Questões de Concursos Educação Artística

  • Questão 39112.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Desde a implantação do ensino de artes no Brasil, em 1816, quando se criou a Academia Imperial de BelasArtes e se contratou artistas que ensinavam no Instituto de França3 (OLLÉ, 2007), até a sua inclusão como componente obrigatório no currículo escolar, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), esta disciplina passou por diversas transformações. Essa implantação se deu com:
  • Questão 42588.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • Para Goya (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009) a gravura é importante na prática pedagógica na arte educação escolar, porque
  • Questão 42591.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • Ao falar de currículo integrado, Michael Parsons (In BARBOSA, 2005, p.296) afirma que a integração ocorre quando
  • Questão 28263.   Educação Artística - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • Considerar nas aulas de artes visuais o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como processo metodológico requer dos docentes propostas que
  • Questão 39114.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • De acordo com este pesquisador, o processo da fala é mais provável de começar com a recordação do falante das informações guardadas na memória permanente. Portanto, se as imagens estão guardadas na memória permanente, os métodos de ensino de uma língua que se utilizam do método audiovisual, proporcionam uma memorização maior e ajudam na recordação dos vocábulos e frases na hora do desempenho verbal durante a comunicação. “O processo de informação mental que nós precisamos para falar depende do uso de imagens em grande escala”. O uso de mídia ilustrada, pode aumentar a duração da atenção pois este método ajuda na concentração durante o aprendizado (prende a atenção). Referimo-nos a: 
  • Questão 42595.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • Um ideário sobre o Ensino da Arte numa perspectiva da diversidade e pluralidade cultural contempla
  • Questão 42593.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • Segundo Hernandez (2007, p.45) trabalhar com base na cultura visual é importante para a educação das artes visuais, porque
  • Questão 28260.   Educação Artística - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • Em uma perspectiva não eurocêntrica, na cultura e nas instituições escolares, as imagens têm como objetivo
  • Questão 39113.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, [...]”. Insistimos que, acatar essa recomendação requer informações e formação específica e continuada, vez que convivemos com informações transitórias e que o conhecimento é sempre provisório, dialeticamente reconstruído. Trata-se de uma recomendação de:
  • Questão 39110.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • A "história da arte" é uma ciência multidisciplinar que procura estudar de modo objetivo a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização e salientando as características artísticas distintivas e influentes. O estudo da história da arte teve início durante: