Questões de Concursos Pedagogia

  • Questão 35380.   Pedagogia - Nível Superior - IFMG - BD - 2013

  • No desenho curricular da educação profissional e tecnológica, a transversalidade e a verticalização constituem aspectos que contribuem para a singularidade dessa organização.

    A esse respeito, NÃO se pode afirmar que:
  • Questão 23210.   Pedagogia - Nível Superior - CEFET MG - BD - 2014

  • Segundo Veiga (2002), a abordagem do projeto político-pedagógico como organização do trabalho da escola, em sua totalidade, fundamenta-se em princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita.

    Um dos princípios apresentados por essa autora é a(o)
  • Questão 10188.   Pedagogia - Nível Superior - SEE AL - CESPE - 2013

  • Com relação à didática e à sua prática histórico-social, julgue o item a seguir.

    O enfoque tecnicista da didática busca estratégia objetiva, racional e neutra do processo de ensino-aprendizagem, em contraposição ao enfoque humanista.
  • Questão 5205.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • A aprendizagem é fator preponderante para o desenvolvimento quando o aluno
  • Questão 10080.   Pedagogia - Nível Superior - SEE SP - CETRO - 2008

  • Muramoto (2002), em seu texto sobre Formação de Supervisores, destaca que
  • Questão 10120.   Pedagogia - Nível Médio - SEE AC - FUNCAB - 2010

  • De acordo com Moreira (1999, p.153), David Ausubel, no que se refere à teoria da aprendizagem significativa, “recomenda o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem a o desenvolvimento de conceitos que facilitem a aprendizagem subsequente.” Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é:
  • Questão 40720.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de Patos PB - BD - 2010

  • Numa perspectiva progressista, é coerente afirmar que a didática tem como compromissos:
  • Questão 38625.   Pedagogia - Nível Superior - IF SP - BD - 2015

  • De acordo com Gimeno Sacristán (1998):
  • Questão 10042.   Pedagogia - Nível Superior - SEE SP - CETRO - 2008

  • Em "A Religação dos Saberes - O desafio do século XXI", Morin (2004) dialoga com textos de inúmeros colaboradores sobre a produção do conhecimento, com pressupostos da dialógica ou lógica da complexidade, herdeira e superadora da lógica racional, da Ciência Moderna.

    Considere o trecho que se segue do autor, para responder à questão abaixo.

    Quando nos limitamos às disciplinas compartimentadas - ao vocabulário, à linguagem própria a cada disciplina -, temos a impressão de estar diante de um quebra-cabeças, cujas peças não conseguimos juntar a fim de compor uma figura. Mas, a partir do momento em que temos um certo número de instrumentos conceituais que permitem reorganizar os conhecimentos (...), temos a possibilidade de começar a descobrir o semblante de um conhecimento global, mas não para chegar a uma homogeneidade no sentido holista, uma homogeneidade que sacrifique a visão das coisas particulares e concretas em nome de uma espécie de névoa generalizada. Sem dúvida, é a relação que é a passarela permanente do conhecimento das partes ao do todo, do todo ao das partes (...).

    Na doutrina de currículo que sustenta a proposta de organização e tratamento dos conteúdos para o Ensino Médio, tanto no Parecer CNE 15/1998, quanto nos fundamentos das Propostas Curriculares do Estado de São Paulo, encontramos a valorização de princípios coerentes com o pensamento de Morin. São eles:
  • Questão 5206.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • A aprendizagem escolar consiste em

Questões Relacionadas