Questões de Concursos Agronomia

  • Questão 15474.   Agronomia - Nível Superior - MPE ES - VUNESP - 2013

  • “Baseia-se na geometria e desenvolve processos auxiliares para a topometria, tendo como objetivo o estudo das formas exteriores da superfície terrestre e as leis a que se deve obedecer seu modelado. Sua principal aplicação está na representação cartográfica do terreno pelas curvas de nível”.

    Essa afirmação refere-se à
  • Questão 15145.   Agronomia - Nível Superior - Prefeitura de Paulista PE - UPENET - 2014

  • Sobre os parâmetros de qualidade da água, identifique as afirmativas CORRETAS e dê sua soma ao final.

    (02) No valor da cor aparente, pode estar incluída uma parcela devido à turbidez da água. Quando esta é removida por centrifugação, obtém-se a cor verdadeira.

    (04) A alcalinidade é a capacidade da água em resistir às mudanças de pH causadas pelas bases. Ela decorre, principalmente, da presença de gás carbônico livre.

    (06) No meio aquático, o nitrogênio pode ser encontrado nas seguintes formas: nitrogênio molecular, escapando para a atmosfera, nitrogênio orgânico (dissolvido e em suspensão), amônia (livre NH3 e ionizada NH4+ ), nitrito e nitrato.

    (08) Uma grande parte dos micropoluentes inorgânicos, que se dissolvem na água, são tóxicos. Entre estes, possuem especial destaque os metais, como arsênio, cádmio, cromo, chumbo, mercúrio e prata.
  • Questão 15144.   Agronomia - Nível Superior - Prefeitura de Paulista PE - UPENET - 2014

  • Sobre um mapa de escala de 1:500.000, foi demarcada uma área de reserva florestal de forma quadrada apresentando 5 cm de lado. A área da reserva medirá no terreno
  • Questão 15182.   Agronomia - Nível Superior - MDA - FUNCAB - 2014

  • Em se tratando dos aspectos sociais relacionados à cultura da mandioca, os dados do IBGE de 2013 destacam a grande participação da agricultura familiar. Considerando um extrato de área total com cultivo anual menor que 5 ha, a região brasileira que apresenta maior número de agricultores é a:
  • Questão 15143.   Agronomia - Nível Superior - Prefeitura de Paulista PE - UPENET - 2014

  • A utilização da cartografia pelo homem é muito antiga. Dos primeiros mapas conhecidos que eram bastante rudimentares até chegarmos ao Google Earth e ao GPS, muita coisa mudou. A tecnologia alterou processos e métodos utilizados para a elaboração de cartas e mapas. Nesse contexto, identifique as afirmativas CORRETAS e dê sua soma ao final.

    (01) O avanço das tecnologias: sensoriamento remoto, radares, fotos aéreas, dentre outras, permitiu que os mapas ficassem cada vez mais precisos, trazendo uma nova dimensão à cartografia.

    (02) Apesar de todas as inovações tecnológicas aplicadas à cartografia, vale destacar que não existe uma representação perfeita, que traduza fielmente o real. Toda representação em duas dimensões apresenta problemas técnicos, como distorção da área cartografada.

    (03) A projeção de Peters, elaborada pelo professor alemão Arno Peters no século XX (1973), por manter a proporcionalidade das áreas, passa, segundo alguns analistas, uma ideia de igualdade, valorizando as nações pobres e “quebrando” a visão de superioridade das nações ricas.

    (04) A projeção de Mercator valorizou as terras do continente europeu no momento da expansão mercantil e colonial europeia e, durante alguns séculos, serviu à visão da Europa como centro do mundo ou ao eurocentrismo. Por não apresentar distorções nas áreas, a projeção Mercator é a que representa fielmente o real.
  • Questão 15482.   Agronomia - Nível Superior - MPE ES - VUNESP - 2013

  • A base para a correção de um solo é sempre tentar reproduzir os horizontes naturais, obtendo uma camada de 20 cm de solo de boa qualidade. Para isso, é necessário verificar as características a serem corrigidas por meio de amostragens, perfurando-o em vários locais e analisando o perfil existente. Se no preparo de um canteiro, o solo sofre terraplenagem, removendo-se os horizontes “A e O” e deixando-se na superfície apenas o horizonte “B”, deve-se, em
  • Questão 15480.   Agronomia - Nível Superior - MPE ES - VUNESP - 2013

  • São consideradas palmeiras nativas do Brasil:
  • Questão 15475.   Agronomia - Nível Superior - MPE ES - VUNESP - 2013

  • Sabendo-se que o fator de correção num desvio vertical é igual a 0,0625 m e que a distância medida entre dois pontos A e B é igual a 50 m, é correto afirmar que a diferença de nível entre os pontos é de
  • Questão 15146.   Agronomia - Nível Superior - Prefeitura de Paulista PE - UPENET - 2014

  • De acordo com a Resolução 375, de 29 de agosto de 2006, que define critérios e procedimentos para o uso agrícola de lodos de esgoto, gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário e seus produtos derivados, é CORRETO afirmar que
  • Questão 15476.   Agronomia - Nível Superior - MPE ES - VUNESP - 2013

  • Em um terreno, foi locado um galpão retangular com dimensões iguais a 20 m e 60 m. Entretanto, constatou-se que o trabalho foi realizado com uma trena apresentando 5,10 m, quando na verdade deveria apresentar 5,0 m. Considerando isso, assinale a alternativa que mostra o valor real da área apresentada por este galpão.