Questões de Concursos Música

  • Questão 9830.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Julgue os itens seguintes, relativos a modulação e enarmonia.

    As notas Fá# 3 e Lá# 3 formam o intervalo de terceira Maior entre si, de modo que, procedendo à enarmonia parcial com a segunda nota (Lá# 3), substituindo-a pela nota Sib 3, aparecerá um intervalo de quarta aumentada.
  • Questão 9818.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Nem todos os compositores do século XX usam técnicas radicais. Alguns têm continuado a compor segundo aquilo que é basicamente identificado como o apaixonado estilo romântico, embora injetando em suas obras certo grau de vitalidade rítmica e de dissonâncias que as definem, sem dúvida alguma, como pertencentes a este século [XX].
    Idem, ibidem, p. 68.

    Acerca da música do século XX, julgue os itens subsequentes.

    A tendência denominada Expressionismo apresenta como importante característica a intensificação de traços estilísticos do Romantismo.
  • Questão 17037.   Música - Nível Médio - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2013

  • Marque a alternativa CORRETA:
  • Questão 17036.   Música - Nível Médio - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2013

  • Em relação aos intervalos formados com as notas naturais, marque a alternativa CORRETA:
  • Questão 9795.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Ainda no século XII, Paris tornou-se um importantíssimo centro musical, desde que, em 1163, teve início a construção da catedral de Notre Dame. Aí, as partituras de organum, com um grupo de compositores pertencentes à escola de Notre Dame, alcançam admirável estágio de elaboração.
    R. Bennett. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986, p. 15.

    Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

    Uma das principais contribuições estilísticas da escola de Notre Dame refere-se à ampliação do número de vozes de uma composição.
  • Questão 9806.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Com relação à música do período Barroco, julgue os itens que se seguem.

    Fornecendo a linha que impulsiona a música para frente, o baixo contínuo tornou-se a base de quase toda a música barroca.
  • Questão 9835.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Com relação a intervalos, escala geral, acordes, escalas e condução de vozes, julgue os itens seguintes.

    A escala menor na forma melódica foi criada em função da necessidade de os graus terem entoações diferentes, o que possibilita harmonizações ou acordes diversos.
  • Questão 17033.   Música - Nível Médio - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2013

  • Marque a alternativa CORRETA.
  • Questão 9803.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Com relação à música do período Barroco, julgue os itens que se seguem.

    A partir do início do século XVII, a orquestra gradualmente tomou forma, tendo sido a seção dos instrumentos de sopro a primeira a alcançar sua padronização.
  • Questão 9812.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Considerando a oposição estilística verificada entre os períodos clássico e romântico, julgue os itens subsequentes.

    Instrumentos como tuba, clarone, flautim, contrafagote e corne-inglês estão presentes na obra sinfônica de compositores clássicos.