Questões de Concursos Agronomia

  • Questão 15174.   Agronomia - Nível Superior - MDA - FUNCAB - 2014

  • Segundo o atual Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, aqueles que resultam de processos de intensa redução de compostos de ferro em presença de matéria orgânica, com ou sem alternância de oxidação, devido ao efeito de flutuação de nível do lençol freático, em regime de excesso de umidade permanente ou periódica, denominam-se:
  • Questão 15478.   Agronomia - Nível Superior - MPE ES - VUNESP - 2013

  • Um teodolito acha-se estacionado no Ponto 1, com altitude igual a 100 m. Deste ponto, faz-se uma visada ascendente para um Ponto 2, obtendo-se as seguintes leituras: retículo superior = 3 200 mm; retículo inferior = 300 mm; altura do aparelho = 1,75 m.

    Assinale a alternativa que apresenta os valores da distância horizontal e da diferença de nível entre os pontos, respectivamente.

    (Dados: sen α = 0,09; cos2 α = 0,99 e sen2 α = 0,182)
  • Questão 15143.   Agronomia - Nível Superior - Prefeitura de Paulista PE - UPENET - 2014

  • A utilização da cartografia pelo homem é muito antiga. Dos primeiros mapas conhecidos que eram bastante rudimentares até chegarmos ao Google Earth e ao GPS, muita coisa mudou. A tecnologia alterou processos e métodos utilizados para a elaboração de cartas e mapas. Nesse contexto, identifique as afirmativas CORRETAS e dê sua soma ao final.

    (01) O avanço das tecnologias: sensoriamento remoto, radares, fotos aéreas, dentre outras, permitiu que os mapas ficassem cada vez mais precisos, trazendo uma nova dimensão à cartografia.

    (02) Apesar de todas as inovações tecnológicas aplicadas à cartografia, vale destacar que não existe uma representação perfeita, que traduza fielmente o real. Toda representação em duas dimensões apresenta problemas técnicos, como distorção da área cartografada.

    (03) A projeção de Peters, elaborada pelo professor alemão Arno Peters no século XX (1973), por manter a proporcionalidade das áreas, passa, segundo alguns analistas, uma ideia de igualdade, valorizando as nações pobres e “quebrando” a visão de superioridade das nações ricas.

    (04) A projeção de Mercator valorizou as terras do continente europeu no momento da expansão mercantil e colonial europeia e, durante alguns séculos, serviu à visão da Europa como centro do mundo ou ao eurocentrismo. Por não apresentar distorções nas áreas, a projeção Mercator é a que representa fielmente o real.
  • Questão 15182.   Agronomia - Nível Superior - MDA - FUNCAB - 2014

  • Em se tratando dos aspectos sociais relacionados à cultura da mandioca, os dados do IBGE de 2013 destacam a grande participação da agricultura familiar. Considerando um extrato de área total com cultivo anual menor que 5 ha, a região brasileira que apresenta maior número de agricultores é a:
  • Questão 15555.   Agronomia - Nível Superior - Petrobrás - CESGRANRIO - 2012

  • Os insetos provocam severos danos às plantas de importância agrícola, diminuindo a produtividade e afetando a qualidade dos grãos. Sobre esses insetos, considere as afirmativas abaixo.

    I - O Acanthoscelides obtectus (Say) é um inseto que ataca os grãos armazenados do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.).

    II - O Zabrotes subfasciaus (Bohemann, 1983) é um inseto que ataca os grãos armazenados do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.).

    III - O Callosobruchus maculatus (Fabricius,1775) é um inseto que ataca os grãos armazenados de caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.).

    IV - O Scaptocoris castanea é um inseto que ataca os grãos armazenados da soja (Glycine max L. Merril).

    Está correto o que se afirma em
  • Questão 15179.   Agronomia - Nível Superior - MDA - FUNCAB - 2014

  • No padrão comercial estabelecido para os corretivos de solo, os calcários classificados como do Grupo D são aqueles que apresentam PRNT (Poder Real de NeutralizaçãoTotal) mínimo de:
  • Questão 15177.   Agronomia - Nível Superior - MDA - FUNCAB - 2014

  • Nos dias atuais, a expansão das fronteiras agrícolas rumo ao Norte e Noroeste brasileiro, responsável pelos novos arranjos dos espaços territoriais no país, foi favorecida, sobretudo, pela presença de:
  • Questão 15558.   Agronomia - Nível Superior - Petrobrás - CESGRANRIO - 2012

  • O tempo decorrido entre o plantio e o início da produção da palma de óleo é de aproximadamente 3 anos. Geralmente, pequenos e médios produtores encontram dificuldades para custear os investimentos do plantio e manter a plantação durante o período pré-produtivo. Para esses produtores, é economicamente interessante associar a palma de óleo a outros cultivos que ajudem na amortização dos custos de implantação da cultura principal e garantam rendimentos nos anos iniciais.

    Um desses cultivos é o de
  • Questão 15180.   Agronomia - Nível Superior - MDA - FUNCAB - 2014

  • Considerando as diferentes práticas conservacionistas e de manejo do solo, aquela que se classifica como edáfica é conhecida como:
  • Questão 15144.   Agronomia - Nível Superior - Prefeitura de Paulista PE - UPENET - 2014

  • Sobre um mapa de escala de 1:500.000, foi demarcada uma área de reserva florestal de forma quadrada apresentando 5 cm de lado. A área da reserva medirá no terreno