Questões de Concursos Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego

  • Questão 29658.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Comlurb - IBFC - 2016

  • Em conformidade com a NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), seção “Do Funcionamento”, item 5.30, o membro titular perderá o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltar a mais de _____reuniões ordinárias sem justificativa.

    Selecione a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
  • Questão 40619.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - EMBASA - IBFC - 2015

  • Complete a lacuna do texto a seguir com a resposta correta. No triângulo do fogo (jargão na área) a/o ______________ é considerado o comburente no processo.
  • Questão 29263.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - CODEBA - FGV - 2016

  • Equipamento de Proteção Individual – EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual, que se destina à proteção do trabalhador no exercício de suas atividades profissionais.

    Quanto ao EPI, cabe ao trabalhador
  • Questão 40610.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - EMBASA - IBFC - 2015

  • A questão deve ser respondida de acordo com os bons costumes e normas para instalações elétricas. 

    Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto que segue. Quando os dispositivos de interrupção ou de comando não puderem ser manobrados, por questão de segurança, principalmente em casos de manutenção,____________________.
  • Questão 40621.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - EMBASA - IBFC - 2015

  • Responda a próxima questão com base no tema: Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria MTB n° 3.214, de 08 de junho de 1978 

    Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. De acordo com a NR-12 (Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos) as vias principais de circulação nos locais de trabalho e as que conduzem às saídas devem ter_________________.
  • Questão 29657.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Comlurb - IBFC - 2016

  • Os serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de que trata a NR 4 deverão ser registrados no órgão regional do MTb. Dentre os dados que deverão constar no requerimento para o respectivo registro, estão: 

    I. Horário de trabalho dos profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
    II. Número de registro dos profissionais na Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho do Mtb.
    III. Nome dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
    IV. Número de empregados da requerente e grau de risco das atividades, por estabelecimento.
    V. Especificação dos turnos de trabalho, por estabelecimento.

    Estão corretas:
  • Questão 29418.   Conhecimentos Específicos - Nível Superior - CODEBA - FGV - 2016

  • A respeito dos Equipamentos de Proteção Individual previstos na Norma Regulamentadora 6 – NR 6, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para as falsa.

    ( ) As luvas e os cremes protetores são equipamentos de proteção dos membros superiores.
    ( ) O respirador de adução de ar tipo máscara autônoma é equipamento de proteção respiratória utilizado em atmosferas com concentração de oxigênio maior ou igual que 12,5%.
    ( ) O cinturão de segurança com dispositivo trava-queda é o equipamento de proteção do usuário contra quedas em operações com movimentação vertical ou horizontal.

    As afirmativas são, respectivamente,
  • Questão 29266.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - CODEBA - FGV - 2016

  • Para garantir o saneamento, o conforto e a segurança dos locais de trabalho, é necessário, entre outras condições, que
  • Questão 29656.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Comlurb - IBFC - 2016

  • Em conformidade com a NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, item 4.12, compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho: 

    I. Responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos.
    II. Esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção.
    III. Registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade.
    IV. Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5.

    Estão corretas: