Questões de Concursos Significação Contextual de Palavras e Expressões

  • Questão 28184.   Português - Nível Médio - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Ao lembrar o que significa, desde sua origem, a expressão "de cor", o autor se vale dessa etimologia para lembrar
  • Questão 21049.   Português - Nível Superior - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012

  • Dados os seguintes enunciados, no que se refere à concordância verbal,

    I. O problema das línguas indígenas brasileiras estão no fato de, em sua maior parte, elas serem ágrafas.
    II. Ainda que houvessem muitas soluções para que as línguas fossem preservadas, nenhuma delas alcançaria resultados imediatos.
    III. Quem de nós ousaria afirmar que as línguas hoje existentes no país serão preservadas por políticas linguísticas sérias?
    IV. É surpreendente os dados sobre a quantidade de línguas ainda faladas no Brasil, pois muitas são desconhecidas.

    verifica-se correção em
  • Questão 25634.   Conhecimentos Específicos - Nível Fundamental - CLIN - COSEAC - 2015

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • As personagens do texto que residem na ilha são:
  • Questão 25660.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - CLIN - COSEAC - 2015

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A respeito do texto pode-se afirmar que:
  • Questão 25088.   Português - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • TEXTO I

    João Guedes, um dos assíduos frequentadores do boliche do capitão, mudara-se da campanha havia três anos. Três anos de pobreza na cidade bastaram para o degradar. Ao morrer, não tinha um vintém nos bolsos e fazia dois meses que saíra da cadeia, onde estivera preso por roubo de ovelha.
    A história de sua desgraça se confunde com a da maioria dos que povoam a aldeia de Boa Ventura, uma cidadezinha distante, triste e precocemente envelhecida, situada nos confins da fronteira do Brasil com o Uruguai.

    MARTINS, C. Porteira fechada. Porto Alegre: Movimento, 2001 (fragmento).

    TEXTO II

    Comecei a procurar emprego, já topando o que desse e viesse, menos complicação com os homens, mas não tava fácil. Fui na feira, fui nos bancos de sangue, fui nesses lugares que sempre dão para descolar algum, fui de porta em porta me oferecendo de faxineiro, mas tava todo mundo escabreado pedindo referências, e referências eu só tinha do diretor do presídio.

    FONSECA, R. Feliz Ano Novo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989(fragmento).

    A oposição entre campo e cidade esteve entre as temáticas tradicionais da literatura brasileira. Nos fragmentos dos dois autores contemporâneos, esse embate incorpora um elemento novo: a questão da violência e do desemprego. As narrativas apresentam confluência, pois nelas o(a)
  • Questão 28187.   Português - Nível Médio - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Considerando-se o contexto, o autor utiliza
  • Questão 25661.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - CLIN - COSEAC - 2015

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • De acordo com o texto, são sinais de chegada da primavera os abaixo relacionados, EXCETO:
  • Questão 21050.   Português - Nível Superior - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012

  • Assinale a opção cujo período, resultante da combinação das informações das frases de a-d, foi obtido de acordo com as instruções nos parênteses.

    a. Durante séculos, antes da Reforma, a veneração de relíquias sagradas tinha sido um elemento importante do culto católico (ideia mais importante).

    b. Acreditava-se que os objetos usados por Cristo, pela Virgem e pelos santos possuíssem uma milagrosa virtude curativa ou protetora para qualquer pessoa que os tocasse ou lhes chegasse perto (causa de d).

    c. Era inevitável que tal crença desse ensejo a inúmeras fraudes (consequência de a).

    d. Muitos negociantes de relíquias se beneficiavam dessas fraudes (atributo do objeto indireto do verbo dar na frase c).
  • Questão 25092.   Português - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • E se a água potável acabar? O que aconteceria se a água potável do mundo acabasse?

    As teorias mais pessimistas dizem que a água potável deve acabar logo, em 2050. Nesse ano, ninguém mais tomará banho todo dia. Chuveiro com água só duas vezes por semana. Se alguém exceder 55 litros de consumo (metade do que a ONU recomenda), seu abastecimento será interrompido. Nos mercados, não haveria carne, pois, se não há água para você, imagine para o gado. Gastam-se 43 mil litros de água para produzir 1 kg de carne. Mas, não é só ela que faltará. A Região Centro-Oeste do Brasil, maior produtor de grãos da América Latina em 2012, não conseguiria manter a produção. Afinal, no país, a agricultura e a agropecuária são, hoje, as maiores consumidoras de água, com mais de 70% do uso. Faltariam arroz, feijão, soja, milho e outros grãos.

    Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012.

    A língua portuguesa dispõe de vários recursos para indicar a atitude do falante em relação ao conteúdo de seu enunciado. No início do texto, o verbo “dever” contribui para expressar
  • Questão 25632.   Conhecimentos Específicos - Nível Fundamental - CLIN - COSEAC - 2015

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Segundo o autor, na ilha, a diferença entre as montanhas de hoje e as de antigamente era que: