Questões de Concursos Pedagogia

  • Questão 12609.   Pedagogia - Nível Médio - UFRN - BD - 2015

  • A mensuração do rendimento acadêmico acumulado pelo estudante é expressada por diferentes índices, segundo o regulamento dos cursos regulares de graduação da UFRN. Nos componentes curriculares em que obteve êxito, a média do rendimento acadêmico do estudante, ponderada pela carga horária discente desses componentes, conforme procedimento definido, é denominada média de
  • Questão 12187.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de Maria Helena PR - FAFIPA - 2014

  • Conforme os estudos de Philippe Ariès sobre a concepção de infância na Idade Média, é CORRETO afirmar:
  • Questão 12604.   Pedagogia - Nível Médio - UFRN - BD - 2015

  • A Resolução nº 171/2013 – CONSEPE, de 5 de novembro de 2013, aprova o Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN. Segundo a referida resolução, “Disciplina é um instrumento de ensino-aprendizagem que envolve um conjunto sistematizado de conhecimentos a serem ministrados”. Considere as afirmações a seguir, relativas às disciplinas oferecidas por esses cursos.

    I Cada disciplina deve se ministrada só por um professor.

    II Cada disciplina deve ter uma carga horária semanal e semestral pré-determinada em um período letivo.

    III A carga horária da disciplina, que corresponde ao tempo total de ensino ministrado aos discentes, é sempre múltiplo de 15 (quinze) horas.

    IV As disciplinas podem ser presenciais, a distância e semipresenciais.

    Das afirmações, estão corretas
  • Questão 40726.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de Patos PB - BD - 2010

  • Indique o método que parte do princípio de que o aluno é um tábula rasa que precisa ser preenchida com experiências sucessivas.
  • Questão 23214.   Pedagogia - Nível Superior - CEFET MG - BD - 2014

  • Segundo Zabala (2002), multidisciplinaridade é a
  • Questão 12613.   Pedagogia - Nível Médio - UFRN - BD - 2015

  • O máximo de componentes curriculares nos quais o estudante pode ser matriculado em um período letivo nunca é inferior a
  • Questão 10036.   Pedagogia - Nível Superior - SEE SP - CETRO - 2008

  • O processo educativo, realizado a partir de um projeto educacional, pressupõe que todas as atividades sejam desenvolvidas em função de uma mesma intencionalidade. Nesse processo, os Supervisores ocupam lugar fundamental, não podendo perder de vista alguns pressupostos relacionados com o processo total da Educação:

    I. a educação formal é um processo que deve objetivar principalmente a inserção dos sujeitos educandos no universo da cultura simbólica e do trabalho profissional.
    II. o projeto educacional se viabiliza mesmo quando o projeto político global da sociedade se contrapõe aos valores universalizados da democracia e da cidadania.
    III. ensino e pesquisa são processos epistêmicos permanentemente vinculados entre si, de tal modo que um não se faça sem o outro.
    IV. o pedagógico deve ser fundamentalmente mediação do político, expressão-síntese da condição de cidadania e de democracia.
    V. o Supervisor de Ensino, comprometido com a consolidação da força centrífuga do projeto educacional, deve atuar como força de resistência e de transformação. Está de acordo com as idéias de Severino, na coletânea Escola: espaço de construção da cidadania (1994), apenas o contido em
  • Questão 22895.   Pedagogia - Nível Superior - CBTU METROREC - CONSULPLAN - 2014

  • A mediação é um processo transversal a todas as áreas. Atualmente, pode-se assistir a processos de mediação em todo mundo nas mais diversas áreas e sobre os mais diversos assuntos: culturais, políticos, econômicos, patronais e sindicais, comerciais, legais, bem como nas mais diversas interações humanas: interpessoais, intergrupais e intragrupais. A prática da mediação permite focalizar-nos em três objetivos principais. São eles, EXCETO:
  • Questão 7156.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de Congonhas MG - CONSULPLAN - 2010

  • Para descobrir quais são as reais necessidades da classe, são algumas sugestões, EXCETO:
  • Questão 34825.   Pedagogia - Nível Médio - IFPI - FUNRIO - 2014

  • As bases filosóficas e o contexto histórico dos modelos de gestão surgiram na 1ª e na 2ª Revolução Industrial. Na 1ª fase observou-se a primazia do setor têxtil, pioneiro na mecanização. Na segunda houve uma grande diversificação fabril, sendo rapidamente criadas e difundidas novas tecnologias produtivas. Com isso, o conhecimento passou a ser difundido. Os primeiros estudiosos estavam longe de serem cientistas sociais ou filósofos, porque eram na realidade, homens práticos que procuraram soluções nas organizações que se dirigiam. Os pensadores que foram fundamentais para alcançarmos a abordagem cultural da administração são: