Questões de Concursos Geografia

  • Questão 42837.   Geografia - Nível Médio - Bombeiro Militar ES - CESPE - 2011

  • Segundo dados preliminares do Censo de 2010, divulgados pelo IBGE, 85% da população brasileira vivem em áreas urbanas. Dessa forma, os ambientes urbanos irão, cada vez mais, exigir atenção da sociedade e, em especial, dos gestores públicos no que concerne não só ao aspecto quantitativo, mas também à complexidade dos elementos envolvidos em análises urbanas, como questões sociais, culturais e ambientais. A respeito desse tema, julgue o item subsequente.

    Os aglomerados urbanos são áreas de risco para o desencadeamento de processos de eutrofização dos corpos d’água, uma vez que o esgoto doméstico é extremamente rico em N e P. 
  • Questão 43015.   Geografia - Nível Médio - Bombeiro Militar MA - FGV - 2012

  • O extrativismo vegetal é uma atividade tradicional do Estado do Maranhão. Dentre os produtos do extrativismo o que mais se destaca é o babaçu. As amêndoas dessa palmeira são transformadas em óleo ou azeite, utilizados no preparo de alimentos, na produção de sabão ou cosméticos e como combustível.

    Sobre o extrativismo do babaçu no Maranhão, assinale a afirmativa correta. 
  • Questão 18977.   Geografia - Nível Médio - EsFCEx - EB - 2014

  • Em 27 de fevereiro de 2010, o Chile sofreu um terremoto de 8.8 graus na Escala Richter. Esse país encontra-se em uma extensa faixa da Costa Oeste da América do Sul. A causa desse e de outros terremotos deve-se ao fato do Chile estar situado
  • Questão 48658.   Geografia - Nível Superior - Lemeprev SP - IDECAN - 2012

  • Operários da Usina de Belo Monte, em Altamira (PA), iniciaram nesta segunda-feira (23) uma paralisação por melhores condições de trabalho. O ato é pacífico. A categoria fechou o principal acesso aos cinco canteiros de obras da usina, no km 27 da Rodovia Transamazônica. O estado de greve dos trabalhadores começou na última quinta-feira. Eles querem aumento do valor da cesta básica, que hoje é de R$ 95, e a diminuição do intervalo entre os períodos de folga. Hoje, os trabalhadores têm direito a sair para ver a família de seis em seis meses.

    (http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/04/trabalhadores-param-atividades-nos-canteiros-de-belo-monte.html)

    Dois grandes nomes do cinema internacional, diretor e atriz hollywoodianos, estiveram no Brasil, para se manifestarem contra a construção desta usina. São eles
  • Questão 17843.   Geografia - Nível Médio - Polícia Militar CE - CESPE - 2012

  • Julgue os itens a seguir, relativos a aspectos geográficos do estado do Ceará.

    Mais de 60% do território do estado do Ceará estão inseridos no domínio morfoclimático denominado caatinga.
  • Questão 16520.   Geografia - Nível Médio - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015

  • Desde sua independência, o Paquistão convive em uma contínua instabilidade interna e intensos quadros de violência,  levando geopolíticos a considerarem a área como um barril de pólvora. Diante do exposto, analise.

    I. A instabilidade interna é explicada pelas grandes diversidades etnoculturais. 
    II. A radicalização religiosa, aliada à crescente  influência de grupos extremistas,  tem  levado o país a uma espiral sem  fim de violências. 
    III. O extremismo religioso se alimenta das enormes desigualdades sociais e da proliferação da miséria. 
    IV. A  renúncia  do  general  Pervez  Musharraf,  que  governava  o  país  desde  1999,  e  a  instauração  do  governo  civil,  contribuíram para uma estabilidade interna no país. 

    Estão corretas as afirmativas
  • Questão 18151.   Geografia - Nível Médio - Polícia Militar ES - CESPE - 2009

  • É cada vez mais evidente que o homem, à medida que ocupa os espaços na Terra, contribui para a conhecida degradação ambiental. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

    O aproveitamento da sabedoria dos povos nativos, permitindo que o processo de desenvolvimento não modifique seus valores culturais, mas preserve-os e valorize-os, constitui-se em uma das dimensões do desenvolvimento sustentável.
  • Questão 17463.   Geografia - Nível Superior - Polícia Militar PA - UEPA - 2012

  • O espaço agrário brasileiro apresenta um histórico de conflitos em torno da luta pelo direito a terra e uso dos recursos naturais. Sobre as características das propriedades rurais destacam-se:
  • Questão 25209.   Geografia - Nível Médio - UFF - UFF - 2010

  • RUMO À ECONOMIA DA BIOCIVILIZAÇÃO

    O setor produtivo será obrigado a se adaptar a uma nova matriz energética e a agricultura será empurrada a privilegiar os pequenos proprietários rurais e seus métodos de cultura mais sustentáveis. É a “biocivilização”, como denominou o franco polonês Ignacy Sachs, autor do conceito de ecodesenvolvimento. “As civilizações que virão serão diferentes das antigas, já que a humanidade se encontra em um novo e superior ponto da espiral do conhecimento”, afirma Sachs. Revista ISTOÉ, ano 32, no 2093, 23/12/2009, p.112.

    Na perspectiva da biocivilização, um aspecto fundamental a ser incorporado é o da renovação da matriz energética, apoiada em fontes alternativas, como por exemplo, a energia gerada pelo vento.

    No caso do território brasileiro, considerando esse tipo de energia e a velocidade constante dos ventos, o maior potencial eólico concentra-se no seguinte segmento:
  • Questão 9863.   Geografia - Nível Superior - SEE DF - CESPE - 2014

  • No que diz respeito à população brasileira, julgue o item seguinte.

    Na década de 80 do século passado, em consequência das frequentes crises econômicas, diversos brasileiros migraram para outros países, em especial para os Estados Unidos da América (EUA), o Paraguai e o Japão. Atualmente, esse processo migratório ocorre mais em direção à Europa que aos EUA.