Questões de Concursos Significação Contextual de Palavras e Expressões

  • Questão 25088.   Português - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • TEXTO I

    João Guedes, um dos assíduos frequentadores do boliche do capitão, mudara-se da campanha havia três anos. Três anos de pobreza na cidade bastaram para o degradar. Ao morrer, não tinha um vintém nos bolsos e fazia dois meses que saíra da cadeia, onde estivera preso por roubo de ovelha.
    A história de sua desgraça se confunde com a da maioria dos que povoam a aldeia de Boa Ventura, uma cidadezinha distante, triste e precocemente envelhecida, situada nos confins da fronteira do Brasil com o Uruguai.

    MARTINS, C. Porteira fechada. Porto Alegre: Movimento, 2001 (fragmento).

    TEXTO II

    Comecei a procurar emprego, já topando o que desse e viesse, menos complicação com os homens, mas não tava fácil. Fui na feira, fui nos bancos de sangue, fui nesses lugares que sempre dão para descolar algum, fui de porta em porta me oferecendo de faxineiro, mas tava todo mundo escabreado pedindo referências, e referências eu só tinha do diretor do presídio.

    FONSECA, R. Feliz Ano Novo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989(fragmento).

    A oposição entre campo e cidade esteve entre as temáticas tradicionais da literatura brasileira. Nos fragmentos dos dois autores contemporâneos, esse embate incorpora um elemento novo: a questão da violência e do desemprego. As narrativas apresentam confluência, pois nelas o(a)
  • Questão 25632.   Conhecimentos Específicos - Nível Fundamental - CLIN - COSEAC - 2015

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Segundo o autor, na ilha, a diferença entre as montanhas de hoje e as de antigamente era que:
  • Questão 28185.   Português - Nível Médio - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Atente para as seguintes afirmações:

    I. No 2o parágrafo, o autor se vale da expressão precariedade da palavra para referir a indeterminação semântica que ela assume por conta da multiplicidade de sentidos que pode abrigar.
    II. No 2o parágrafo, a expressão reféns sem fuga possível sugere a condição daqueles que, uma vez contando com os serviços de um computador, não conseguem mais dispensá-los.
    III. No 3o parágrafo, o autor considera indiscutível o fato de que nossa confiança na prodigiosa memória de um computador acabará acarretando o negligente esquecimento de nossa própria História.

    Em relação ao texto está correto o que se afirma APENAS em
  • Questão 25633.   Conhecimentos Específicos - Nível Fundamental - CLIN - COSEAC - 2015

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • De acordo com o texto, o fato de a montanha Alegria estar na condição em que está atualmente se deve a:
  • Questão 21046.   Português - Nível Superior - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012

  • [...]
    e em silêncio os intimo a voltar a esta vida
    em que desde a infância eles viviam lentamente
    com a amargura dos dias longos colados às existências
    monótonas
    e o medo de morrer dos que assistem ao cair da tarde
    quando, após a chuva, as tanajuras se espalham
    no chão maternal de Alagoas e não podem mais voar
    [...]
    (Lêdo Ivo)

    Considerando as marcas semântico-estruturais do texto, é válido afirmar:
  • Questão 21051.   Português - Nível Superior - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012

  • O homem, por sua própria natureza, hesita entre a segurança e a aventura, a tranquilidade e a emoção. Por isso, ao mesmo tempo em que aceita a rotina do cotidiano, é induzido a violá-la; preserva seu casamento tedioso e busca no cinema ou na novela de televisão a paixão fictícia que não pode viver. Isso tanto vale para o expectador e leitor como para o autor: de algum modo, através dos personagens que cria, das melodias que concebe, o artista vive uma outra vida, experimenta outras emoções, em suma, escapa à pobreza e aos limites de sua vida banal (Ferreira Gullar).

    Em que opção se encontra uma premissa verdadeira que sustenta o ponto de vista de Ferreira Gullar?
  • Questão 25092.   Português - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • E se a água potável acabar? O que aconteceria se a água potável do mundo acabasse?

    As teorias mais pessimistas dizem que a água potável deve acabar logo, em 2050. Nesse ano, ninguém mais tomará banho todo dia. Chuveiro com água só duas vezes por semana. Se alguém exceder 55 litros de consumo (metade do que a ONU recomenda), seu abastecimento será interrompido. Nos mercados, não haveria carne, pois, se não há água para você, imagine para o gado. Gastam-se 43 mil litros de água para produzir 1 kg de carne. Mas, não é só ela que faltará. A Região Centro-Oeste do Brasil, maior produtor de grãos da América Latina em 2012, não conseguiria manter a produção. Afinal, no país, a agricultura e a agropecuária são, hoje, as maiores consumidoras de água, com mais de 70% do uso. Faltariam arroz, feijão, soja, milho e outros grãos.

    Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012.

    A língua portuguesa dispõe de vários recursos para indicar a atitude do falante em relação ao conteúdo de seu enunciado. No início do texto, o verbo “dever” contribui para expressar
  • Questão 25090.   Português - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • Censura moralista

    Há tempos que a leitura está em pauta. E, diz-se, em crise. Comenta-se esta crise, por exemplo, apontando a precariedade das práticas de leitura, lamentando a falta de familiaridade dos jovens com livros, reclamando da falta de bibliotecas em tantos municípios, do preço dos livros em livrarias, num nunca acabar de problemas e de carências. Mas, de um tempo para cá, pesquisas acadêmicas vêm dizendo que talvez não seja exatamente assim, que brasileiros leem, sim, só que leem livros que as pesquisas tradicionais não levam em conta. E, também de um tempo para cá, políticas educacionais têm tomado a peito investir em livros e em leitura.

    LAJOLO, M. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 2 dez. 2013 (fragmento).

    Os falantes, nos textos que produzem, sejam orais ou escritos, posicionam-se frente a assuntos que geram consenso ou despertam polêmica. No texto, a autora
  • Questão 25660.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - CLIN - COSEAC - 2015

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A respeito do texto pode-se afirmar que:
  • Questão 28184.   Português - Nível Médio - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Ao lembrar o que significa, desde sua origem, a expressão "de cor", o autor se vale dessa etimologia para lembrar