Questões de Concursos Pedagogia

  • Questão 30044.   Pedagogia - Nível Superior - CONDER - FGV - 2013

  • “A Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, detalha, entre outros aspectos, a competência de cada ente federado.

    Assinale a alternativa que apresenta uma incumbência da esfera municipal.
  • Questão 10042.   Pedagogia - Nível Superior - SEE SP - CETRO - 2008

  • Em "A Religação dos Saberes - O desafio do século XXI", Morin (2004) dialoga com textos de inúmeros colaboradores sobre a produção do conhecimento, com pressupostos da dialógica ou lógica da complexidade, herdeira e superadora da lógica racional, da Ciência Moderna.

    Considere o trecho que se segue do autor, para responder à questão abaixo.

    Quando nos limitamos às disciplinas compartimentadas - ao vocabulário, à linguagem própria a cada disciplina -, temos a impressão de estar diante de um quebra-cabeças, cujas peças não conseguimos juntar a fim de compor uma figura. Mas, a partir do momento em que temos um certo número de instrumentos conceituais que permitem reorganizar os conhecimentos (...), temos a possibilidade de começar a descobrir o semblante de um conhecimento global, mas não para chegar a uma homogeneidade no sentido holista, uma homogeneidade que sacrifique a visão das coisas particulares e concretas em nome de uma espécie de névoa generalizada. Sem dúvida, é a relação que é a passarela permanente do conhecimento das partes ao do todo, do todo ao das partes (...).

    Na doutrina de currículo que sustenta a proposta de organização e tratamento dos conteúdos para o Ensino Médio, tanto no Parecer CNE 15/1998, quanto nos fundamentos das Propostas Curriculares do Estado de São Paulo, encontramos a valorização de princípios coerentes com o pensamento de Morin. São eles:
  • Questão 27517.   Pedagogia - Nível Médio - Câmara de Eldorado do Sul RS - CONSESP - 2012

  • Indique a assertiva correta.
  • Questão 34077.   Pedagogia - Nível Superior - DPE SP - FCC - 2015

  • A professora que acredita saber como melhor ensinar, já que domina o método, se limitando a planejar e executar o que planeja, sem buscar explicações para o sucesso de uns e o fracasso de outros, se limitando a aprovar os que revelam ter aprendido o que ela ensinou, e reprovar os que não mostram ter aprendido o ensinado, decididamente nada aprendeu ao ensinar.

    Baseando-se nesta concepção de ensino aprendizagem, depreende-se que a prática docente crítica
  • Questão 7446.   Pedagogia - Nível Superior - UFPE - COVEST COPSET - 2010

  • Assinale a alternativa que não representa características de um currículo:
  • Questão 28258.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO - CS-UFG - 2011

  • De acordo com a a Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino em instituições próprias,
  • Questão 7154.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de Congonhas MG - CONSULPLAN - 2010

  • São alguns princípios estabelecidos pela LDBEN 9394/96 Art. 3º, EXCETO:
  • Questão 4443.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de São José de Sabugi PB - EDUCA - 2012

  • NÃO constitui uma etapa na elaboração do plano de ensino:
  • Questão 35383.   Pedagogia - Nível Superior - IFMG - BD - 2013

  • Em Educação Profissional no Brasil, Silvia Maria Manfredi (2002) aponta que as visões e representações sobre o trabalho, as profissões e sobre sua relação com a escolarização são muito variadas. Para a autora, as relações entre trabalho e escola expressam visões ambíguas e idealizadas, que retratam um reducionismo de processos históricos complexos.

    Tendo em vista a retomada histórica e as reflexões que a autora faz sobre essa relação, é CORRETO afirmar que:
  • Questão 35214.   Pedagogia - Nível Superior - IFES - BD - 2016

  • Uma sequência didática é determinada como uma série ordenada e articulada de atividades. Para reconhecer a validade de uma sequência didática, pode-se fazer uma série de perguntas sobre as atividades propostas. Uma destas perguntas refere-se à existência de atividades que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal e intervir. Analise as atividades propostas abaixo e assinale aquela que NÃO possibilita a criação de zonas de desenvolvimento proximal e intervenção.

Questões Relacionadas