturno é distinta daquela apresentada pelo diurno.
  • Questão 12136.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • O financiamento da assistência à saúde é um desafio mundial de sistemas públicos e privados, de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

    Os recursos que as instituições de autogestão em saúde administram originam-se da classe trabalhadora, pois os trabalhadores são, a um só tempo, os financiadores e os beneficiários dessa estrutura assistencial.
  • Questão 12107.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com relação ao trabalho realizado em sistemas de turnos, somente à noite ou em horários irregulares, julgue os seguintes itens.

    Quanto maior for o número de dias de trabalho noturno, maior será a carga de trabalho. O ciclo claro-escuro, conhecido como ciclo circadiano, influencia o comportamento do ritmo biológico.
  • Questão 22580.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Tendo em vista que o termo doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) não é tecnicamente aceito como diagnóstico clínico, fazendo-se necessário definir especificamente a que doença ele se refere, julgue os itens subsequentes.

    Enquanto os distúrbios de tendões ocorrem devido a mecanismos de pressão hidrostática e compressão mecânica, os distúrbios de nervos são causados por mecanismos de trauma cumulativo e fricção.
  • Questão 12128.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Considerando a regulamentação da saúde suplementar no Brasil, julgue os itens subsecutivos.

    A oferta de programas para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde é obrigatória e pode abranger programa para a promoção do envelhecimento ativo ao longo do curso da vida; programa para populações-alvo específicas; ou programa para gerenciamento de pacientes com doenças crônicas.
  • Questão 12140.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Entre as medidas efetivas para aprimorar os controles dos planos de assistência à saúde nas instituições de autogestão, estão o gerenciamento da demanda, a hierarquização do acesso, o controle de autorizações prévias, a adequada orientação ao beneficiário e a eficaz gestão da informação. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

    Os investimentos em medicina preventiva estão tornando-se cada vez mais presentes na estratégia de assistência à saúde, pois os gestores dessa área têm constatado que ações de prevenção e de promoção estão diretamente relacionadas à redução dos gastos com tratamentos cada vez mais dispendiosos, devido ao surgimento de novas tecnologias na saúde.
  • Questão 12132.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Com relação à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade criada com a finalidade institucional de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no país, julgue os itens que se seguem.

    A gestão da ANS é exercida por diretoria colegiada composta por até cinco diretores, sendo um deles o seu diretor-presidente. A despeito de a ANS ser uma autarquia especial vinculada ao Ministério da Saúde, os componentes de sua diretoria colegiada são indicados e nomeados pelo presidente da República.
  • Questão 12141.   Medicina - Nível Superior - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014

  • Entre as medidas efetivas para aprimorar os controles dos planos de assistência à saúde nas instituições de autogestão, estão o gerenciamento da demanda, a hierarquização do acesso, o controle de autorizações prévias, a adequada orientação ao beneficiário e a eficaz gestão da informação. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

    Nas instituições de autogestão, não são recomendáveis ações de integração da medicina assistencial com a ocupacional, pois, apesar de, muitas vezes, os usuários apresentarem quadros clínicos vinculados à sua atuação profissional, essas duas áreas possuem legislações próprias e demandam a atuação de especialistas distintos.