Questões de Concursos Música

  • Questão 39098.   Música - Nível Superior - IFC SC - IESES - 2015

  • Sabemos que foi na Grécia antiga que a música se aproximou da educação de modo especial, segundo Brasil (1998), “era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia”. Podemos assim, destacar algumas funções desta arte, como:

    I. Cognitiva.
    II. Memorização.
    III. Educativa.
    IV. Percepção estética.

    É correto afirmar:
  • Questão 17035.   Música - Nível Médio - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2013

  • Marque a alternativa CORRETA..
  • Questão 9809.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • A designação forma sonata se refere a um tipo especial de plano musical utilizado para organizar as ideias melódicas e harmônicas do primeiro movimento de vários gêneros musicais do Classicismo, entre eles a sinfonia, o concerto, o quarteto de cordas. Desenvolvida a partir da forma binária, a forma sonata exibe uma configuração ternária, uma vez que consiste de três seções principais, chamadas exposição, desenvolvimento e recapitulação. Com referência a essas seções, julgue os itens a seguir.

    No desenvolvimento, o compositor explora as possibilidades das ideias musicais apresentadas na seção anterior.
  • Questão 9834.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Julgue os itens subsequentes, acerca de graus conjuntos, graus disjuntos, quiálteras, acordes e ornamentos.

    Na cifragem dos acordes de quinta, o baixo com número 6 indica um acorde de quinta na primeira inversão.
  • Questão 9827.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Considerando as escalas e a origem das notas cromáticas, julgue os itens subsequentes.

    A escala Maior na forma harmônica difere da escala Maior na forma primitiva no II e no VI graus, que são abaixados em meio tom.
  • Questão 17032.   Música - Nível Médio - Polícia Militar MG - CRSP PMMG - 2013

  • Sobre os acordes de 03 sons, marque a alternativa CORRETA:
  • Questão 9820.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • A respeito de aspectos teóricos associados a claves, compassos, unidades das figuras e ponto de diminuição, julgue os itens que se seguem.

    O staccato simples é representado por um ponto e uma ligadura, indicando que as notas devem ser executadas ligeiramente destacadas, isto é, menos secamente que no staccato martelado.
  • Questão 9831.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Julgue os itens seguintes, relativos a modulação e enarmonia.

    Ao se aplicar simultaneamente a enarmonia parcial e total, são encontrados oito intervalos enarmônicos para cada intervalo, com exceção dos que contêm as notas Sol# (Sol sustenido) ou Láb (Lá bemol).
  • Questão 9811.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Considerando a oposição estilística verificada entre os períodos clássico e romântico, julgue os itens subsequentes.

    O “baixo de Alberti”, importante figuração da escrita pianística, caracteriza a obra de compositores como Schumann, Chopin e Lizt.
  • Questão 9815.   Música - Nível Médio - Bombeiro Militar DF - CESPE - 2011

  • Considerando a oposição estilística verificada entre os períodos clássico e romântico, julgue os itens subsequentes.

    O estreitamento de laços entre a música, a pintura e a literatura deu origem à música programática no período romântico.