Questões de Concursos Questão Ambiental e Sustentabilidade

  • Questão 34341.   Atualidades - Questão Ambiental e Sustentabilidade - Nível Superior - EBAL - CEFET BA - 2010

  • Mais da metade da população mundial já vive nas cidades e os problemas decorrentes desse fato tendem a se agravar, principalmente nos países pobres, onde o crescimento é muito mais acelerado.
    As informações contidas no texto e os conhecimentos em relação aos problemas enfrentados pelas grandes cidades do mundo permitem afirmar:
  • Questão 16546.   Conhecimentos Específicos - Questão Ambiental e Sustentabilidade - Nível Médio - Polícia Militar AC - CESPE - 2008

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A força da noção de desenvolvimento sustentável reside na capacidade que os atores sociais e estatais possuem para prover bem-estar aos cidadãos e equilíbrio na natureza trabalhada.
  • Questão 16547.   Conhecimentos Específicos - Questão Ambiental e Sustentabilidade - Nível Médio - Polícia Militar AC - CESPE - 2008

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A formulação diplomática brasileira de desenvolvimento sustentável, ainda que aprimorada na Conferência da ONU no Rio de Janeiro no início dos anos 1990, foi criada já nos anos 1970, na primeira conferência onusiana que tratou do tema meio ambiente.
  • Questão 23341.   Conhecimentos Específicos - Questão Ambiental e Sustentabilidade - Nível Superior - Celesc - FEPESE - 2011

  • O desmatamento é um dos graves problemas ambientais brasileiros. A cada ano milhares de quilômetros de florestas são derrubados com consequências imprevisíveis se o atual quadro não for rapidamente revertido.

    Analise as afirmativas abaixo a respeito do assunto em questão.

    1. O atual Código Florestal é rigoroso, mas ineficaz na contenção do desmatamento, pois as florestas continuam sendo derrubadas.
    2. Embora os políticos discutam mudanças no Código Florestal desde 1999, cientistas, ambientalistas e ruralistas não desejam a sua alteração, pois entendem que é atual e
    eficiente, restando apenas que o Estado exerça uma fiscalização.
    3. Uma proposta de reformulação do Código Florestal brasileiro foi aprovada em 2010, mas o então Presidente da República a vetou na sua totalidade, impedindo qualquer mudança na legislação.
    4. No último mês de maio a Câmara dos Deputados aprovou mudanças no Código Florestal, entre as quais a que permite a manutenção de atividades florestais, culturas de algumas espécies e pastoreio extensivo em algumas áreas até então não permitidas.

    Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  • Questão 16542.   Conhecimentos Específicos - Questão Ambiental e Sustentabilidade - Nível Médio - Polícia Militar AC - CESPE - 2008

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A Amazônia brasileira, embora geograficamente vinculada às partes amazônicas dos países vizinhos, é região com particularidades geográficas que a diferencia radicalmente dessas outras partes.
  • Questão 23340.   Conhecimentos Específicos - Questão Ambiental e Sustentabilidade - Nível Superior - Celesc - FEPESE - 2011

  • Enchentes devastadoras, desmoronamento de encostas, destruição de pontes e estradas são algumas consequências das mudanças climáticas que estamos vivendo.

    Assinale a alternativa que menciona algumas das causas desses eventos.
  • Questão 23342.   Conhecimentos Específicos - Questão Ambiental e Sustentabilidade - Nível Superior - Celesc - FEPESE - 2011

  • Examine as afirmativas abaixo sobre o sistema elétrico brasileiro.

    1. A enorme extensão territorial do país e a existência de grandes bacias hidrográficas fazem com que cerca de 90% da energia elétrica no Brasil seja gerada em usinas hidrelétricas.
    2. Existem dois tipos básicos de usinas hidrelétricas: as que têm Reservatórios de Acumulação e as Usinas a Fio d’Água.
    3. As Usinas com Reservatórios de Acumulação geram a energia a partir da água acumulada em grandes reservatórios.
    4. O sistema interligado existente no Brasil permite que a energia elétrica seja produzida em usinas que tenham seus reservatórios com bom acumulo d’água, enquanto as que estão em período de seca poupem água e aumentem o nível de seus reservatórios.

    Assinale a alternativa que indica todas as afirmações corretas.
  • Questão 34344.   Atualidades - Questão Ambiental e Sustentabilidade - Nível Superior - EBAL - CEFET BA - 2010

  • Quanto à escassez da água para utilização humana, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

    ( ) O cenário de escassez de água deve-se apenas à irregularidade na sua distribuição, pois o aumento das demandas e a degradação da qualidade da água constituem uma questão de mau gerenciamento do seu uso.
    ( ) A disputa pela água escassa tem feito surgir situações hidroconflitivas, especialmente no Oriente Médio, onde a competição pelo controle do vale do rio Jordão é um dos pontos da explosiva questão palestina.
    ( ) O Brasil é um dos poucos países do mundo a não enfrentar o estresse hídrico em decorrência de fatores, como a baixa densidade demográfica, a elevada pluviosidade e a reduzida contaminação dos mananciais.

    A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a