Questões de Concursos Química

  • Questão 16525.   Química - Nível Médio - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015

  • Segundo a teoria de Arrhenius apresentada em 1887 pelo químico sueco Svante Arrhenius, como parte de sua teoria  da  dissociação  eletrolítica,  ácido  é  toda  substância  que  em  água  produz  H+ .  Sobre  os  ácidos, marque  V  para  as  afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 

    (     )Ao adicionar solução de fenolftaleína em um meio ácido a solução ficará incolor, pois o aumento da concentração  de H+ desloca o equilíbrio. 
    (     )O ácido carbônico é um ácido fraco, extremamente instável, que se forma somente em equilíbrio dinâmico entre a água e o gás carbônico. 
    (     ) Quando reagem com o zinco produzem hidrogênio gasoso.  
    (     ) Reagem com carbonatos e bicarbonatos para produzir monóxido de carbono. 

    A sequência está correta em
  • Questão 43394.   Química - Nível Médio - Bombeiro Militar GO - FUNRIO - 2016

  • Define-se como sendo uma reação química exotérmica que se processa entre um combustível e um comburente, liberando luz e calor,

    De acordo com o Manual de Bombeiros do Corpo de Bombeiros de Goiás, essa é a definição de
  • Questão 25689.   Química - Nível Médio - CITEPE - CESGRANRIO - 2011

  • Para se fazer a remoção de carbonato de cálcio e óxidos de ferro em trocadores de calor, caldeiras, tubulações e camisas de reatores, são empregados desincrustantes à base de ácidos e inibidores altamente eficazes contra o ataque ao metal base.

    As concentrações indicadas e o tempo de tratamento vão depender do(a)
  • Questão 18976.   Química - Nível Médio - EsFCEx - EB - 2014

  • O ácido clorídrico (HCl) reage com alguns metais. Ao reagir com o magnésio metálico (Mgº), forma como produtos um gás inflamável/explosivo e um sal. Os nomes destes produtos formados são, respectivamente:
  • Questão 41999.   Química - Nível Médio - Polícia Militar AP - UNIFAP - 2007

  • Em uma reação química classificada como exotérmica, é correto afirmar que os produtos:
  • Questão 35121.   Química - Nível Fundamental - IFBA - FUNRIO - 2016

  • Considere as afirmativas abaixo e responda:

    I. Chamamos de concentração à quantidade de soluto em que se encontra dissolvida em uma quantidade de solvente;
    II. Solvente é a substância que dissolve o soluto;
    III. Solução é a mistura homogênea duas e somente duas substâncias.
  • Questão 25688.   Química - Nível Médio - CITEPE - CESGRANRIO - 2011

  • Os problemas decorrentes dos sais de cálcio e magnésio dissolvidos, contidos na água de alimentação da caldeira, podem vir a causar prejuízos, tais como a caldeira demorar muito para ficar nas condições ideais para o fornecimento de vapor, aumentando o consumo de combustível, e causar danos pela incrustação e corrosão da própria caldeira e da rede de distribuição de vapor. Para resolver esses problemas, são empregados produtos que agem como anti-incrustante dispersante, geralmente à base de fosfato (PO4 ), cuja dosagem é baseada no teor de dureza total presente na água de alimentação.

    Nesse contexto, um condicionador da dureza de águas para caldeiras deve ter as seguintes características:
  • Questão 16173.   Química - Nível Médio - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • O número de oxidação do nitrogênio no nitrato de potássio é maior que o do nitrogênio na molécula de N2.
  • Questão 16324.   Química - Nível Superior - Bombeiro Militar SC - MS CONCURSOS - 2013

  • “A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve. Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos diretos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos. É também uma importante fonte de energia, sendo utilizada como lenha para cozinhar e outros usos.” (Fonte: http://pt.wikipedia.org)

    Em relação à composição química elementar da madeira, pode-se afirmar que não há diferenças consideráveis, levando-se em conta as madeiras de diversas espécies. Os principais elementos existentes são: Carbono (C)48%, Hidrogênio (H)6%, Oxigênio (O) 44% e Nitrogênio (N) 1%; além destes elementos encontram-se pequenas quantidades de cálcio (Ca), potássio (K), magnésio (Mg) e outros, constituindo as substâncias minerais existentes na madeira.

    Em um churrasco realizado por um certo gaúcho, em sua residência, foi consumido 1,7 Kg de madeira para assar toda a carne. Supondo que a combustão do carbono seja completa, a quantidade em matéria (mol) formada de gás carbônico será:

    Dados: C=12g/mol.
  • Questão 25690.   Química - Nível Médio - CITEPE - CESGRANRIO - 2011

  • Para o funcionamento adequado dos sistemas de refrigeração, faz-se necessário o tratamento da água de refrigeração contra a ocorrência de escamas, incrustações e a corrosão do equipamento. Os sais, os sólidos e a matéria orgânica em suspensão, dissolvidos na água de resfriamento, são fatores que contribuem para a formação de um meio favorável à proliferação de algas, bactérias e fungos, que, por sua vez, prejudicam não só a operação da torre de resfriamento mas também o desempenho térmico da rede de trocadores de calor. A formação de algas e fungos pode provocar a queda de eficiência, deformação e desprendimento do recheio da torre de resfriamento.

    Nesse contexto, os principais parâmetros de controle da qualidade da água de refrigeração trabalhando em sistemas de passagem únicos ou de recirculação são: