Questões de Concursos Música

  • Questão 39104.   Música - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Deixou um legado no qual encontramos um dos hinos do samba paulista, Trem das Onze, em que a cor local paulistana foi retratada de maneira tanto prosaica como poética. Nesta mesma época, surgiu o conjunto paulista até hoje presente, os Demônios da Garoa, que mantém viva a chama do samba de:
  • Questão 9806.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Com relação à música do período Barroco, julgue os itens que se seguem.

    Fornecendo a linha que impulsiona a música para frente, o baixo contínuo tornou-se a base de quase toda a música barroca.
  • Questão 9802.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • O período da Renascença se caracteriza, na história da Europa ocidental, sobretudo pelo enorme interesse devotado ao saber e à cultura, particularmente a muitas ideias dos antigos gregos e romanos. Foi também uma idade de grandes descobertas e explorações, a época em que Vasco da Gama, Colombo, Cabral e outros estavam fazendo suas viagens de descobrimentos, enquanto notáveis avanços se processavam na ciência e na astronomia.
    Idem, ibidem, p. 23.

    Acerca da música no período a que se refere o texto acima, julgue os itens a seguir.

    Entre os compositores mais importantes do período renascentista encontram-se Palestrina, Lassus, Scarlatti e Corelli.
  • Questão 9805.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Com relação à música do período Barroco, julgue os itens que se seguem.

    Allemande, courante, sarabande e giga são exemplos de movimentos que integram uma suíte do período Barroco.
  • Questão 9807.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Com relação à música do período Barroco, julgue os itens que se seguem.

    Considerada um exemplo do gênero musical concerto grosso, a obra de J. S. Bach Concertos de Brandenburgo emprega em sua instrumentação a oposição entre dois grupos de instrumentos: o concertino e o ripieno.
  • Questão 9835.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Com relação a intervalos, escala geral, acordes, escalas e condução de vozes, julgue os itens seguintes.

    A escala menor na forma melódica foi criada em função da necessidade de os graus terem entoações diferentes, o que possibilita harmonizações ou acordes diversos.
  • Questão 17033.   Música - Nível Médio - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2013

  • Marque a alternativa CORRETA.
  • Questão 39098.   Música - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Sabemos que foi na Grécia antiga que a música se aproximou da educação de modo especial, segundo Brasil (1998), “era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia”. Podemos assim, destacar algumas funções desta arte, como:

    I. Cognitiva.
    II. Memorização.
    III. Educativa.
    IV. Percepção estética.

    É correto afirmar:
  • Questão 39105.   Música - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Foi responsável pela até então inviável conciliação, na música brasileira, entre os conceitos de universalismo e regionalismo. Ainda mais, gerou grandes transformações na inibida cultura brasileira da época que, possuindo tradições relativamente novas, buscava caminhos pelos quais pudesse percorrer. O texto refere-se a (o):
  • Questão 17039.   Música - Nível Médio - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2013

  • Sobre a composição da Série Harmônica, marque a alternativa que representa a sequência CORRETA dos primeiros harmônicos.