Questões de Concursos Psicologia

  • Questão 47396.   Psicologia - Psicopatologia - Nível Superior - Prefeitura de Bom Jesus PI - COPESE - 2016

  • Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

    I. O Transtorno bipolar (TB) possui forte componente biológico e sua principal forma de tratamento é com medicamentos estabilizadores do humor. Entretanto, o papel da psicoterapia para o seu tratamento é enorme e com potencial ainda pouco explorado. Está-se diante de uma doença crônica, que necessita de acompanhamento e controle por toda a vida. Assim, cooperação é importante e para isto a terapia pode ajudar. A síndrome sofre influência de fatores de estresse e tem importantes consequências psicossociais, interpessoais e de diminuição da qualidade de vida;
    II. A Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) para o portador de TB possui sempre algumas fases. Por ser um transtorno crônico, o elemento educacional é importante, para que a cooperação fique mais fácil. Estimula-se o paciente a perguntar sobre seu transtorno, causas e tratamento. Como em toda terapia cognitiva, o modelo cognitivo é apresentado e se ensina a pessoa a identificar e a analisar as mudanças cognitivas que ocorrem na depressão e mania, seus pensamentos automáticos e as distorções do pensamento;
    III. Um dos principais objetivos da psicoeducação é a adesão à medicação. Embasada no modelo biomédico, a psicoeducação objetiva dar aos pacientes informações sobre a natureza e o tratamento do transtorno bipolar, provendo ensinamentos teóricos e práticos para que o paciente possa compreender e lidar melhor com a sua doença. Outros tópicos abordados em intervenções psicoeducacionais incluem a identificação precoce de sintomas prodrômicos, a coibição de drogas de abuso e o manejo de situações provocadoras do estresse e da ansiedade, entre outros;
    IV. A observação de que muitos pacientes com transtorno bipolar apresentam menos oscilações de humor quando mantêm um modo regular nas suas atividades diárias (sono, alimentação, atividade física) levou ao desenvolvimento de uma psicoterapia chamada de terapia interpessoal e de ritmo social (TIP/RS). A TIP/RS, além das técnicas utilizadas na terapia interpessoal, inclui a psicoeducação sobre o transtorno bipolar e uma abordagem estruturada para a normalização dos ritmos sociais, que são os padrões pessoais esperados de atividades e estimulação social.
  • Questão 40588.   Psicologia - Nível Superior - FUNASE - UPENET - 2013

  • Ainda considerando a suposta internação de João, assinale a alternativa CORRETA.
  • Questão 47399.   Psicologia - Psicopatologia - Nível Superior - Prefeitura de Bom Jesus PI - COPESE - 2016

  • Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

    I. O padrão de consumo intenso, contínuo e repetitivo de crack, chamado de binge, é provocado pela fissura e pode durar dias até que o suprimento de droga termine, ou que haja a exaustão do usuário. Esses ciclos intermitentes de doses repetidas de crack, seguidos de parada abrupta em seu consumo, estão associados a sinais e sintomas da retirada, caracterizados por mal-estar físico e psicológico;
    II. Apesar de o crack não figurar entre as drogas ilícitas mais consumidas no Brasil, a urgência pelo uso da droga e a intensidade dos efeitos da fissura colocam o risco associado ao consumo da droga como problema de saúde pública. Essa relevância deve-se, principalmente, à violência e aos comportamentos sexuais de risco associados que deflagram desequilíbrios de ordem sócio-sanitária para o usuário e para o contexto que o cerca. A violência e o comportamento sexual de risco atingem a sociedade como um todo e não somente os usuários de crack, aumentando a propagação de doenças sexualmente transmissíveis e a insegurança da população;
    III. Estudos apontam que a maconha é utilizada como paliativo aos efeitos negativos de crack. Sua adoção, entretanto, segundo esses mesmos estudos, não poderia ser uma importante estratégia para a redução dos danos associados ao uso crônico de crack, pois não diminui a fissura e os demais sintomas ligados à síndrome de abstinência;
    IV. O tratamento para usuários de crack é um tema recente. No Brasil, não existem modelos de tratamento criados especificamente para essa demanda. Entre usuários de substâncias psicoativas em geral, usuários de crack são descritos como os que menos procuram ajuda. Por isso e pela demora em buscar tratamento, a maioria dos pacientes já se apresenta aos serviços com muitos prejuízos, preferindo tratamentos em locais com internação e tendendo a ter baixa adesão ambulatorial após a internação.
  • Questão 29964.   Psicologia - Nível Superior - Consurge MG - GESTÃO CONCURSO - 2016

