Questões de Concursos Pedagogia

  • Questão 35198.   Pedagogia - Nível Superior - IFES - BD - 2016

  • Ciavatta (2005) apresenta alguns pressupostos para o desenvolvimento da educação profissional como formação integrada e humanizadora. Nessa direção, analise as seguintes sentenças:

    I) Resgate da escola como um lugar de memória, das lembranças e momentos mais expressivos, e garantia de investimento na educação de modo assegurar a sua oferta pública e gratuita aos cidadãos.
    II) Manutenção de mecanismos na lei que assegurem a articulação entre o ensino médio de formação geral e o ensino superior em todas as suas modalidades.
    III) A adesão de gestores e de professores responsáveis pela formação geral e pela formação específica, de modo a elaborarem coletivamente as estratégias acadêmico-científicas de integração.
    IV) Articulação da instituição com os alunos e os familiares, na tentativa de construção do diálogo e desenvolvimento de uma democracia participativa.
    V) Existência de um projeto de sociedade no qual, ao mesmo tempo, se minimizem os problemas da realidade brasileira, visando a permanência do dualismo de classes e a implantação das diversas instâncias de gestão educacional que busquem contribuir com a preparação de jovens para o mercado de trabalho.

    Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.
  • Questão 10124.   Pedagogia - Nível Médio - SEE AC - FUNCAB - 2010

  • Afirmações como: “Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.” (Nova Escola, Um guia sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Ed. 223. Junho/2009.) e “O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje (...)” (Nova Escola.A conexão que faz a diferença . Gestão escolar. Abril/2008), nos levam a refletir sobre a aplicabilidade das novas tecnologias como recursos didát icos na educação. Especializar-se com o fim de utilizar novas tecnologias não é suficiente, é preciso não só saber utilizá-las, mas também é necessário saber como e quando aplicá-las. Professores com uma prática bancária e autoritária, por exemplo, tendem a distorcer o uso didático das novas tecnologias em educação utilizando-as para:

    I. Reproduzir o conhecimento formal especificado no currículo.

    II. Explorar novas formas de aprendizagem tornando-asmais significativas.

    III. Reforçar o ensino tradicional e sua prática unilateral.

    IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos à nova realidade.

    V. Incentivar a interação do aluno com o conhecimento.

    Estão corretas apenas as afirmativas:
  • Questão 12593.   Pedagogia - Nível Médio - UFRN - BD - 2015

  • Numa discussão entre dois professores sobre o atendimento de estudantes com necessidades especiais na UFRN, um dele faz as seguintes afirmações:

    I Os estudantes com necessidades educacionais especiais, para obter concessão de apoio e serviços junto à Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial, deverão sempre ter sua condição diagnosticada por um laudo médico.

    II Para os estudantes com necessidades educacionais especiais, o plano de ensino de componentes curriculares deverá ser adaptado em relação à avaliação.

    III A Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial deve apoiar a UFRN em ações de formação continuada de professores , visando à melhoria da qualidade do atendimento a esses estudantes.

    IV Os estudantes com necessidades educacionais especiais não podem ter, sob qualquer circunstância, prorrogado o prazo máximo do curso.

    Das afirmações, estão corretas
  • Questão 39120.   Pedagogia - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • No que diz respeito à teoria crítica e suas contribuições para a construção do currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

    ( ) A perspectiva crítica de currículo faz uma profunda crítica às bases do pensamento de organização curricular clássica.
    ( ) Na perspectiva crítica de currículo, as disciplinas são organizadas de forma isolada, inscritas numa grade curricular.
    ( ) Na perspectiva crítica de currículo, há um questionamento político do papel da educação na sociedade.
    ( ) Na perspectiva crítica de currículo, os objetivos e conteúdos são definidos e os professores limitam-se a segui-los. 

    A sequência correta é:
  • Questão 27511.   Pedagogia - Nível Médio - Câmara de Eldorado do Sul RS - CONSESP - 2012

  • Considere as características de nossa sociedade, a seguir.

    I. Nossa personalidade civil já se exprime com maior precisão através de nossas coordenadas de nascimento do que através do nosso sobrenome.
    II. O nosso sobrenome poderia muito bem não desaparecer, mas ficar reservado à vida particular, enquanto um número de identidade, em que a data de nascimento seria um dos elementos, o substituiria para o uso civil.
    III. Na Idade Média, o primeiro nome já fora considerado uma designação muito imprecisa, e foi necessário completá-lo por um sobrenome de família, muitas vezes um nome de lugar.
    IV. Agora, tornou-se conveniente acrescentar uma nova precisão, de caráter numérico, a idade.
    V. O nome pertence ao mundo da fantasia, enquanto o sobrenome pertence ao mundo da tradição.

    São corretas as características contidas em
  • Questão 28473.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de Araraquara SP - CETRO - 2013

  • Sobre a construção do conhecimento, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    ( ) Segundo a teoria piagetiana, no processo de formação dos conceitos científicos, as formas culturais internalizam-se durante o desenvolvimento dos indivíduos e é o material simbólico que possibilita sua relação com os objetos do conhecimento.
    ( ) Pode-se afirmar que tanto Vygotsky quanto Piaget, em suas teorias, deram destaque à atividade do sujeito na aquisição do conhecimento e ao qualitativo das mudanças no desenvolvimento.
    ( ) Analisando o processo de desenvolvimento da escrita na criança, Vygotsky assevera que a mecânica de ler o escrito, estimulada nas escolas, conduz necessariamente ao domínio da linguagem escrita.
    ( ) É correto afirmar que as ideias de Piaget sobre o desenvolvimento da criança centraram-se tão somente na teoria da equilibração das estruturas cognoscitivas, desconsiderando os fatores sociais que incidem no desenvolvimento e que surgem mais tardiamente na obra de Vygotsky.
  • Questão 35389.   Pedagogia - Nível Superior - IFMG - BD - 2013

  • A respeito da comunicação na sala de aula, é CORRETO afirmar que:
  • Questão 28951.   Pedagogia - Nível Médio - Prefeitura de Betim MG - BD - 2015

  • Consoante disposição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa CORRETA.
  • Questão 38581.   Pedagogia - Nível Superior - IF SP - BD - 2015

  • Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) afirmam que no contexto da sociedade contemporânea, a educação pública tem três objetivos fundamentais que devem servir de base para a construção de todas as escolas públicas. Assinale a alternativa que contempla, de forma correta, os objetivos previstos de acordo com os autores citados.
  • Questão 24877.   Pedagogia - Avaliação Educacional - Nível Superior - CISCOPAR - BD - 2015

  • A função da avaliação _______________ é coletar dados relevantes que expressem o estado de aprendizagem inicial do aluno.

    A palavra que preenche CORRETAMENTE a frasé é: