Questões de Concursos Temas Educacionais Pedagógicos

  • Questão 34086.   Pedagogia - Nível Superior - DPE SP - FCC - 2015

  • O acesso e a qualidade da educação da escola
  • Questão 34087.   Pedagogia - Nível Superior - DPE SP - FCC - 2015

  • Qual infância existe para os meninos-trabalhadores das olarias, das carvoarias e tantos outros trabalhos desumanos quando estamos vivendo em plena revolução tecnológica?

    Uma saída importante no enfrentamento desta questão é a escola; a criança que frequenta uma escola
  • Questão 34085.   Pedagogia - Nível Superior - DPE SP - FCC - 2015

  • Para compreender a escola é preciso recorrer ao sentido amplo da palavra cultura, isto é, o conjunto de costumes, dos modos de viver, de vestir, das maneiras de pensar, das expressões de linguagem, dos valores das várias origens dos alunos.

    Consequentemente, a escola para ser bem sucedida
  • Questão 24879.   Pedagogia - Nível Superior - CISCOPAR - BD - 2015

  • Sobre os direitos fundamentais da infância, é INCORRETO afirmar:
  • Questão 24880.   Pedagogia - Nível Superior - CISCOPAR - BD - 2015

  • Família e escola são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento psicológico, de acordo com as expectativas de cada ambiente. Dado esse contexto, é CORRETO afirmar:
  • Questão 24878.   Pedagogia - Nível Superior - CISCOPAR - BD - 2015

  • A elaboração coletiva do projeto político-pedagógico concretiza o princípio de _____________________ da educação nacional. A expressão que completa CORRETAMENTE a frase é:
  • Questão 34088.   Pedagogia - Nível Superior - DPE SP - FCC - 2015

  • A escola é um dos grandes agentes formadores e transformadores de mentalidades. O preconceito de gênero, que gera discriminação e violência contra as mulheres, se expressa no ambiente educacional de várias maneiras, como conteúdos discriminatórios e imagens estereotipadas da mulher que são ainda reproduzidos em materiais didáticos e paradidáticos, em diferentes espaços e contextos educacionais.

    Para a inversão desse quadro, é preciso

    I. ampliar e melhorar a qualidade do atendimento educacional, incluindo a valorização profissional dessa parcela da população.
    II. aumentar as taxas de matrícula feminina em todos os níveis e modalidades de ensino.
    III. definir as profissões tipicamente femininas e as tipicamente masculinas na organização da educação superior.
    IV. promover ações afirmativas.

    Está correto o que se afirma APENAS em
1