Questões de Concursos Arquitetura

  • Questão 14928.   Arquitetura - Nível Superior - SPTRANS - VUNESP - 2012

  • No projeto estrutural de uma passarela apoiada sobre pilares alinhados, vencendo quatro vãos iguais e sucessivos, são cogitadas duas soluções, a primeira composta de vigas biapoiadas pré-moldadas alinhadas e a segunda de uma única viga contínua. Em relação às duas soluções, pode-se afirmar que
  • Questão 14932.   Arquitetura - Nível Superior - SPTRANS - VUNESP - 2012

  • O projeto dos sistemas elétricos de uma edificação de pequeno porte preverá alimentação em baixa tensão, separando-se os circuitos de alimentação de tomadas daqueles que servem à iluminação dos ambientes. Considerem-se as seguintes afirmações, referentes a especificações desse projeto:

    I. o dimensionamento dos disjuntores de cada circuito deve levar em conta a intensidade máxima de corrente admitida conforme o diâmetro dos fios ou cabos utilizados;

    II. um dimensionamento adequado de disjuntores termomagnéticos para proteção contra sobrecorrentes protegerá também o usuário contra choques elétricos;

    III. todos os circuitos de alimentação da iluminação deverão ser aterrados e devem ser derivados diretamente da caixa de entrada de energia, e não do quadro geral de distribuição.

    É correto o afirmado em
  • Questão 38539.   Arquitetura - Nível Superior - TRE SC - EXATUS PR - 2015

  • Sobre o software AutoCAD (versão 2010), associe corretamente os comandos às suas funções:

    1 - Collinear
    2 - Concentric
    3 - Smooth
    4 - Coincident

    ( ) Garantir que dois objetos coincidam em um determinado ponto. O ponto pode estar em qualquer lugar do objeto.
    ( ) Coloca o segundo objeto na mesma linha infinita do primeiro.
    ( ) Torna uma spline contígua a outra linha, arco, pline ou spline, mantendo a continuidade G2.
    ( ) Faz com que dois arcos, círculos ou elipses (ou uma combinação) compartilhem o mesmo centro.A sequência correta de cima para baixo é:
  • Questão 14966.   Arquitetura - Nível Superior - AL MT - FGV - 2013

  • Com  relação  às  características  do  acessório  hidráulico-sanitário  denominado “caixa sifonada”, assinale a afirmativa correta.
  • Questão 11887.   Arquitetura - Nível Superior - TJ BA - FGV - 2015

  • De acordo com a Lei no 8.666 de 21/06/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços que forem:

    1 - produzidos ou prestados por empresas brasileiras;

    2 - produzidos no país;

    3 - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no país.

    A sequência correta é:
  • Questão 11865.   Arquitetura - Nível Superior - TJ BA - FGV - 2015

  • No plano conceitual da arquitetura, a fragmentação é a forma mais genuína da condição dispersa da pós-modernidade, que recorre a mecanismos que recompõem certa totalidade múltipla e fragmentária, potencializando a complexidade geral e a individualidade de cada parte. Sobre alguns desses mecanismos, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

    ( ) Na colagem, revive-se um dos mecanismos da arquitetura racionalista: a articulação, porém constituída pela ensambladura de peças heterogêneas que se superpõem e se interpenetram.

    ( ) Com o megaobjeto, retorna a tentação da totalidade, do objeto singular constituído por fragmentos homogêneos.

    ( ) O sistema criativo da montagem extrai suas referências da sequência própria do cinema, como atividade artística da modernidade.

    A sequência correta é:
  • Questão 14967.   Arquitetura - Nível Superior - AL MT - FGV - 2013

  • O  tipo de ar condicionado de sistema de expansão  indireta, que  troca  calor  entre  a  água  e  o  ar  por  meio  de  serpentina  e  ventilador  para,  então,  distribuir  o  ar  condicionado  por  intermédio de complexa rede de dutos no entreforro ou no piso  elevado da edificação, é denominado
  • Questão 38528.   Arquitetura - Nível Superior - TRE SC - EXATUS PR - 2015

  • A questão versa sobre a Lei 12.378, 31/12/2.010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo. Nas mesmas o nome do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, aparece apenas como CAU/BR e o nome dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal, aparece apenas como CAUs.

    São competências dos CAUs, EXCETO:
  • Questão 14940.   Arquitetura - Nível Superior - SPTRANS - VUNESP - 2012

  • O anteprojeto de iluminação de um terminal coberto de transportes coletivos será desenhado no programa AutoCAD®, prevendo-se a colocação de luminárias segundo um padrão de malha retangular equidistante nos dois eixos. Definido um bloco como luminária, o comando que permite posicionar esse bloco diretamente nas posições determinadas pelo padrão de malha retangular é
  • Questão 16076.   Arquitetura - Nível Superior - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014

  • Diante da obrigatoriedade da existência de local para refeições nos canteiros de obra, o arquiteto deverá projetá-lo para: