Questões de Concursos Urbanização

  • Questão 32690.   Geografia - Nível Superior - DER CE - UECE CEV - 2016

  • O Brasil é um país de grandes dimensões e de grande diversidade cultural que ainda apresenta grandes desigualdades urbanas regionais. Atente ao que se diz sobre o processo de urbanização no Brasil.

    I. Alguns dos primeiros centros urbanos do Brasil surgiram no século XVI, ao longo do litoral, em razão da produção do açúcar.
    II. No século XIX, a produção de café foi um dos mais importantes eventos no processo de urbanização do Brasil.
    III. A maioria das grandes metrópoles brasileiras não apresenta grandes problemas sociais e ambientais.

    Está correto o que se afirma apenas em
  • Questão 32691.   Geografia - Nível Superior - DER CE - UECE CEV - 2016

  • Atente ao excerto a seguir: “Vários agentes, políticos, econômicos e sociais, interferem direta ou indiretamente na produção, apropriação e uso do solo urbano, contribuindo para o aumento da segregação socioespacial em Fortaleza. [...] Os municípios metropolitanos apresentaram, também, nos últimos decênios, um intenso crescimento demográfico e, com a extensão do tecido urbano de Fortaleza, tornaram-se como bairros seus."

    Souza, Maria Salete de. Segregação socioespacial em Fortaleza. Litoral e sertão, natureza e sociedade no Nordeste brasileiro. Expressão gráfica. Fortaleza, 2006. p.149. 

    Analise as seguintes afirmações sobre a cidade de Fortaleza e sua região metropolitana.

    I. O tecido urbano da cidade de Fortaleza mostra com clareza que há uma forte discrepância dos equipamentos urbanos entre os bairros Aldeota e Barroso.
    II. Graças às políticas estaduais e municipais de habitação, o número de favelas e áreas de risco tem diminuído severamente em Fortaleza e na região metropolitana nos últimos dez anos.
    III. Os movimentos migratório campo-cidade, no Ceará, intensificaram-se a partir dos anos 1950, em virtude do declínio de alguns setores econômicos, agravados pela incidência das secas. 

    É INCORRETO o que se afirma em
  • Questão 32692.   Geografia - Nível Superior - DER CE - UECE CEV - 2016

  • Considerando que um imóvel urbano de formato retangular que possui 8,0 (oito) metros de frente e 25 (vinte e cinco) metros de fundos, perfazendo uma área total de 200 metros quadrados, necessita, para efeito de cadastro imobiliário, ser georreferenciado e mapeado em escala de detalhe, o método e/ou equipamento que mais se adéqua a esta circunstância é o
1