Questões de Concursos Educação Artística

  • Questão 39112.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Desde a implantação do ensino de artes no Brasil, em 1816, quando se criou a Academia Imperial de BelasArtes e se contratou artistas que ensinavam no Instituto de França3 (OLLÉ, 2007), até a sua inclusão como componente obrigatório no currículo escolar, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), esta disciplina passou por diversas transformações. Essa implantação se deu com:
  • Questão 39111.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • A pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas. Trata-se do período:
  • Questão 28261.   Educação Artística - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • A construção de desenhos curriculares para o ensino de arte requer mudança de postura, de atitude e práticas docentes, que visem a
  • Questão 42587.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • Para Pimentel (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009), a avaliação na visão tradicional é uma ação de
  • Questão 42591.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • Ao falar de currículo integrado, Michael Parsons (In BARBOSA, 2005, p.296) afirma que a integração ocorre quando
  • Questão 28260.   Educação Artística - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • Em uma perspectiva não eurocêntrica, na cultura e nas instituições escolares, as imagens têm como objetivo
  • Questão 42590.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • Conforme Osinski (2001), para Herbert Read a arte deveria
  • Questão 42592.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • John Dewey é amplamente reconhecido como um dos mais importantes pensadores e filósofos da educaçãoda Era Moderna. Para Dewey a arte constitui um dos ramos da experiência humana. Para o autor (2010, p.82), o aprendizado deve-se desenvolver a partir
  • Questão 42594.   Educação Artística - Nível Superior - SEDUC GO - CS-UFG - 2010

  • Para Bamford (apud Hernandez, 2007), a diferença entre a educação das artes e a educação pelas artes é que
  • Questão 39109.   Educação Artística - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento. O texto refere-se a(o):