Questões de Concursos Meio Ambiente

  • Questão 29277.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - CODEBA - FGV - 2016

  • Em um sistema de abastecimento de água, no trecho de uma adutora por recalque um técnico chegou à conclusão, após uma análise econômica utilizando a Fórmula de Bresse, que a velocidade dessa tubulação deveria ser de 2,0 m/s.

    Uma vez que não é possível um aumento na potência das bombas e que a vazão a ser fornecida pelas bombas é de 905 m3/h, o menor diâmetro da adutora de recalque é
  • Questão 14909.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Prefeitura de Piraquara PR - CEC - 2014

  • Assinale a alternativa cuja expressão completa corretamente o texto a seguir:

    Em sua elaboração, a Política Nacional da Biodiversidade teve a participação de diversos setores envolvidos com o tema, tais como o governo federal, estatal, organizações não governamentais, comunidades acadêmicas, indígenas e empresários. O Ministério responsável pela Política Nacional da Biodiversidade é o
  • Questão 14911.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Prefeitura de Piraquara PR - CEC - 2014

  • Espécies bioindicadoras demonstram de forma precoce a presença de alterações em um ambiente; são utilizadas para identificar modificações ambientais, antes que se agravem, e também na busca de se determinar qual tipo de poluição pode afetar os ecossistemas. As alternativas abaixo demonstram razões para a utilização de bioindicadores, EXCETO:
  • Questão 14915.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Prefeitura de Piraquara PR - CEC - 2014

  • Observe os termos e os associe a cada descrição, assinalando a alternativa que faz a correspondência correta.
    1 – Agente Mutagênico
    2 – Agente Carcinogênico
    3 – Agente Teratogênico
    4 – Agente Tóxico
    5 – Toxicidade

    A. Qualquer substância ou mistura cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea tenha sido cientificamente comprovada como tendo efeito adverso (tóxico, carcinogênico, mutagênico, teratogênico ou ecotoxicológico).

    B. Propriedade potencial que o agente tóxico possui de provocar, em maior ou menor grau, um efeito adverso em consequência de sua interação com o organismo.

    C. Qualquer substância, mistura, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função do indivíduo dela resultante.

    D. Qualquer substância, mistura, agente físico ou biológico cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea possa elevar as taxas espontâneas de danos ao material genético e ainda provocar ou aumentar a frequência de defeitos genéticos.

    E. Substâncias, misturas, agentes físicos ou biológicos cuja inalação ingestão e absorção cutânea possa desenvolver câncer ou aumentar sua frequência.
  • Questão 14917.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Prefeitura de Piraquara PR - CEC - 2014

  • Analise como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas feitas com relação à Convenção Internacional sobre o Comércio das Espécies da Fauna e Flora em Perigo de Extinção (CITES):

    ( ) Estabelece que o comércio de espécies ameaçadas de extinção deverá estar submetido a uma regulamentação particularmente rigorosa a fim de que não seja ameaçada ainda mais a sua sobrevivência, sendo autorizado somente em circunstâncias excepcionais.
    ( ) Regulamenta que a importação de qualquer espécime de uma espécie incluída (no anexo I do documento) requererá a concessão e apresentação prévia de uma licença de importação e de uma licença de exportação ou certificado de reexportação.
    ( ) Determina que a introdução procedente do mar de qualquer espécime de uma espécie (incluída no anexo II do documento) requer a concessão prévia de um certificado expedido por uma autoridade administrativa do estado de introdução.
    ( ) Com relação às licenças e certificados, estabelece que cada licença de exportação conterá a informação especificada no modelo reproduzido (no anexo IV do documento) e somente poderá ser usada para exportação, dentro de um período de dois anos a partir da data de sua expedição.
    ( ) Normatiza que quando se confisque um espécime vivo, este será confiado a uma autoridade administrativa do estado confiscador, e que a autoridade administrativa, após consulta ao estado de exportação, devolverá o espécime a esse estado às custas do mesmo, ou a um centro de resgate ou a outro lugar que a autoridade administrativa considere apropriado e compatível com os objetivos desta convenção.

    Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta:
  • Questão 29275.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - CODEBA - FGV - 2016

  • A Portaria nº 2.914/11 dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

    Relacione os termos específicos do dia a dia de um operador de uma estação de tratamento de água às suas respectivas definições.

    1. Padrão organoléptico
    2. Cavalete
    3. Ligação predial
    4. Padrão de potabilidade

    ( ) conjunto de parâmetros capazes de provocar estímulos sensoriais que afetam a aceitação para consumo humano, mas que não necessariamente implicam risco à saúde.
    ( ) conjunto de tubulações e peças especiais, situado entre a rede de distribuição de água e o ponto de medição de água, incluindo esse.
    ( ) kit formado por tubos e conexões destinados à instalação do hidrômetro para realização da ligação de água.
    ( ) conjunto de valores permitidos como parâmetro da qualidade da água para consumo humano.

    Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
  • Questão 14908.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Prefeitura de Piraquara PR - CEC - 2014

  • Analise as afirmativas feitas com relação aos crimes ambientais:

    I. É considerado crime ambiental todo e qualquer dano ou prejuízo causado aos elementos que compõem o ambiente: fora, fauna, recursos naturais e o patrimônio cultural.
    II. A Lei N.º 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) determina as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
    III. Segundo a Lei de Crimes Ambientais, o Poder Público, no exercício fiscalizador, ao lavrar o auto de infração e de apreensão, indicará a multa prevista para a conduta, bem como, se for o caso, as demais sanções estabelecidas no decreto, pela análise da gravidade dos fatos, dos antecedentes e da situação econômica do infrator.
    IV. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, os crimes ambientais são classifcados em cinco tipos diferentes: contra a fauna; contra a fora; poluição e outros crimes ambientais; contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural, e infrações administrativas.
    V. A soltura de balões juninos traz diversos riscos e prejuízos, especialmente na época da seca. Apesar desta questão, soltar um balão junino não configura crime ambiental.

    Assinale a alternativa correta:
  • Questão 29278.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - CODEBA - FGV - 2016

  • As arboviroses são doenças virais transmitidas ao homem por picadas de mosquitos e que tem representado um grande desafio à saúde pública. Das doenças listadas a seguir

    I. Zika vírus.
    II. Leptospirose.
    III. Febre amarela.

    São exemplos de arboviroses:
  • Questão 30446.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - CPRM - CESPE - 2016

  • A transferência da água da atmosfera para a superfície terrestre sob a forma de pequenas gotas, de granizo, de orvalho, de neblina, de neve ou de geada denomina-se
  • Questão 14914.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - Prefeitura de Piraquara PR - CEC - 2014

  • Conjunto de unidades de conservação (UC) federais, estaduais e municipais, sendo composto por categorias de UC, cujos objetivos específicos se diferenciam quanto à forma de proteção e usos permitidos: aquelas que precisam de maiores cuidados, pela sua fragilidade e particularidades, e aquelas que podem ser utilizadas de forma sustentável e conservadas ao mesmo tempo.
    O texto acima se refere ao que se encontra em qual alternativa?