Questões de Concursos Direito Sanitário

  • Questão 40555.   Direito Sanitário - Nível Médio - FHS SE - CESPE - 2009

  • O SUS possui objetivos, atribuições, doutrinas, competências e princípios que regem a sua organização. Com relação a esse tema, julgue o item seguinte.

    Um dos objetivos do SUS é a assistência às pessoas, por meio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com integração das ações assistenciais e das atividades preventivas.
  • Questão 40542.   Direito Sanitário - Nível Médio - FHS SE - CESPE - 2009

  • Com relação ao sistema de saúde brasileiro e o seu arcabouço legal, julgue o item a seguir.

    Verbas da União, dos estados, do DF e dos municípios participam do financiamento das ações e dos serviços de saúde que integram o SUS.
  • Questão 30270.   Direito Sanitário - Nível Médio - COREN PB - CONTEMAX - 2014

  • Considere os itens, colocando (V) ou (F) nos parênteses se caso for verdadeiro ou falso, respectivamente sobre a Evolução Histórica da Organização do Sistema de Saúde no Brasil.

    ( ) O sistema Nacional de Saúde implantado no Brasil no período militar (1964 a 1984) caracterizou-se pelo predomínio financeiro das instituições previdenciárias e de uma burocracia técnica que atuava no sentido da mercantilização crescente da saúde.
    ( ) No Brasil, após a Segunda Guerra Mundial, teve início a organização do sistema de saúde no Brasil, caracterizado pela concentração e pela verticalização das ações do governo central, por meio da criação do Departamento Nacional da Saúde Pública (DNSP).
    ( ) Mesmo antes da aprovação da Lei 8.080 (também conhecida como Lei Orgânica da Saúde), que instituiu o SUS, no final da década de 80, o INAMPS adotou uma série de medidas que afastaram ainda mais de uma cobertura universal de clientela, dentre as quais se destaca a exigência da Carteira de Segurado do INAMPS para o atendimento nos hospitais próprios e conveniados da rede pública.
    ( ) Antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde (MS), com o apoio dos estados e municípios, desenvolvia quase que exclusivamente ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, com destaque para as campanhas de vacinação e controle de endemias.

    A sequência correta é:
  • Questão 40547.   Direito Sanitário - Nível Médio - FHS SE - CESPE - 2009

  • Acerca da Lei n.º 8.142/1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS, julgue o item subsequente.

    Essa lei define que o SUS deverá contar com a conferência de saúde, em cada esfera de governo, como uma de suas instâncias colegiadas.
  • Questão 17234.   Direito Sanitário - Nível Superior - Polícia Militar RO - FUNCAB - 2014

  • Marque a alternativa que corresponde a um princípio doutrinário do SUS:
  • Questão 24548.   Direito Sanitário - Nível Fundamental - CISCOPAR - BD - 2015

  • De acordo com o Artigo 200 da Constituição Federal de 1988, as atribuições do sistema único de saúde são, EXCETO:
  • Questão 28723.   Direito Sanitário - Nível Fundamental - Prefeitura de Betânia PE - CONPASS - 2014

  • No Brasil há uma série de doenças que pelo fato de ainda existirem em grandes números na população e sem grandes perspectivas de melhoras, a Organização Mundial de Saúde e o governo resolveram considerá-las como doenças negligenciadas.

    Assinale qual das doenças a seguir não é considerada negligenciada no Brasil:
  • Questão 17240.   Direito Sanitário - Nível Superior - Polícia Militar RO - FUNCAB - 2014

  • De acordo com o Decreto nº 7.508/2011, o cronograma para a instituição das Regiões de Saúde deve ser pactuado nos(as):
  • Questão 12566.   Direito Sanitário - Nível Médio - Prefeitura de Cuiabá MT - FGV - 2015

  • Leia o fragmento a seguir.

    “O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e _____ que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e ao estabelecimento de condições que assegurem acesso _____ e igualitário às ações e aos serviços para a sua _____, proteção e recuperação."

    Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento a seguir.
  • Questão 20908.   Direito Sanitário - Nível Médio - ANS - FUNCAB - 2013

  • Seleção adversa é um dos conceitos centrais a ser considerado na análise das estratégias de disciplinamento e controle da utilização dos benefícios previstos nos vários tipos de planos. Sobre isso, observe as assertivas abaixo e assinale a alternativa corretamente correlacionada.
    I. É reconhecida a tendência de um maior consumo, muitas vezes desnecessário, de consultas médicas e procedimentos, por parte dos beneficiários, a partir de uma lógica que poderia ser resumida pela ideia: “já que estou pagando, vou usar".
    II. Diz respeito ao fato de as pessoas com mais problemas de saúde terem tendência maior a buscar uma proteção por meio de um plano de saúde.
    III. Jovens ou não, vendo-se sem problemas de saúde, não valorizariam ou se disporiam a pagar muito por um plano de saúde, pelo menos como prioridade de gasto.