Questões de Concursos Geografia

  • Questão 18631.   Geografia - Nível Médio - Colégio Naval - MB - 2010

  • O geógrafo brasileiro Aziz Ab"Saber utilizou o conceito de domínio morfoclimático para identificar os domínios paisagísticos I brasileiros. Domínio morfoclimático refere-se a um conjunto espacial de grandes dimensões caracterizado por uma interação coerente entre as feições do relevo, os tipos de solo, as condições de clima e hidrologia e as formas de vegetação. Em função da sua extensão territorial e de suas características físicas, o Brasil possui vários domínios morfoclimáticos. Nesse sentido, destacando-se alguns, é correto afirmar que o domínio
  • Questão 17629.   Geografia - Nível Médio - Polícia Militar RJ - EXATUS PR - 2014

  • Um estudante precisa fazer um intercâmbio, embarca em uma viagem às 13:00 horas, do dia 23 de maio, de um ponto A (localizado a 30° O) com destino a B (localizado a 45° L). O tempo de voo é de 12 horas. Qual o dia e o horário de chegada do estudante ao ponto B?
  • Questão 25132.   Geografia - Nível Médio - USP - FUVEST - 2015

  • É preocupante a detecção de resíduos de agrotóxicos no planalto mato-grossense [Planaltos e Chapada dos Parecis], onde nascem o rio Paraguai e parte de seus afluentes, cujos cursos dirigem-se para a Planície do Pantanal. Em termos ecológicos, o efeito crônico da contaminação, mesmo sob baixas concentrações, implica efeitos na saúde e no ambiente a médio e longo prazos, como a diminuição do potencial biológico de espécies animais e vegetais.

    Dossiê Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro/São Paulo: EPSJV/Expressão Popular, 2012. Adaptado.

    Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:
  • Questão 8206.   Geografia - Nível Médio - Bombeiro Militar PI - UESPI - 2014

  • No estudo da questão ambiental, é de enorme importância o exame dos Desastres Naturais que, em geral, requerem uma intensa e rápida ação do Corpo de Bombeiros. Sobre esse assunto, analise as considerações feitas a seguir.

    1) Os desastres naturais de pequeno porte ou intensidade são caracterizados quando os danos causados são pouco importantes e os prejuízos consequentes são pouco vultosos e, por isso, são mais facilmente suportáveis e superáveis pelas comunidades afetadas.
    2) Quanto à evolução, os desastres naturais são classificados em: súbitos, graduais e por somação de efeitos parciais. Os desastres súbitos caracterizam-se, sobretudo, pela velocidade de evolução do processo.
    3) Os desastres naturais de evolução aguda são aqueles que resultam exclusivamente das ações antropogênicas ou de omissões humanas sobre o meio natural, e se originam do relacionamento do homem com os ecossistemas urbanos.
    4) As chuvas ácidas, o incremento da poluição do ar provocada por camadas de inversão térmica, o efeito estufa e os bolsões de redução da camada de ozônio são desastres naturais relacionados com a geodinâmica terrestre interna.
    5) No Brasil, existe maior prevalência dos desastres naturais cíclicos e de características sazonais, por isso são mais facilmente previsíveis.

    Estão corretas:
  • Questão 9035.   Geografia - Nível Médio - Polícia Militar PR - FAFIPA - 2013

  • Sobre a evolução das cidades e das redes urbanas no Brasil, a partir da década de 1970, assinale a alternativa correta.
  • Questão 17605.   Geografia - Nível Médio - Polícia Militar PA - UEPA - 2012

  • Nas últimas décadas as migrações tornaram-se mais intensas no território brasileiro sendo frequentes as levas migratórias de trabalhadores do campo em direção as áreas urbanas. Trata-se da migração conhecida como:
  • Questão 42812.   Geografia - Nível Médio - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A globalização é um fenômeno político, econômico e cultural que impacta, de forma equivalente, os países do Norte desenvolvido e os do Sul subdesenvolvido.
  • Questão 32697.   Geografia - Nível Médio - DER CE - UECE CEV - 2016

  • Atente ao seguinte excerto: “Este tipo de aquífero comum às rochas cristalinas, caracteriza-se por possuir elevada anisotropia e heterogeneidade, sendo, por isso, totalmente descontínuo no espaço. O principal fator que condiciona a acumulação e a circulação de água é o grau de faturamento da rocha."

    O texto trata de um tipo de aquífero comum às regiões semiáridas do Brasil, denominado aquífero
  • Questão 11133.   Geografia - Nível Médio - Polícia Militar SP - VUNESP - 2014

  • Leia a primeira estrofe da música de Gilberto Gil.

            Criar meu web site
            Fazer minha home­page
            Com quantos gigabytes
            Se faz uma jangada
            Um barco que veleje
            Um barco que veleje


    Pode-se afirmar, com base no trecho da música de Gilberto Gil, que, na atualidade, o capitalismo atingiu seu período
  • Questão 18632.   Geografia - Nível Médio - Colégio Naval - MB - 2010

  • O Brasil possui um grande potencial hidrográfico, destacando-se, nesse contexto, a porção setentrional do país. Em função das I condições naturais que o território nacional apresenta, a Região Norte contribui com uma parcela singular junto a esse potencial, o qual pode ser utilizado de diversas formas. Sobre a bacia hidrográfica amazônica e suas potencialidades, assinale a opção correta.