Questões de Concursos Física

  • Questão 43290.   Física - Nível Superior - Bombeiro Militar SC - CONSULPLAN - 2015

  • Uma garrafa pet de dois litros totalmente vazia e devidamente vedada encontra‐se 100% flutuando em água numa caixa d’água. Considere a massa específica da água na caixa d’água igual a 1 g/cm3 , g = 10 m/s2 e desconsidere o peso da garrafa. Calcule a intensidade do empuxo sobre a garrafa vazia, e com V = 1.500 ml em seu interior, ambas totalmente submersas em água. 
  • Questão 5164.   Física - Nível Médio - Bombeiro Militar MG - FUMARC - 2009

  • Para economizar energia, Luís chamou seu colega Severino para fazer a instalação elétrica de sua casa. Porém Severino é um “faz-tudo” e não tem conhecimento técnico sobre circuitos. Ele comprou 3 disjuntores de 30,0 A para montar o quadro de energia da casa, que possui 10 lâmpadas (cada lâmpada permite a passagem de 0,50A), 2 Televisores (cada TV permite a passagem de intensidade de corrente de 4,0 A), 2 chuveiros elétricos (cada chuveiro permite a passagem de 20,0 A), 2 geladeiras (cada geladeira permite a passagem de 8,0 A). Sabe-se que se ele ligar equipamentos com amperagem superior ao valor do disjuntor, esse desarma. Para que a chave não desarme, Severino deve colocar:
  • Questão 18373.   Física - Nível Fundamental - Marinha do Brasil - MB - 2013

  • Para fazer um rádio funcionar, ele precisa ser alimentado com uma tensão de 6 Volts. Dispõe-se de quatro pilhas, sendo que cada uma delas possui tensão V = 1,5 V. Logo, para que esse rádio funcione, devem ser associadas.
  • Questão 11004.   Física - Nível Superior - SEDUC RJ - CEPERJ - 2011

  • O Insano é um toboágua com 41 metros de altura, localizado no “Beach Park”, na cidade de Fotaleza-CE. Em função da sua altura e inclinação, o toboágua proporciona uma descida extremamente rápida, e em poucos segundos o banhista chega ao ponto mais baixo com uma velocidade aproximadamente de 100,8km/h. Por essas características, o Insano é considerado o mais radical dos equipamentos do gênero no planeta.

    Considerando que um banhista com 70kg parte com velocidade inicial igual a zero do ponto mais alto do toboágua e que a aceleração da gravidade local é 10m/s2 , a energia dissipada pelos diversos atritos que se opõem ao movimento ao longo da descida é:
  • Questão 8428.   Física - Nível Médio - Bombeiro Militar MG - FUMARC - 2013

  • Num escritório, um ventilador fazia muito barulho e ventilava muito. Paulo, atento, percebeu que o ventilador tinha uma chave 110-220 V. Ele mudou a posição da chave, que estava em 110 V, para 220 V. Ao fazer isso, a potência do chuveiro
  • Questão 18661.   Física - Nível Médio - EFOMM - MB - 2015

  • Um automóvel, partindo do repouso, pode acelerar a 2,0 m/s2 e desacelerar a 3,0 m/s2 . O intervalo de tempo mínimo, em segundos, que ele leva para percorrer uma distância de 375 m, retornando ao repouso, é de
  • Questão 18353.   Física - Nível Fundamental - Marinha do Brasil - MB - 2014

  • Em 1820, Oersted observou que o ponteiro de uma bússola mudava de direção quando se aproximava de um fio percorrido por uma corrente eletrica. Pouco mais de uma decada depois, Ampere estudou fios proximos percorridos por correntes elétricas. Em relação ao Eletromagnetismo, coloque V(verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

    ( ) Oersted descobriu que uma corrente eletrica em um fio produz um campo magnetico ao redor do fio que altera o sentido do ponteiro da bússola.
    ( ) Ampére descobriu que a atragao ou repulsão entre dois fios percorridos por correntes eletricas deve-se unicamente ao campo eletrico gerado pelos fios.
    ( ) Ao enrolar um fio ao redor de uma chave de fenda e ligar os fios a uma pilha ou bateria, a chave de fenda torna-se um eletroima e passa a atrair determinados obetos metálicos.
    ( ) O funcionamento dos motores elétricos como, por exemplo, o do ventilador e baseado nos eletroimas, ou seja, um grande ima em movimento que gera corrente eletrica.
  • Questão 16285.   Física - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A primeira lei da termodinâmica, consequência do princípio da conservação da energia, estabelece que o trabalho realizado sobre um sistema é numericamente igual à quantidade de calor liberada por esse sistema.
  • Questão 16166.   Física - Nível Médio - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014

  • No período de seca ocorrem, frequentemente, incêndios em florestas, provocados por latas de refrigerante feitas de alumínio polido ou por garrafas. O fundo côncavo desses objetos funciona como espelhos esféricos que concentram os raios solares, em um ponto do espaço, aumentando a temperatura dos objetos aí localizados. Com base nessas informações e considerando que, em todas as situações, os raios de luz solar incidentes no fundo das latas e garrafas sejam paralelos, julgue os itens subsequentes.

    Os raios solares que incidem paralelamente ao eixo principal da superfície côncava, quando refletidos, passam necessariamente pelo ponto focal.