Questões de Concursos Sociologia

  • Questão 16565.   Sociologia - Nível Médio - Polícia Militar AL - CESPE - 2012

  • Com relação ao surgimento e desenvolvimento da sociologia, assinale a opção correta.
  • Questão 16571.   Sociologia - Nível Médio - Polícia Militar AL - CESPE - 2012

  • Tendo pertencido a Pernambuco na maior parte do período colonial brasileiro, Alagoas adquiriu autonomia em 1817, quando se transformou em província por decisão do governo central, sediado no Rio de Janeiro. Essa emancipação política da região foi interpretada como
  • Questão 11128.   Sociologia - Nível Médio - Polícia Militar SP - VUNESP - 2014

  • Para responder à questão, leia o texto a seguir.

    De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. Estima-se que mais de dois milhões de mulheres são espancadas a cada ano por maridos ou namorados, atuais ou antigos.

    (BRYM, R. J. et al. Sexualidade e gênero. In: BRYM, R. J. et al. Sociologia, sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2008)
    Sob a perspectiva sociológica, quais são as causas da violência de gênero?
  • Questão 25056.   Sociologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

    Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.

    BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).

    A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a
  • Questão 25055.   Sociologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • A Comissão Nacional da Verdade (CNV) reuniu representantes de comissões estaduais e de várias instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro organizações. O coordenador da CNV estima que, até o momento, a comissão examinou, “por baixo”, cerca de 30 milhões de páginas de documentos e fez centenas de entrevistas.

    Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).

    A notícia descreve uma iniciativa do Estado que resultou da ação de diversos movimentos sociais no Brasil diante de eventos ocorridos entre 1964 e 1988. O objetivo dessa iniciativa é
  • Questão 25057.   Sociologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • Em 1879, cerca de cinco mil pessoas reuniram-se para solicitar a D. Pedro II a revogação de uma taxa de 20 réis, um vintém, sobre o transporte urbano. O vintém era a moeda de menor valor da época. A polícia não permitiu que a multidão se aproximasse do palácio. Ao grito de “Fora o vintém!”, os manifestantes espancaram condutores, esfaquearam mulas, viraram bondes e arrancaram trilhos. Um oficial ordenou fogo contra a multidão. As estatísticas de mortos e feridos são imprecisas. Muitos interesses se fundiram nessa revolta, de grandes e de políticos, de gente miúda e de simples cidadãos. Desmoralizado, o ministério caiu. Uma grande explosão social, detonada por um pobre vintém.

    Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).

    A leitura do trecho indica que a coibição violenta das manifestações representou uma tentativa de
  • Questão 6096.   Sociologia - Nível Médio - Polícia Militar RJ - BD - 2010

  • A ideia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propõe, pressiona o tempo todo. O cidadão precisa ter consciência de seu poder.

    Com base nessa afirmação de Herbert de Souza (o Betinho), marque a alternativa cuja situação corresponde à cidadania ativa.
  • Questão 16596.   Sociologia - Nível Médio - Polícia Militar AL - CESPE - 2012

  • O capitalismo é um sistema cujo processo de formação, na Europa, iniciou-se na Baixa Idade Média (compreendida entre os séculos XII e XV) e estendeu-se ao longo da Idade Moderna (compreendida entre os séculos XV e XVIII). A partir de meados do século XVIII, na Inglaterra, esse sistema efetivamente consolidou-se, passando a apresentar uma característica crescentemente expansionista e universal. O acontecimento histórico que propiciou a consolidação do sistema capitalista, bem como sua expansão imperialista, denomina-se
  • Questão 30304.   Sociologia - Nível Médio - COREN PE - IPAD - 2010

  • Marx criou sua leitura sobre classes sociais no século XIX, numa Inglaterra povoada por desigualdades e problemas sociais. Apesar da distância espacial e temporal, as análises de Marx continuam válidas, já que hoje ainda vivemos problemas semelhantes. Assim, qual das alternativas abaixo não apresenta um fator que contribuiu para as desigualdades de classe?
  • Questão 4283.   Sociologia - Nível Médio - Prefeitura de João Pessoa PB - IBFC - 2012

  • “Conforme o contexto histórico, social e político, a expressão
    ‘participação política’ se presta a inúmeras interpretações.
    Se considerarmos apenas as sociedades ocidentais que
    consolidaram regimes democráticos, por si só, o conceito
    pode ser extremamente abrangente. A participação
    política designa uma grande variedade de atividades,
    como votar, se candidatar a algum cargo eletivo, apoiar
    um candidato ou agremiação política, contribuir
    financeiramente para um partido político, participar de
    reuniões, manifestações ou comícios públicos, proceder
    à discussão de assuntos políticos etc.” Cancian, Renato.
    In http://educacao.uol.com.br/sociologia. Acessado em
    16/04/2012.

    Assinale a alternativa que, segundo o autor, não é característica da participação política.