Questões de Concursos Educação Artística

  • Questão 39113.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, [...]”. Insistimos que, acatar essa recomendação requer informações e formação específica e continuada, vez que convivemos com informações transitórias e que o conhecimento é sempre provisório, dialeticamente reconstruído. Trata-se de uma recomendação de:
  • Questão 39114.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • De acordo com este pesquisador, o processo da fala é mais provável de começar com a recordação do falante das informações guardadas na memória permanente. Portanto, se as imagens estão guardadas na memória permanente, os métodos de ensino de uma língua que se utilizam do método audiovisual, proporcionam uma memorização maior e ajudam na recordação dos vocábulos e frases na hora do desempenho verbal durante a comunicação. “O processo de informação mental que nós precisamos para falar depende do uso de imagens em grande escala”. O uso de mídia ilustrada, pode aumentar a duração da atenção pois este método ajuda na concentração durante o aprendizado (prende a atenção). Referimo-nos a: 
  • Questão 28263.   Educação Artística - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • Considerar nas aulas de artes visuais o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como processo metodológico requer dos docentes propostas que
  • Questão 28264.   Educação Artística - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • O campo de criação de imagens no ciberespaço destaca- se como relevante potencial educativo pelo uso de recursos
  • Questão 28259.   Educação Artística - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • No entendimento de Martins (2009), uma abordagem crítica da imagem não deve lidar apenas com problemas estéticos, ou questões artísticas, mas com fatos e realidades sociais que põem em pauta discussões sobre a cultura,
  • Questão 28265.   Educação Artística - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • Dentre as práticas metodológicas implantadas na Academia Imperial de Belas Artes pode-se destacar o desenho
  • Questão 39107.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Na contemporaneidade são muitos os estudos que comprovam a eficácia da música como ferramenta auxiliar em sala de aula em diversos níveis da educação básica e até mesmo no ensino superior. Também conhecida como antropologia da música, é uma teoria formulada pelo americano Alan P. Merrian que defende a arte musical como um poderoso meio de interação que através do estímulo da percepção possibilita o ser humano organizar e vivenciar informações de origem sensorial. Referimo-nos a(o):
  • Questão 39109.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento. O texto refere-se a(o):
  • Questão 39108.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Após 30 anos de atividade no Brasil, ele foi substituído pela Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Referimo-nos ao:
  • Questão 28262.   Educação Artística - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • O contexto escolar firma-se como espaço profícuo para a discussão e experimentação sobre a natureza e o uso das tecnologias na construção de imagens.

    Tal condição dá-se, principalmente, para