Questões de Concursos Pedagogia

  • Questão 5212.   Pedagogia - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • No que concerne à organização do tempo, o Referencial Curricular Nacional apregoa que
  • Questão 12593.   Pedagogia - Nível Médio - UFRN - BD - 2015

  • Numa discussão entre dois professores sobre o atendimento de estudantes com necessidades especiais na UFRN, um dele faz as seguintes afirmações:

    I Os estudantes com necessidades educacionais especiais, para obter concessão de apoio e serviços junto à Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial, deverão sempre ter sua condição diagnosticada por um laudo médico.

    II Para os estudantes com necessidades educacionais especiais, o plano de ensino de componentes curriculares deverá ser adaptado em relação à avaliação.

    III A Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial deve apoiar a UFRN em ações de formação continuada de professores , visando à melhoria da qualidade do atendimento a esses estudantes.

    IV Os estudantes com necessidades educacionais especiais não podem ter, sob qualquer circunstância, prorrogado o prazo máximo do curso.

    Das afirmações, estão corretas
  • Questão 38633.   Pedagogia - Nível Superior - IF SP - BD - 2015

  • Sobre avaliação da aprendizagem, considere as afirmativas.

    I. A avaliação deve ser contínua, para favorecer o processo de ensino aprendizagem e para permitir que o professor construa, em sala de aula, um ambiente propício para acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
    II. A avaliação deve ser pontual e classificatória.
    III. O processo de avaliação deve ser inteiramente desvinculado do processo ensino-aprendizagem.
    IV. O professor, ao testemunhar um resultado ruim de um aluno em uma avaliação pontual, deve aconselhá-lo a rever sozinho todo o conteúdo dado, buscando ajuda com os colegas, para que consiga a aprovação na disciplina ao final do semestre.    

    Levando-se em conta uma concepção dialética e libertadora do processo de avaliação escolar, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  • Questão 7143.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de Congonhas MG - CONSULPLAN - 2010

  • “Refletir com o professor sobre o que escrevem, representa para as crianças um grande avanço. É um momento especial onde os alunos comparam seus escritos, refazem, tiram dúvidas etc.” Com base nessa citação, é fundamental que o professor, ao iniciar o processo de alfabetização e letramento com sua turma, faça:
  • Questão 38627.   Pedagogia - Nível Superior - IF SP - BD - 2015

  • Sobre a concepção de politecnia, segundo Saviani, considere as afirmativas:
    I. A ideia de politecnia postula que o processo de trabalho desenvolva, de forma indissolúvel, os aspectos manuais e os intelectuais.
    II. A produção moderna se baseia na Ciência, de forma que o trabalhador deve dominar os princípios científicos sobre os quais se funda a organização do trabalho moderno.
    III. A assimilação dos conhecimentos teóricos disponíveis é mais importante do que a assimilação dos conhecimentos práticos. Assim, em sala de aula é fundamental que se dê prioridade à teoria.
    IV. A noção de interdisciplinaridade claramente resolve o problema da fragmentação do conhecimento.

    Estão corretas somente as afirmativas:
  • Questão 47863.   Pedagogia - Nível Superior - Prefeitura de Cabaceiras PB - UFCG - 2014

  • Sobre a relação entre educação, sociedade e cultura, analise as proposições abaixo e responda: 

    I. De acordo com a perspectiva de Paulo Freire, a relação entre cultura e educação é dialética.
    II. Conforme o pensamento freiriano, uma prática educativa que se queira democrática não pode ser invasiva, sobrepor-se à realidade cultural em que está se dando.
    III. A abordagem multicultural enfatiza a importância de se respeitar as diferentes culturas no processo educativo, fundamentando-se na perspectiva transcultural; isto é na justaposição das diferentes culturas. 

    Está(ão) correta(s) apenas:
  • Questão 34073.   Pedagogia - Legislação da Educação - Nível Superior - DPE SP - FCC - 2015

  • Para que se efetive o direito à educação, não basta apenas investir no acesso à escola. A LDB (Lei n° 9.394/1996) estabelece que o ensino deverá ser ministrado com base no princípio da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Para que isto se efetive, a escola deve se pautar em um ensino que

    I. considere seus educandos como sujeitos de seu processo de aprendizagem e não meros receptores de conhecimentos.
    II. promova a participação, estimulando “a voz" de todos educandos.
    III. reconheça os educandos com capacidade intelectual, promovendo-os a tutores do alunos com déficit cultural.
    IV. estimule o respeito à diversidade e rejeite qualquer forma de discriminação.
    V. auxilie o educando na busca de sua autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem-sucedidas.

    Está correto o que se afirma APENAS em
  • Questão 5195.   Pedagogia - Educação Infantil - Nível Fundamental - Prefeitura de Piedade SP - CETRO - 2006

  • Assinale a alternativa correta em relação à afirmação “Pessoas são pessoas através de pessoas” dita por R. Rossetti-Ferreira.
  • Questão 45577.   Pedagogia - Nível Superior - SEDUC AM - CESPE - 2011

  • Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

    Carl Rogers propôs processos de ensino com base no estabelecimento de uma sequência rígida de etapas a ser seguida pelo professor no exercício de seu papel de facilitador da aprendizagem.
  • Questão 10203.   Pedagogia - Nível Superior - SEE AL - CESPE - 2013

  • De acordo com a perspectiva da relação entre educação e sociedade na prática escolar, julgue o item.

    Para John Dewey, a escola, na perspectiva da escola nova, deve estar preparada e equipada para funcionar como um laboratório de democracia.