Questões de Concursos Biologia

  • Questão 16179.   Biologia - Nível Médio - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014

  • Com relação à fisiologia humana, julgue os itens de 114 a 117.

    Os ossos longos, cuja largura e espessura excedem o comprimento, são formados de duas diáfises separadas por cartilagem, a qual é responsável pelo crescimento ósseo e pela produção do hormônio de crescimento.
  • Questão 43149.   Biologia - Nível Médio - Bombeiro Militar PE - UPENET - 2017

  • Leia o texto abaixo: 

    “Turista é atacado por tubarão em Noronha. Vítima teve ferimentos leves e escapou, dando socos no animal.

    Às vésperas do réveillon, um novo ataque de tubarão foi confirmado em Fernando de Noronha. Um turista de São Paulo estava se banhando na Praia do Leão, quando houve o ataque. Ao ICM Bio, a vítima contou que percebeu que tinha um animal mordendo sua perna, reagiu com socos, e o tubarão fugiu. A região onde ocorreu o incidente é muito frequentada pelos tubarões da espécie limão. "Eu acredito que foi um caso clássico de erro de identificação, quando o tubarão confunde o humano com uma presa natural, o que geralmente ocorre na região turva da arrebentação, quando o animal não tem condições de identificar visualmente a pessoa, disse Leo Veras. O Instituto recomenda que não se entre desacompanhado no mar, evitar estar na água com objetos brilhantes, não tentar tocar, perseguir e levar iscas para atrair espécies da vida marinha; evitar estar dentro do mar nas zonas de arrebentação das onda do mar e evitar o banho de mar na madrugada, início da manhã e no entardecer.

    Adaptado de: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2016/12/30/interna_vidaurbana,682352/turista-e-atacado-por-tubarao-em-noronha.shtml

    Sobre o tubarão e seu comportamento, analise as afirmativas a seguir: 

    I. O tubarão limão, espécie citada no acidente, habita os mares do Nordeste do país. É um peixe cartilaginoso ou Condrictes, do grupo dos Elasmobranchii, ou seja, com fendas branquiais não protegidas pelo opérculo e corpo recoberto por escamas denominadas placoides.
    II. Os tubarões têm olfato pouco desenvolvido e percebem os odores por meio de células quimiorreceptoras localizadas em suas narinas, que são estruturas em fundo cego.
    III. Os tubarões podem detectar a corrente elétrica gerada pela atividade muscular da presa por meio de eletrorreceptores, denominados de ampolas de Lorenzini, poros e tubos cheios de muco, que comunicam as células sensoriais com a água.
    IV. A percepção de vibrações na água ocorre por meio de mecanorreceptores, localizados ao longo da linha lateral, que percorre longitudinalmente os dois lados do corpo do animal. Essa linha é constituída por poros e tubos superficiais, que se comunicam com a água e percebem as vibrações na água, transmitindo-as para as células nervosas.
    V. Suas escamas se assemelham às escamas dos peixes ósseos, são de origem dérmica, com uma estrutura semelhante a um dente. Cada escama é formada por um espinho voltado para a região posterior do corpo e uma placa basal situada na derme. A forma e a disposição das escamas auxiliam no aumento da turbulência da água ao redor do animal e na eficiência do seu nado. 

    Está CORRETO, apenas, o que se afirma em
  • Questão 28542.   Biologia - Nível Superior - Prefeitura de Aroeiras PB - ACAPLAM - 2010

  • Sobre floema, marque a alternativa errada:
  • Questão 24957.   Biologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2015

  • Um importante princípio da biologia, relacionado à transmissão de caracteres e à embriogênese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal. Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo, mas derivada de um organismo geneticamente distinto. Investigando-se a presença do cromossomo Y, foi revelado que diversos tecidos de mulheres continham células masculinas. A análise do histórico médico revelou uma correlação extremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentaram microquimerismo masculino. Essa correlação levou à interpretação de que existe uma troca natural entre células do feto e maternas durante a gravidez.

    MUOTRI, A. Você não é só você: carregamos células maternas na maioria de nossos órgãos. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).

    O princípio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpo humano, é o de que
  • Questão 42929.   Biologia - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - IDECAN - 2017

  • Sobre o mecanismo de transmissão do Trypanosoma cruzi, analise as afirmativas a seguir.

    I. A transmissão pelo vetor ocorre pela penetração de tripomastigotas metacíclicos, eliminados nas fezes ou na urina do triatomíneo, durante o hematofagismo.
    II. A transfusão sanguínea constitui o segundo mecanismo de importância epidemiológica na transmissão da doença de Chagas.
    III. A transmissão congênita ocorre quando existem ninhos de tripomastigotas na placenta, que liberam amastigotas que chegam até a circulação fetal.
    IV. A transmissão oral ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes ou urina de tripomastigotas infectados.

    Estão corretas apenas as afirmativas 
  • Questão 42820.   Biologia - Nível Médio - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014

  • Com relação à fisiologia humana, julgue os itens de 114 a 117.

    A remoção cirúrgica da glândula hipófise causa sintomas de hipotireoidismo.
  • Questão 10171.   Biologia - Nível Superior - SEE AL - CESPE - 2013

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A exemplo do caso descrito no texto, desenvolvimento econômico e preservação ambiental não têm, necessariamente, objetivos opostos. O uso racional da água e a substituição de agroflorestas por amplas monoculturas são objetivos comuns dos esforços ecológicos e econômicos.
  • Questão 42857.   Biologia - Nível Médio - Bombeiro Militar ES - CESPE - 2011

  •        Seis espécies de aves australianas são declaradas extintas
                     Espécies poderiam ter sido facilmente salvas


          Uma equipe de ornitólogos da Charles Darwin University, no norte da Austrália, declarou a extinção de seis espécies de aves nativas. Segundo o professor de conhecimentos tropicais, Stephen Garnett, esses animais poderiam, facilmente, ter sido salvos.
          “Infelizmente, não há sinal de mais nenhum indivíduo”, lamenta Garnett. As espécies foram dizimadas após a chegada dos colonizadores europeus à Austrália. Seus hábitats foram desmatados ou contaminados por espécies exóticas invasoras. O controle do manejo de gado e de coelhos para o abate poderia ter salvado essas aves do fim.

                     John Platt. Internet: (com adaptações).

    Com base na situação descrita acima e em conhecimentos a ela correlatos, julgue o próximo item.

    Infere-se do texto que a extinção de espécies está sempre relacionada à ocupação humana de territórios.
  • Questão 43150.   Biologia - Nível Médio - Bombeiro Militar PE - UPENET - 2017

  • Leia o texto a seguir:

    A possibilidade mais nociva da automedicação é o uso de doses muito pequenas, de modo que, no lugar de eliminar a infecção, os micróbios são educados para resistirem à penicilina. Assim, um conjunto de organismos resistentes é cultivado, podendo ser passado para outros indivíduos e talvez daí para a frente, até chegarem a alguém que pegue uma septicemia ou uma pneumonia, e a penicilina não pode salvá-lo...Eu espero que esse mal possa ser evitado.
    Sir Alexander Fleming, 1928.

            Fonte: Zimmer, C. O livro de ouro da evolução. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. 

    Sobre a resistência aos antibióticos, é CORRETO afirmar que 
  • Questão 24960.   Biologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2015

  • Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.

    Nessa situação o sistema excretor dos estudantes