Questões de Concursos Educação Artística

  • Questão 28265.   Educação Artística - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • Dentre as práticas metodológicas implantadas na Academia Imperial de Belas Artes pode-se destacar o desenho
  • Questão 39107.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Na contemporaneidade são muitos os estudos que comprovam a eficácia da música como ferramenta auxiliar em sala de aula em diversos níveis da educação básica e até mesmo no ensino superior. Também conhecida como antropologia da música, é uma teoria formulada pelo americano Alan P. Merrian que defende a arte musical como um poderoso meio de interação que através do estímulo da percepção possibilita o ser humano organizar e vivenciar informações de origem sensorial. Referimo-nos a(o):
  • Questão 42590.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • Conforme Osinski (2001), para Herbert Read a arte deveria
  • Questão 42592.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • John Dewey é amplamente reconhecido como um dos mais importantes pensadores e filósofos da educaçãoda Era Moderna. Para Dewey a arte constitui um dos ramos da experiência humana. Para o autor (2010, p.82), o aprendizado deve-se desenvolver a partir
  • Questão 42596.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • A incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação ao processo educativo traz para a educação a concepção de interatividade. Para Silva (2006), a sala de aula interativa seria o ambiente em que o professorinterrompe a tradição do falar/ditar, deixando-se identificar com o contator de história e adota uma postura semelhante à do designer de software interativo. Isso significa que o professor
  • Questão 42588.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • Para Goya (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009) a gravura é importante na prática pedagógica na arte educação escolar, porque
  • Questão 28259.   Educação Artística - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • No entendimento de Martins (2009), uma abordagem crítica da imagem não deve lidar apenas com problemas estéticos, ou questões artísticas, mas com fatos e realidades sociais que põem em pauta discussões sobre a cultura,
  • Questão 39110.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • A "história da arte" é uma ciência multidisciplinar que procura estudar de modo objetivo a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização e salientando as características artísticas distintivas e influentes. O estudo da história da arte teve início durante:
  • Questão 39109.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento. O texto refere-se a(o):
  • Questão 39112.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Desde a implantação do ensino de artes no Brasil, em 1816, quando se criou a Academia Imperial de BelasArtes e se contratou artistas que ensinavam no Instituto de França3 (OLLÉ, 2007), até a sua inclusão como componente obrigatório no currículo escolar, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), esta disciplina passou por diversas transformações. Essa implantação se deu com: