Questões de Concursos Educação Artística

  • Questão 39111.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • A pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas. Trata-se do período:
  • Questão 42591.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • Ao falar de currículo integrado, Michael Parsons (In BARBOSA, 2005, p.296) afirma que a integração ocorre quando
  • Questão 42587.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • Para Pimentel (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009), a avaliação na visão tradicional é uma ação de
  • Questão 28265.   Educação Artística - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • Dentre as práticas metodológicas implantadas na Academia Imperial de Belas Artes pode-se destacar o desenho
  • Questão 39106.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Uma das formas de conhecer a realidade dos contextos pedagógico - musicais é questionando os indivíduos que fazem parte daqueles cenários, como alunos, professores, funcionários da administração, entre outros. Entretanto, são poucos os dados sistematizados que revelam a formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos próprios licenciandos, daqueles que recebem a formação e, ao mesmo tempo, atuam como professores. Para fundamentar esta questão encontra-se Pérez Gomez (1995), trazendo pontos convergentes. Inicialmente, o autor identificou quatro perspectivas de formação de professores, são elas:
  • Questão 39108.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Após 30 anos de atividade no Brasil, ele foi substituído pela Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Referimo-nos ao:
  • Questão 28261.   Educação Artística - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • A construção de desenhos curriculares para o ensino de arte requer mudança de postura, de atitude e práticas docentes, que visem a
  • Questão 28263.   Educação Artística - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • Considerar nas aulas de artes visuais o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como processo metodológico requer dos docentes propostas que
  • Questão 39112.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Desde a implantação do ensino de artes no Brasil, em 1816, quando se criou a Academia Imperial de BelasArtes e se contratou artistas que ensinavam no Instituto de França3 (OLLÉ, 2007), até a sua inclusão como componente obrigatório no currículo escolar, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), esta disciplina passou por diversas transformações. Essa implantação se deu com:
  • Questão 39107.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Na contemporaneidade são muitos os estudos que comprovam a eficácia da música como ferramenta auxiliar em sala de aula em diversos níveis da educação básica e até mesmo no ensino superior. Também conhecida como antropologia da música, é uma teoria formulada pelo americano Alan P. Merrian que defende a arte musical como um poderoso meio de interação que através do estímulo da percepção possibilita o ser humano organizar e vivenciar informações de origem sensorial. Referimo-nos a(o):