Questões de Concursos Sus

  • Questão 3432.   Sus - Nível Médio - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - BD - 2011

  • O Pacto pela Saúde (2006) determina o fortalecimento de ações no combate a doenças emergentes e endemias, com ênfase em:
  • Questão 5216.   Sus - Nível Superior - Prefeitura de do Recife PE - UPENET - 2008

  • A Lei Orgânica da Saúde estabelece que a(à)
  • Questão 3433.   Sus - Nível Médio - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - BD - 2011

  • O Pacto pela Saúde (2006) estabelece que o uso dos recursos federais para o custeio da saúde fica vinculado a determinados blocos, entre eles:
  • Questão 46749.   Sus - Nível Superior - HOB - CONSULPLAN - 2015

  • A Portaria nº 283/GM, de 22 de fevereiro de 2005, refere‐se à antecipação do incentivo financeiro para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Tendo como base tal Portaria, analise as afirmativas.

    I. A antecipação do incentivo financeiro nesta Portaria está relacionada somente aos CEOs em fase de implantação.
    II. O gestor responsável deve enviar um Termo de Compromisso, assegurando o início do funcionamento do CEO em até, no máximo, seis meses após o recebimento do incentivo. 
    III. Os incentivos repassados deverão ser aplicados na implantação dos CEO, podendo ser utilizados para construção/reforma/ampliação do local em que funcionará o Centro e para compra de equipamentos/materiais permanentes.
    IV. Os incentivos serão transferidos em parcela única, do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos de Saúde, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios desde que estes estejam devidamente habilitados em Gestão Plena do Sistema. 

    Estão corretas apenas as afirmativas
  • Questão 1201.   Sus - Nível Médio - Ministério da Saúde - CESPE

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A Conferência de Saúde, que se reúne a cada quatro anos para avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, pode ser convocada pelo Conselho de Saúde
  • Questão 5215.   Sus - Nível Superior - Prefeitura de do Recife PE - UPENET - 2008

  • Leia as sentenças abaixo.

    I. A responsabilidade do Poder Público, em relação à saúde, não exclui o papel da família, da comunidade e dos
    próprios indivíduos.
    II. A direção do SUS será exercida em cada esfera de governo, pelos seguintes órgãos: Ministério da Saúde,
    Secretaria do Estado de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde.
    III. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que
    visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem
    acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
    IV.O novo modelo de atenção à saúde baseia-se no modelo epidemiológico e no modelo terapêutico.

    Estão CORRETAS as afirmativas
  • Questão 6214.   Sus - Nível Médio - EBSERH - IBFC - 2013

  • Sobre a Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde, que define funcionamento dos conselhos de saúde, assinale a alternativa incorreta:
  • Questão 46750.   Sus - Nível Superior - HOB - CONSULPLAN - 2015

  • A Portaria nº 599/GM, de 23 de março de 2006, define a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs) e estabelece critérios, normas e requisitos para seu credenciamento. Em relação a esta Portaria, analise as afirmativas.

    I. Os CEOs são estabelecimentos de saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), classificados como Tipo Clínica Especializada/Ambulatório de Especialidade, com serviço especializado de Odontologia para realizar, no mínimo, as seguintes atividades: periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros e endodontia. 
    II. Poderão credenciar‐se como CEO quantas unidades forem necessárias para atendimento à demanda da população da região/microrregião de saúde, limitada à disponibilidade financeira do Ministério da Saúde. 
    III. Em relação aos tipos de prestadores como CEO, a Portaria nº 599 estabelece como habilitados para solicitar credenciamento: as unidades de saúde de natureza jurídica pública, universidades de qualquer natureza jurídica, consórcios públicos de saúde de qualquer natureza jurídica e serviços sociais autônomos.
    IV. O LRPD é o estabelecimento cadastrado no CNES como Unidade de Saúde de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) para realizar, somente, o serviço de prótese dentária total e prótese parcial removível. 

    Estão corretas apenas as afirmativas
  • Questão 3428.   Sus - Nível Médio - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - BD - 2011

  • Uma mulher leva a filha à Unidade de Atenção Primária para vacinação de rotina. A auxiliar de enfermagem que a atende percebe uma mancha com alteração de sensibilidade em seu antebraço e a encaminha para a Dermatologia Sanitária. A situação descrita é um exemplo da seguinte diretriz constitucional: