Questões de Concursos Organização da Administração Pública

  • Questão 31698.   Administração Pública - Organização da Administração Pública - Nível Médio - CRESS PR - QUADRIX - 2015

  • No que tange à Administração Indireta, assinale a alternativa correta.
  • Questão 32941.   Administração Pública - Organização da Administração Pública - Nível Superior - DPE AL - CESPE - 2009

  • Considerando que cabe ao poder público e a seus órgãos assegurar, às pessoas portadoras de necessidades especiais, o pleno exercício de seus direitos básicos, julgue os itens de 178 a 180.

    Os órgãos da administração direta devem dispensar, no âmbito de sua competência e finalidade, tratamento prioritário e adequado, tendente a viabilizar, na área de educação, a matrícula compulsória em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de necessidades especiais capazes de se integrar no sistema regular de ensino.
  • Questão 22778.   Administração Pública - Organização da Administração Pública - Nível Superior - Casa Civil SP - FCC - 2010

  • Com relação à natureza dos órgãos públicos, considere:

    I. Agências reguladoras são autarquias especiais, com personalidade jurídica de direito privado e amplos poderes normativos.
    II. As fundações são normalmente dotadas de personalidade jurídica de direito privado, podendo, a critério do ente instituidor, assumir personalidade de direito público.
    III. As empresas públicas e as sociedades de eco- nomia mista devem ter a forma de Sociedade Anônima (S/A), sendo reguladas, basicamente, pela Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/1976).
    IV. Empresas públicas, autarquias e sociedades de economia mista, assim como as fundações públicas, só podem ser criadas por lei específica.
    V. As fundações instituídas ou mantidas pelo poder público têm natureza de autarquia.

    Está correto o que se afirma SOMENTE em
  • Questão 31398.   Administração Pública - Organização da Administração Pública - Nível Médio - CREMAM - QUADRIX - 2016

  • Variam entre os autores as fórmulas de classificação das autarquias, porém existem três fatores que de fato demarcam as diferenças entre as autarquias. São eles: 1. o nível federativo; 2. o objeto; e 3. a natureza. Quanto ao nível federativo, leia as afirmativas.

    I. Nesse caso, as autarquias podem ser federais, estaduais, distritais e municipais, conforme instituídas pela união, pelos estados, pelo distrito federal e pelos municípios.
    II. Independentemente da esfera federativa de que se tenha originado, as regras gerais contidas para essa categoria na constituição aplicam-se a todas elas.
    III. Cada uma delas tem autonomia para estabelecer os objetivos, os planos de cargos e salários dos servidores, a organização etc.

    Está correto o que se afirma em:
  • Questão 34288.   Administração Pública - Organização da Administração Pública - Nível Superior - DPF - CESPE - 2013

  • Com relação à legislação que disciplina os convênios no âmbito da União, julgue os itens de 95 a 98.

    Termo de cooperação é um instrumento por meio do qual é ajustada a transferência de recursos financeiros de órgão da administração pública federal direta, de autarquia, de fundação pública, ou de empresa estatal dependente para outro órgão ou entidade integrante da estrutura administrativa da União, de estado, do DF ou de município.
  • Questão 33910.   Administração Pública - Organização da Administração Pública - Nível Médio - DPE RS - FCC - 2013

  • À administração pública incumbe o exercício da função administrativa do Estado. Essa função é exercida por meio da administração direta