Questões de Concursos Música

  • Questão 9827.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Considerando as escalas e a origem das notas cromáticas, julgue os itens subsequentes.

    A escala Maior na forma harmônica difere da escala Maior na forma primitiva no II e no VI graus, que são abaixados em meio tom.
  • Questão 9831.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Julgue os itens seguintes, relativos a modulação e enarmonia.

    Ao se aplicar simultaneamente a enarmonia parcial e total, são encontrados oito intervalos enarmônicos para cada intervalo, com exceção dos que contêm as notas Sol# (Sol sustenido) ou Láb (Lá bemol).
  • Questão 9795.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Ainda no século XII, Paris tornou-se um importantíssimo centro musical, desde que, em 1163, teve início a construção da catedral de Notre Dame. Aí, as partituras de organum, com um grupo de compositores pertencentes à escola de Notre Dame, alcançam admirável estágio de elaboração.
    R. Bennett. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986, p. 15.

    Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

    Uma das principais contribuições estilísticas da escola de Notre Dame refere-se à ampliação do número de vozes de uma composição.
  • Questão 9820.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • A respeito de aspectos teóricos associados a claves, compassos, unidades das figuras e ponto de diminuição, julgue os itens que se seguem.

    O staccato simples é representado por um ponto e uma ligadura, indicando que as notas devem ser executadas ligeiramente destacadas, isto é, menos secamente que no staccato martelado.
  • Questão 9817.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Nem todos os compositores do século XX usam técnicas radicais. Alguns têm continuado a compor segundo aquilo que é basicamente identificado como o apaixonado estilo romântico, embora injetando em suas obras certo grau de vitalidade rítmica e de dissonâncias que as definem, sem dúvida alguma, como pertencentes a este século [XX].

    Idem, ibidem, p. 68.

    Acerca da música do século XX, julgue os itens subsequentes.

    Manifestações típicas do século XX tais como aleatoriedade, serialismo integral e concretismo exemplificam as “técnicas radicais” mencionadas no início do texto acima.
  • Questão 39105.   Música - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Foi responsável pela até então inviável conciliação, na música brasileira, entre os conceitos de universalismo e regionalismo. Ainda mais, gerou grandes transformações na inibida cultura brasileira da época que, possuindo tradições relativamente novas, buscava caminhos pelos quais pudesse percorrer. O texto refere-se a (o):
  • Questão 17032.   Música - Nível Médio - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2013

  • Sobre os acordes de 03 sons, marque a alternativa CORRETA:
  • Questão 9828.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Considerando as escalas e a origem das notas cromáticas, julgue os itens subsequentes.

    Ao se abaixar o VII grau da escala de Dó Maior, mantendo-se a mesma tônica, a nova escala passa a se chamar Lídia, ou seja, seu modo será lídio.
  • Questão 9813.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Considerando a oposição estilística verificada entre os períodos clássico e romântico, julgue os itens subsequentes.

    Proporção, equilíbrio e resignação são atributos que caracterizam a expressão melódica dos compositores românticos.
  • Questão 9805.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Com relação à música do período Barroco, julgue os itens que se seguem.

    Allemande, courante, sarabande e giga são exemplos de movimentos que integram uma suíte do período Barroco.