Questões de Concursos Meio Ambiente

  • Questão 23760.   Meio Ambiente - Nível Superior - CETESB - VUNESP - 2009

  • Os objetivos de um monitoramento de poluentes atmosféricos, entre outros, são:

    I. geração de relatórios sobre a qualidade do ar numa dada região;
    II. definição da instalação de alarmes para determinados poluentes;
    III. controle do processo poluidor;
    IV. controle da eficiência ambiental de um equipamento;
    V. estudo da formação e degradação de poluentes na atmosfera.

    Para o monitoramento de imissões, estão corretos, apenas, os itens
  • Questão 29279.   Meio Ambiente - Nível Médio - CODEBA - FGV - 2016

  • A NBR nº 10004/04 da ABNT classifica os resíduos sólidos quanto aos riscos potenciais à saúde humana ou de contaminação do meio ambiente. Segundo esse instrumento legal, os resíduos são classificados como perigosos por suas características. Relacione as características listadas a seguir às respectivas propriedades.

    1. Inflamabilidade
    2. Reatividade
    3. Patogenicidade 

    ( ) Contém, ou apresenta a suspeita de conter, agentes etiológicos, ácido desoxiribonucleico (ADN) ou ácido ribonucleico (ARN) recombinantes, organismos geneticamente modificados, plasmídios, cloroplastos, mitocôndrias ou toxinas capazes de produzir doenças em homens, animais ou vegetais.
    ( ) Gerar gases, vapores e fumos tóxicos em quantidades suficientes capazes de provocar danos à saúde pública ou ao meio ambiente, quando misturados com a água.
    ( ) Não ser líquida e ser é capaz de, sob condições de temperatura e pressão de 25ºC e 0,1 MPa (1 atm), produzir fogo por fricção, absorção de umidade ou por alterações químicas espontâneas e, quando inflamada, queimar vigorosa e persistentemente, dificultando a extinção do fogo.

    Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
  • Questão 30447.   Meio Ambiente - Nível Médio - CPRM - CESPE - 2016

  • Indispensável para os estudos de precipitação de curta duração, o medidor de precipitação que faz os registros gráficos do total precipitado e acumulado ao longo do tempo é o
  • Questão 23762.   Meio Ambiente - Nível Superior - CETESB - VUNESP - 2009

  • A qualidade da água para consumo humano, de acordo com a Portaria n.º 518/04 do Ministério da Saúde, deve atender, entre outros, aos seguintes parâmetros analíticos:

    I. cloro;
    II. turbidez, cor e pH.
    III. coliformes e flúor.

    Está correto o contido em
  • Questão 14911.   Meio Ambiente - Nível Superior - Prefeitura de Piraquara PR - CEC - 2014

  • Espécies bioindicadoras demonstram de forma precoce a presença de alterações em um ambiente; são utilizadas para identificar modificações ambientais, antes que se agravem, e também na busca de se determinar qual tipo de poluição pode afetar os ecossistemas. As alternativas abaixo demonstram razões para a utilização de bioindicadores, EXCETO:
  • Questão 29644.   Meio Ambiente - Nível Médio - Comlurb - IBFC - 2016

  • O Protocolo de Quioto, aprovado no Japão em 1997, entrou em vigor em ____. Seu principal objetivo é estabilizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera e assim frear o aquecimento global e seus possíveis impactos. Os países signatários foram divididos em _____grupos, de acordo com seu nível de industrialização.

    Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto acima.
  • Questão 14915.   Meio Ambiente - Nível Superior - Prefeitura de Piraquara PR - CEC - 2014

  • Observe os termos e os associe a cada descrição, assinalando a alternativa que faz a correspondência correta.
    1 – Agente Mutagênico
    2 – Agente Carcinogênico
    3 – Agente Teratogênico
    4 – Agente Tóxico
    5 – Toxicidade

    A. Qualquer substância ou mistura cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea tenha sido cientificamente comprovada como tendo efeito adverso (tóxico, carcinogênico, mutagênico, teratogênico ou ecotoxicológico).

    B. Propriedade potencial que o agente tóxico possui de provocar, em maior ou menor grau, um efeito adverso em consequência de sua interação com o organismo.

    C. Qualquer substância, mistura, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função do indivíduo dela resultante.

    D. Qualquer substância, mistura, agente físico ou biológico cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea possa elevar as taxas espontâneas de danos ao material genético e ainda provocar ou aumentar a frequência de defeitos genéticos.

    E. Substâncias, misturas, agentes físicos ou biológicos cuja inalação ingestão e absorção cutânea possa desenvolver câncer ou aumentar sua frequência.
  • Questão 30443.   Meio Ambiente - Nível Médio - CPRM - CESPE - 2016

  • Com relação à delimitação de bacias hidrográficas, assinale a opção correta.
  • Questão 19281.   Meio Ambiente - Nível Superior - AGU - CESPE - 2015

  • Acerca da criação e da gestão de florestas públicas nacionais, julgue o item subsequente.

    As três modalidades de gestão de florestas públicas nacionais para produção sustentável são a concessão florestal ao setor privado, a destinação de florestas públicas às comunidades locais, além da gestão direta governamental pelo órgão competente integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
  • Questão 19283.   Meio Ambiente - Nível Superior - AGU - CESPE - 2015

  • Acerca da criação e da gestão de florestas públicas nacionais, julgue o item subsequente.

    A floresta nacional é unidade de conservação de uso sustentável, de posse e de domínio públicos, cuja criação deve ser precedida de estudos técnicos e de consulta pública que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade, com vistas ao seu objetivo básico de uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e pesquisa científica.

Questões Relacionadas