  • O psicodiagnóstico é um processo, desencadeado muitas vezes através de um encaminhamento, que tem início numa consulta, na qual se delineiam os passos do exame.

    Considerando os cuidados nesse processo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

    ( ) O psicólogo deve pesquisar e avaliar as circunstâncias que precederam a consulta e a possível existência de um problema prévio para chegar ao diagnóstico.
    ( ) Quando da consulta de um paciente acompanhado de seu grupo familiar, cabe ao psicólogo ouvir as queixas desse grupo, sem se preocupar com quem é o paciente.
    ( ) Os transtornos psiquiátricos podem ser identificados pelos sinais apresentados pelo paciente e pelo histórico relatado por sua família, sem um exame mais profundo.
    ( ) Um problema pode ser identificado quando são reconhecidas as alterações ou mudanças nos padrões de comportamento comum, que podem ser percebidas, sendo de natureza quantitativa ou qualitativa.
    ( ) A entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, com objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos de indivíduos, casal, família.

    Assinale a sequência CORRETA.
  • Questão 24120.   Psicologia - Nível Superior - CFP - QUADRIX - 2012

  • São contraindicações para a realização de psicoterapia de grupo para alcoolistas:
  • Questão 29967.   Psicologia - Nível Superior - Consurge MG - GESTÃO CONCURSO - 2016

  • Analise a situação a seguir.

    Em um acidente em certa estrada, com colisão entre um veículo e um caminhão, um grupo de 5 pessoas se feriu, 3 pessoas (o motorista e dois passageiros do veículo) apresentaram ferimentos graves e outras 2 pessoas, uma mulher de 50 anos de idade e uma jovem de 24 anos de idade, chegaram ao hospital com suspeita de estresse pós-traumático, muito nervosas, repetindo o ocorrido.

    Considerando essa situação, assinale a alternativa que não apresenta uma atitude adequada ao psicólogo, em atendimento a essas vítimas.
  • Questão 47405.   Psicologia - Nível Superior - Prefeitura de Bom Jesus PI - COPESE - 2016

  • Assinale o conceito que NÃO pertence à teoria da bioecologia do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner.
  • Questão 47334.   Psicologia - Nível Superior - JUCEPE - UPENET - 2012

  • Em relação aos fundamentos éticos que orientam a prática do psicólogo, é vedado
  • Questão 24114.   Psicologia - Nível Superior - CFP - QUADRIX - 2012

  • As resistências, segundo Zimermann, apresentam características que o trabalho analítico deve ter presentes. Nesse contexto, analise os seguintes aspectos:

    I. Podem ser tanto inconscientes quanto conscientes.
    II. Têm relação com Id, Ego, Superego, ego ideal, ideal do ego, alterego, contraego e o ego real.
    III. A análise deve transformar as resistências em egodistônicas.
    IV. Apresentam escassas relações com as defesas empregadas.
    V. Consideram-se as defesas em relação à etapa do desenvolvimento emocional atual.

    Está correto o que se afirma em:
  • Questão 47349.   Psicologia - Nível Superior - JUCEPE - UPENET - 2012

  • Assinale a alternativa que está INCORRETAMENTE relacionada ao favorecimento da coesão grupal.